A medicina está entre as carreiras da área de saúde que mais exercem fascínio sobre os jovens. Entretanto, antes de chegar à fase universitária, o debate sobre as competências necessárias para o sucesso na carreira é pouco explorado e insuficiente para balizar os estudantes.
Como resultado desta dinâmica, poucos proponentes ao curso de medicina sabem que fluência em tecnologia, economia e gestão são instrumentos para desenvolver algumas das novas competências que o mundo profissional exige e que contribuem para o profissional obter êxito na sua trajetória. A Olimpíada de Medicina, organizada pelo Instituto Vertere, é uma oportunidade de vivenciar a experiência do aprendizado de forma mais prática, além de conectar os alunos com temas e conhecimentos relacionados à área médica e que não são trabalhados em outros contextos.
A inscrições já estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas pelos próprios interessados, através do site www.olimpiadademedicina.org até o dia 6 de junho. A Olimpíada destina-se a alunos do 8º e 9º ano Ensino Fundamental II, do ensino médio e de cursos pré-vestibulares (Categoria Regular). Os demais interessados que não se enquadrem em nenhuma das opções anteriores também podem participar. É possível se inscrever na Categoria Júnior ou Sênior (de acordo com a série) e Regular ou Livre (estudantes ou aberto ao público em geral).
A primeira fase já está aberta e fica disponível ate o dia 6 de junho às 23h59, com questões que abordam desde disciplinas clássicas que fundamentam a carreira médica até conteúdos contemporâneos relevantes para a área médica.
Neste ano, por meio de uma parceria com a Universidad Nacional del Este, a Vitalis terá duas edições: uma no Brasil e outra no Paraguai, que se juntarão para uma final internacional imperdível.
Os alunos vencedores da Vitalis serão convidados a participar da fase de grupos da Sapientia, uma Olimpíada também promovida pelo Instituto Vertere. A Sapientia é voltada ao desenvolvimento de soluções práticas e exequíveis para problemas reais fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que incluem temas relacionados à saúde e ao bem estar humano.