O Hospital Sírio-Libanês conta com uma equipe diferenciada, que se destaca pelo alto desempenho e elevado grau de alinhamento ao propósito da instituição: vida plena e digna. “A excelência no cuidado está em cada detalhe A atuação da equipe de forma integrada permite que o paciente, de fato, esteja no centro do cuidado, ou seja, que tenha suas necessidades atendidas de forma individualizada. Isto favorece uma melhor experiência aos nossos pacientes”, diz Wania Baia, diretora assistencial do Hospital Sírio-Libanês.
A pandemia evidenciou a importância dos profissionais de saúde e seu papel fundamental na sociedade. Profissionais envolvidos em assistência, gestão e educação demonstraram toda sua capacidade de reinvenção que protagonizaram os melhores desfechos clínicos apesar de toda a adversidade vivida pelos serviços de saúde no mundo. No auge da pandemia, o time de profissionais de saúde da instituição ofertou mais de 3600 horas de treinamento para enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital das Clínicas, em São Paulo para o atendimento em unidades críticas, no qual paciente necessitavam de cuidados intensivos.
Há mais de duas décadas de atuação na Instituição, a Gerente de Educação Assistencial Alessandra Marin, iniciou a sua trajetória única e exemplar como enfermeira assistencial. Para ela, toda a equipe possui o empoderamento necessário que transforma o cuidado, mas em especial, à equipe de enfermagem como o elo que une de forma ímpar toda equipe multiprofissional, paciente e família. “O enfermeiro está buscando cada vez mais as melhores práticas, baseada nas mais elevadas evidências científicas para a tomada de decisão beira-leito”, conta Alessandra.
Para o Fernando Carlos da Silva, gerente assistencial do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, começou a sua trajetória no hospital em 2011, como enfermeiro assistencial no centro de oncologia. “Uma das características da profissão de enfermagem é trabalhar em diversos lugares ao mesmo tempo. Desde o início da minha jornada no Hospital Sírio-Libanês, tive a oportunidade de participar de diversos projetos de expansão, garantindo o olhar ampliado e com foco na segurança e qualidade dos processos assistenciais”, destaca. Hoje, ele faz a gestão multidisciplinar da unidade em Brasília. “O enfermeiro é a chave do sucesso. Em qualquer processo, o enfermeiro sempre está presente, ele é um profissional que consegue ter essa visão mais completa do todo para gerenciar esses serviços”, conclui.