Outubro Rosa: Hospital Santa Teresa promove roda de conversa sobre o tema

Ao longo desta semana, os colaboradores do Hospital Santa Teresa, de Petrópolis (RJ), puderam desfrutar de uma série de palestras e atividades com a temática do Outubro Rosa. O objetivo da ação foi alertar os presentes sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama.

O tema da roda foi “O que você está fazendo por você?” e contou com a presença da radiologista mamária, Karuline Catein, do mastologista, Daniel Nunes, da médica do trabalho, Luciana Nicodemus, da coordenadora de psicologia do hospital, Jociane Gatto, da técnica de enfermagem da medicina do trabalho, Bruna Castilho e do professor de Yoga e meditação, Luiz Almeida.

“Muitos pacientes têm medo de fazer o rastreamento do câncer de mama e encontrar um diagnóstico positivo. Fazer eventos como este para desmistificar o assunto é muito necessário. É importante levar ao conhecimento do público que: melhorando a qualidade de vida, seja na alimentação ou no cuidado físico e mental, e mantendo os exames em dia, podemos diminuir as chances de ter o câncer ou, pelo menos, ter o diagnóstico bem na fase inicial”, explicou o mastologista Daniel Nunes.

Durante o evento, os profissionais ressaltaram a importância do diagnóstico prévio em união com uma boa qualidade de vida. Eles lembraram que quanto antes a doença for descoberta, maior são as chances de cura.

“Quando se faz o rastreio procuramos a doença em uma população saudável, ou seja, sem sintomas. Quanto mais inicial a doença, maior a chance de cura e menor e menos agressivo o tratamento. É indicado o início do rastreamento a partir dos 40 anos, com a realização de uma mamografia anual”, disse a radiologista mamária Karuline Catein.

Ao ouvir a confirmação da doença, um turbilhão de pensamentos e emoções tomam o corpo da mulher. Diante disso, o medo e a culpa por não ter tido um estilo de vida saudável ou por não ter descoberto os nódulos antes, também foram assuntos muito abordados na roda tanto pelos convidados, quanto aos colaboradores que participaram. A Vanessa Lourenço, que hoje trabalha na UTI NEO Natal, conta que já enfrentou a suspeita da doença e, hoje, procura ajudar outras mulheres a diagnosticarem precocemente o câncer de mama.

“Eu descobri no exame de toque um nódulo quando tinha 19 anos. Procurei um médico e descobri que era benigno. Fiz uso de medicações para tentar a redução deste nódulo, mas não diminuiu e tive que fazer uma cirurgia. Depois dessa experiência, resolvi auxiliar outras mulheres a se conscientizarem sobre a prevenção do câncer de mama e, hoje, promovo palestras nas igrejas ensinando como fazer o exame de toque e levando mais informação para a população”, contou a enfermeira.

Dia da beleza

Além das palestras, as funcionárias também puderam participar de um workshop de autocuidado e automaquiagem feito em parceria com a marca de cosméticos Mary Kay. Na ocasião, elas aprenderam um pouco mais sobre como fazer sua própria maquiagem e entenderam que se sentir bem e bonita também é uma forma de cuidar da saúde.

“A maioria das mulheres chegam até nós desanimadas e quando participam do pequeno curso de automaquiagem saem com a autoestima lá em cima. Eu busco trabalhar para trazer de volta essa autoconfiança e o autocuidado que toda mulher precisa ter”, explicou a diretora de vendas da Mary Kay, Ana Paula Fraga.

A analista comercial do hospital, Evelyn Menezes, contou que com a rotina corrida muitas vezes acaba deixando os pequenos cuidados estéticos de lado.

“Foi muito bom poder reservar alguns minutos do dia para ter esse autocuidado nessa ação promovida pelo hospital. Saio daqui com mais confiança e informação sobre o tema”, contou.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.