Mulheres são protagonistas neste fim de semana em encontros promovidos pelo Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
No sábado (8), às 10h, está prevista a roda de conversa “A Saúde da Mulher Indígena”, com a presença de Patrícia Reck, membro da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM Saúde Indígena. O objetivo será debater sobre as políticas públicas voltadas às mulheres indígenas.
A SPDM Saúde Indígena possui experiência em projetos de intervenção, avaliação e promoção da saúde com povos originários do Rio Negro (AM), de São Paulo (Guarani) e do Mato Grosso (Parque indígena do Xingu, Aldeia Wederã – TI Pimentel Barbosa do povo Xavante).
Já no domingo (9), às 15h, será realizado o encontro “Tempos de Jepotá”, em que as líderes espirituais kuña karaí, Cristina Rose, do Território Indígena Jaraguá, e Florinda Martins da Silva, da Aldeia Takuari, localizada no Vale do Ribeira (SP), partilharão saberes e histórias sobre os ritos de passagem na cosmovisão indígena do povo Guarani.
No encontro, serão abordadas também práticas comuns dos indígenas para momentos marcantes da vida, como o nascimento, a transição da criança para a vida adulta e a morte. O título kuña karaí é destinado a líderes espirituais anciãs mulheres; para homens, o título é xeramõi.
MCI
O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.
A Saúde da Mulher Indígena
Data: Sábado (8)
Horário: das 10h
Entrada: Gratuita
Tempos de Jepotá
Data: Domingo (9)
Horário: às 15h
Entrada: Gratuita
Museu das Culturas Indígenas
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos: R$ 15,00 (inteiro) e R$ 7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras
Agendamentos: bileto.sympla.com.br/event/74784/d/149212
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541