Devido ao avanço da tecnologia e o surgimento constante de doenças e tratamentos no setor de saúde, este mercado tem crescido de forma exponencial. Assim, existem empreendedores atentos a este movimento, pensando em como podem aproveitar a oportunidade para criarem produtos ou serviços inovadores que vão suprir uma determinada demanda.
Por isso, o número de startups voltadas para a saúde tem aumentado, principalmente depois da pandemia de Covid-19. De acordo com a Startup Scanner, ferramenta de monitoramento de startups da Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups, atualmente há mais de 575 healthtechs no Brasil.
Levando em consideração este cenário, André Brandão, CEO da Medictalks, plataforma digital de acesso gratuito com conteúdos feitos por médicos, para médicos, onde profissionais de todo o país compartilham experiências reais de vida e conhecimento científico relevante e atualizado, lista quatro dicas para ajudar os empreendedores que estão iniciando a jornada na área da saúde a desenvolverem negócios de sucesso.
Estudar o mercado – O segmento de saúde é amplo e traz novidades a todo momento, e por isso, quem quer empreender neste mercado, precisa estudar constantemente o que está acontecendo. “Rapidamente surgem novas tecnologias e desafios e aqueles que quiserem desenvolver ótimas soluções precisam estar imersos nas novidades do setor. Acompanhar notícias de fontes confiáveis é um dos tópicos primordiais para se manter atualizado”, afirma Brandão.
Conversar com profissionais da saúde – Segundo o CEO da Medictalks, para saber detalhes dos reais desafios enfrentados pelo segmento é preciso sempre conversar com profissionais da saúde. “Não existe ninguém que saiba melhor sobre um problema do que aquele que vive este no dia a dia. Conhecendo a fundo o cenário, é possível realmente criar soluções assertivas. Conexão é primordial”, explica.
Pensar fora da caixa – Como a área médica está expandindo, há diversas pontas em que empreendedores podem atuar. “Existem pessoas que não têm um olhar amplo. Apesar de já existirem soluções importantes, ainda há muito o que ser explorado e por isso, é preciso pensar fora da caixa. Hoje, já é possível encontrar healthtechs focadas em gestão de processos, marketing e comunicação, inteligência de dados, impressão 3D, supply chain, marketplace, capacitação, entre outros. Ou seja, há diversas oportunidades”, informa Brandão.
Firmar parcerias – Para o CEO da Medictalks, firmar parcerias com outros empreendedores, empresas ou instituições que atuam no mesmo segmento também é algo essencial quando se está no início da jornada empreendedora. “Estar conectado com players importantes do mercado ajuda a tornar o negócio novo mais conhecido e contribui para que tenha mais credibilidade. Além disso, profissionais com mais experiência podem ajudar aqueles que estão começando. O networking sempre gera insights relevantes”, diz.