Criado em 1990 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa, trazido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) em 2008, expandiu-se no Brasil como uma das mais importantes campanhas de conscientização sobre a saúde, chamando atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença corresponde a um quarto de todos os casos de tumores malignos nas mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, com a rápida detecção, as chances de cura chegam a 95%.
“Outubro Rosa: uma missão pela vida” será o tema da próxima edição do Moinhos Talks, na terça-feira (27), a partir das 19h. Diversas questões sobre o câncer de mama serão abordadas no encontro, que é gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do Hospital Moinhos de Vento no Youtube e Facebook.
Participam do debate Maira Caleffi, chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), e presidente voluntária da FEMAMA e do Instituto da Mama do RS; Gal Barradas, CEO no AIO Culture Code; e Kelly Matos, apresentadora da Rádio Gaúcha e comentarista do Jornal do Almoço, da RBS TV. A mediação será de Gisele Nader Bastos, gerente médica do Hospital Moinhos.
As inscrições podem ser feitas pelo site moinhostalksoutubro.eventize.com.br.