Respiradores com manutenção estão sendo cada vez mais utilizados em todo o Brasil como alternativa para proteção respiratória, com a vantagem de serem de alta durabilidade e apresentarem uma economia de mais de 40% quando comparados com os respiradores descartáveis.
Segundo Cleiton Cunha Barbosa, Gerente de Produtos da MSA do Brasil – líder mundial em produtos de segurança -, os respiradores com manutenção mostram-se como um excelente investimento ao longo do tempo, gerando economia para as empresas já que não é necessário trocar todo o respirador ao final de um turno de trabalho, e sim apenas o filtro para partículas.
“Os respiradores com manutenção podem ser higienizados e reutilizados. Em uma média de três meses, clientes e parceiros relataram economias consideráveis com a troca de respiradores descartáveis por respiradores com manutenção”, afirma.
Neste sentido, a MSA Safety tem acelerado a produção desses itens. Entre eles estão os produtos da linha Advantage, com respiradores purificadores de ar com manutenção (APRs) e respiradores motorizados purificadores de ar (PAPRs).
Os APRs são respiradores purificadores de ar com manutenção em formato de máscaras semifaciais que protegem nariz e boca, ou ainda faciais inteiras que protegem também os olhos. São reutilizáveis, podendo ser limpos e higienizados, com filtros que podem ser substituídos. Já os PAPRs são respiradores motorizados também com manutenção, adaptados a uma peça facial ajustável ou a um capuz. Um motor com ventoinha alimentado por bateria puxa o ar através de filtros.
Segundo o executivo da MSA do Brasil, as indústrias e empresas com serviços essenciais manifestam interesse crescente em usar respiradores com manutenção devido à economia gerada e também à escassez global de respiradores descartáveis. “Praticamente todos os países enfrentam uma escassez alarmante de equipamentos de proteção, mesmo aqueles onde a situação de contágio parece estar mais controlada. Contudo, as medidas de prevenção necessitam de rigor para que uma nova onda de contaminação pelo coronavírus seja evitada. Trabalhadores e profissionais da saúde precisam de proteção para continuar trabalhando e os respiradores têm se tornado uma alternativa cada vez mais procurada em todo o mundo”, destaca.