A informação é essencial à prevenção e combate de doenças como o câncer de mama e de próstata. Com o objetivo de contribuir na melhoria dos índices de diagnóstico e tratamento das doenças, o COC – Centro de Oncologia Campinas (SP) criou um serviço gratuito para orientar e conscientizar a comunidade. Profissionais do COC estão à disposição para ministrar palestras em empresas e instituições, que poderão ser presenciais ou on-line, dentro das campanhas Outubro Rosa, de câncer de mama, e Novembro Azul, de câncer de próstata.
As palestras oferecidas pelo Centro de Oncologia Campinas à comunidade contribuem para a melhora da percepção sobre a importância da detecção precoce do câncer. A iniciativa abre a possibilidade de aprender sobre as doenças e também tirar dúvidas com profissionais da saúde, numa conversa informal construída para orientar e instruir. No ano passado, perto de 100 ações foram realizadas pelo COC em Campinas e cidades da região.
O conhecimento e a adesão a um novo tipo de olhar sobre o câncer são determinantes do êxito na prevenção, reforça o oncologista André de Moraes, do Centro de Oncologia Campinas e um dos palestrantes à disposição da comunidade. “O câncer é uma doença estigmatizada. Muitas pessoas têm preconceito de falar sobre ela, o que influencia também nas atitudes de prevenção. A informação desmonta esse preconceito e abre caminho para o conhecimento e para a prevenção”, resume o especialista.
Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Oncologia Campinas, por meio do e-mail palestras@oncologia.com.br. As palestras do Outubro Rosa e do Novembro Azul se alinham a outras campanhas realizadas pelo COC para difundir a necessidade de prevenção dos cânceres de mama e de próstata.
O oncologista Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas, salienta o valor de levar conhecimento além do limite físico do COC para impactar um número ainda maior de pessoas com o conceito da prevenção. É consenso que entender a doença contribui para a detecção precoce, o que reflete no resultado do tratamento e no prognóstico. “Ações desse tipo salvam vidas, pois estimulam a descoberta de tumores em estágios iniciais, o que amplia as chances de cura”, reforça.
Como funciona
As empresas e instituições interessadas nas palestras podem optar pelos temas Outubro Rosa ou Novembro Azul, conforme o assunto se enquadrar melhor às necessidades do quadro de funcionários. A partir do contato com o COC, as datas e temas a serem discutidos serão detalhados. O número de vagas é limitado e as palestras atendem a grupos a partir de 20 pessoas.