Para celebrar o Dia das Crianças, a Hapvida NotreDame Intermédica promoverá uma iniciativa feita especialmente para os seus pacientes das unidades pediátricas. Intitulada de Pequeno Chef, a ação faz parte do programa “Apaixonados pela Vida”, criado pela companhia para trazer acolhimento e cuidados aos pacientes durante toda sua experiência hospitalar.
No dia 12 de outubro, os pacientes mirins dos hospitais pediátricos ou das unidades que contam com uma ala infantil serão convidados para um lanche da tarde planejado especialmente para eles. As crianças que puderem sair dos seus quartos serão direcionadas para uma área e terão a chance de preparar o seu lanchinho com a ajuda da equipe do hospital. Os pacientes vão preparar um cupcake confeitado, saladas de frutas e um shake divertido. As crianças ganharão um avental e um chapéu de chef personalizados para a ação, além de um certificado de Pequeno Chef.
Segundo a Dra. Franciana Gonçalves, diretora médica de Projetos e Cuidados Especiais da Hapvida NotreDame Intermédica, a ação oferece muito mais que um momento de diversão.
“O objetivo da ação ‘Pequenos Chefs’ é ressignificar esse momento da internação, fazendo com que nossos pacientes possam, nem que seja por um período, esquecer que estão em um hospital e se divirtam. Além disso, essa ação transcende a recreação, pois cozinhar gera aprendizagem, estimula a criatividade, melhora o raciocínio, aprimora a coordenação motora e reforça noções de nutrição e higiene”, afirma a Dra. Franciane.
Os pacientes com quadros mais delicados e que não podem deixar o seu quarto também vão participar da brincadeira e receberão os ingredientes em suas acomodações. Segundo a especialista da rede, quando as crianças colocam a mão na massa e nos ingredientes, elas são mais receptivas à inserção de novos alimentos no cardápio.
Além da ação Pequeno Chef, as unidades da Hapvida NotreDame Intermédica também promoverão a “Gastronomia Ped” durante todo mês de outubro. A iniciativa oferecerá, uma vez por dia, uma refeição especial, decorada. No entanto, as crianças com baixa aceitação alimentar, receberão alimentos enfeitados durante toda a internação.