O Projeto TEA em Movimento, da Faculdade Anhanguera de Osasco (SP), recebe crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de promover o desenvolvimento motor, avaliativo e de intervenção voltados a atividades físicas e fisioterapêuticas. Atualmente, 24 crianças e adolescentes entre 2 e 14 anos são recebidos pelos alunos e professores para o atendimento.
O Transtorno do Espectro Autista refere-se a condições de saúde que englobam perturbações do desenvolvimento neurológico que envolvem habilidades socioemocionais, atenção compartilhada e linguagem. Não há cura para o TEA, entretanto há tratamento acompanhado por especialistas de diversas áreas da saúde como médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, além dos fisioterapeutas e profissionais de educação física. “As condições podem melhorar muito com o exercício de atividades adequadas, como as oferecidas pelo nosso projeto, dando mais qualidade de vida à pessoa com autismo e sua família”, explica a idealizadora do TEA em Movimento, Prof. Carolina Quedas, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento, com ênfase em avaliação e intervenção em habilidades motoras em crianças com TEA e coordenadora dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Faculdade Anhanguera de Osasco.
O projeto está em atividade há dois anos e para cada paciente, é desenvolvido um plano de atividades específicos que consideram escalas e atraso do desenvolvimento motor a partir de testes partir de testes motores validados e aplicados na população com TEA. Os planos compreendem dois tipos de atividades: as de reabilitação, como movimentos descoordenadores e de marcha, e de socialização, como jogos e brincadeiras. “Temos recebido muitos relatos positivos dos familiares sobre a melhora na atenção, atividades da vida cotidiana e na interação social dos pacientes. Depoimentos que demonstram a importância desse trabalho e reforçam a eficácia do tratamento com exercícios em movimento, baseado em evidências no autismo”, comemora a professora.
Para as famílias que tenham interesse em conhecer e participar do projeto podem inscrever-se pelo formulário. Os responsáveis pelo agendamento entrarão em contato e poderão fornecer informações relativas ao Projeto TEA em Movimento e demais iniciativas de apoio.
Monitoria e mercado de trabalho
Todas as ações realizadas no projeto são acompanhadas por instrutores e monitores da Faculdade Anhanguera. Segundo a Prof. Carolina Quedas, essa experiência é um diferencial pouco comum para recém-formados. “O projeto é uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades e vivência em uma área muito valorizada atualmente, o que traz vantagens para nossos alunos na busca por vagas no mercado de trabalho”, destaca.
Projeto TEA em Movimento
Horário: quartas-feiras, das 16h30 às 18h
Endereço: Rua dos Autonomistas, 1.325 – Vila Campesina – Osasco (SP)
Agendamento: via formulário