Projeto da Medicina Preventiva promove hábitos saudáveis entre colaboradores

As melhores colocadas na 1ª edição do Viver Bem: Saudável receberam certificados simbólicos

Promover hábitos de vida saudáveis por meio do equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente. Este é o objetivo do programa Viver Bem: Saudável, promovido pela Medicina Preventiva da Unimed Chapecó (SC). O projeto visa estimular colaboradores e beneficiários na conquista pela saúde física e mental através da instrução de um educador físico, uma psicóloga e uma nutricionista. Devido à pandemia, os encontros com cada profissional acontecem de forma individual, mas a academia do Espaço Viver Bem é aberta para exercícios três vezes por semana.

A turma piloto foi formada com colaboradores da cooperativa médica, e os melhores colocados após seis meses de muito esforço receberam certificados simbólicos como demonstração de seu bom desempenho. Auxiliar Administrativa do setor de Gestão de Prontuários e Documentos da Unimed Chapecó, Gislaine de Bastos, conta que resolveu participar do projeto pois desejava melhorar sua qualidade de vida, já que estava acima do peso ideal e sofria com pequenos esforços da rotina. “No começo foi difícil. Para alguém que estava por volta de quatro anos sem atividade física e sem cuidar da saúde foi um desafio bem grande”, afirma.

Apesar dos desafios, a colaboradora explica que o projeto a influenciou a melhorar seus hábitos quanto ao corpo, à alimentação e ao psicológico. “Estou adquirindo o hábito de me exercitar e de ter um tempo para relaxar minha mente e refletir sobre meu dia. O projeto foi o impulso que faltava para que eu pudesse começar a me conhecer melhor e mudar minha rotina”, ressalta.

Assistente de atendimento na Unimagem, Karin Rodrigues, também esteve entre as melhores colocadas no programa e explica que no início não achava que precisava participar, já que considerava saber lidar com a própria saúde. Porém, quando os re- sultados de seu esforço começaram a aparecer, ela se surpreendeu. “Hoje procuro ter uma alimentação mais saudável, com alimentos mais nutritivos. Também pratico muito mais atividades físicas, criei gosto e hábito por isso”, aponta.

A colaboradora ressalta que os desafios são muitos durante o projeto, mas que é necessário viver um dia de cada vez para encontrar o equilíbrio. “Eu recomendo o projeto. Essa atitude da Unimed Chapecó é muito necessária, porque mostra na prática a importância da atividade física e de uma alimentação saudável. Não é fácil, mas a recompensa vem”, incentiva Karin.

Enfermeira da Medicina Preventiva, Emanueli Carly Dall Agnol, aponta a importância do trabalho de prevenção promovido pelo projeto. “Precisamos focar em saúde e em qualidade de vida através da mudança de hábitos, a prevenção e promoção da saúde. Isso é o que a Medicina Preventiva prega”, complementa.

CONFIRA OS RESULTADOS

  • 100% de taxa de satisfação dos participantes;
  • 71% de melhorias na qualidade de vida, controle do estresse, níveis de perfil lipídico e redução do IMC;
  • 42% de diminuição nos níveis de glicemia em jejum.
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.