Espera-se que o número de ofertas de saúde conectada[1] aprovadas cresça 40% nos próximos cinco anos, devido a seu forte potencial para aumentar o envolvimento do paciente, novas possibilidades de tratamento e diagnóstico precoce, e detecção de doenças. Ainda assim, apenas 16% das empresas de ciências da vida[2] estão testando ou aprovaram produtos de saúde conectada no mercado. A maturidade geral em saúde conectada para a maioria das organizações está apenas “emergindo”. Isso é o que aponta o último relatório da Capgemini Research Institute, Unlocking the Value in Connected Health, que detalha as principais áreas terapêuticas onde a saúde conectada pode trazer benefícios significativos para os pacientes e as barreiras que as organizações de ciências da vida devem superar para alcançá-los.
De acordo c
om o relatório, as principais áreas terapêuticas para os futuros produtos de saúde conectada nos próximos cinco anos incluem doenças relacionadas à neurociência, como esclerose múltipla, Alzheimer e epilepsia, seguidas por doenças raras e imunologia. Para perceber isso, mais de 50% das organizações de ciências da vida planejam desenvolver casos de uso nos próximos cinco anos para monitoramento remoto de pacientes, aplicativos de biomarcadores digitais (por exemplo, biossensores vestíveis) e diagnósticos preditivos habilitados para IA e medicina preventiva.
No entanto o setor ainda está muito longe de realizar esses tipos de casos de uso e apenas um quarto das organizações de ciências da vida pesquisadas são maduras nas principais áreas de saúde conectada, como estratégia de portfólio, design de produtos e desenvolvimento de produtos. A pesquisa também descobriu que menos de um terço das organizações têm os recursos digitais, tecnológicos e colaborativos necessários para iniciativas de saúde conectada bem-sucedidas. Por exemplo, apenas um quarto utiliza inteligência artificial para executar análises preditivas em dados em tempo real dos produtos de saúde conectada. Menos ainda (21%) têm um centro de excelência para impulsionar inovação, sinergia e melhores práticas em suas ofertas de saúde conectada.
Olivier Zitoun, Líder Global da Indústria de Ciências da Vida da Capgemini, diz: “A demanda e a oportunidade de melhorar os resultados dos pacientes existem hoje, e várias tecnologias prometem revolucionar as vias de tratamento e as interações dos pacientes com os profissionais de saúde. Para colher os benefícios das tecnologias de saúde digital, as organizações precisarão abordar as habilidades, a tecnologia e as lacunas estruturais para construir um portfólio de saúde conectada escalável, personalizado e integrado. Organizações maiores de ciências da vida mostram sinais mais promissores de maturidade, mas, com grandes players de tecnologia também de olho no potencial, o mercado como um todo precisa avançar no mesmo ritmo”.
As organizações que têm a maturidade de saúde conectada necessária e estão além da fase de estratégia são predominantemente as empresas maiores. Quase metade das organizações de ciências da vida com mais de US$ 20 bilhões em receita disseram que estão maduras em estratégia e planejamento de portfólio contra apenas 17% das empresas com menos de US$ 1 bilhão.
As razões por trás dessa discrepância são múltiplas, mas em grande parte se resumem à maior capacidade das empresas maiores de superar os dois principais desafios de desenvolver e dimensionar a saúde conectada: as vulnerabilidades de segurança e a aprovação regulatória.
De acordo com o relatório, organizações menores de ciências da vida estão se recuperando, e as razões por trás de sua falta de maturidade podem muito bem ser uma discrepância na percepção entre executivos de tecnologia e de negócios sobre as habilidades disponíveis na empresa. Por exemplo, quase metade das pessoas em funções de negócios acredita que a empresa de saúde conectada possui habilidades adequadas em realidade aumentada e virtual, enquanto apenas 20% do pessoal de tecnologia concorda. Realidade aumentada/virtual, pensamento sistêmico e interoperabilidade, engenharia e design centrado no ser humano são as principais habilidades técnicas com maior escassez.
Para aumentar a maturidade da saúde conectada e acelerar o desenvolvimento de casos de uso, a Capgemini identificou ações necessárias para seis áreas críticas de foco:
- definir uma estratégia comercial de saúde conectada alinhada aos planos de portfólio estabelecidos;
- projetar produtos de saúde conectada para gerar valor e resultados mensuráveis;
- construir um ecossistema de dados que promova o compartilhamento e a interoperabilidade de dados dentro e fora da organização;
- aprimorar o conhecimento em dados, ciência comportamental e desenvolvimento ágil;
- centralizar a governança, o modelo operacional e as estruturas financeiras para que a saúde conectada possa impulsionar o crescimento e a coordenação regulatória;
- construir um ecossistema de saúde conectada que forneça estrutura e proteções, mas também abrace inovações abertas.
Para ler o relatório completo, clique aqui.
Metodologia
A Capgemini entrevistou 523 executivos de nível gerencial e superior (representando 166 empresas) de organizações de ciências da vida nos setores farmacêutico e de biotecnologia em sete países da América do Norte, da Europa e da Ásia. Os entrevistados indicaram que sua empresa está atualmente elaborando estratégias para abordagem à saúde conectada, atualmente testando/desenvolvendo produtos de saúde conectada e/ou atualmente tem produtos de saúde conectada aprovados e no mercado. A pesquisa global ocorreu entre outubro e novembro de 2021. Além disso, a Capgemini realizou entrevistas em profundidade com 10 executivos seniores das principais empresas biofarmacêuticas globais.
Referências:
[1] Para os propósitos desta pesquisa, a definição de saúde conectada abrange um amplo espectro de produtos e serviços de saúde digital, desde produtos de bem-estar digital, como wearables de consumo, até soluções clinicamente validadas, como companheiros digitais, terapia digital (DTx) e combinação DTx, incluindo Software-as-a-Medical Device (SaMD).
[2] A pesquisa abrange organizações de biotecnologia e farmacêuticas (biofarmacêuticas).