
Em uma instituição de saúde, incentivar que profissionais dedicados ao cuidado do outro reservem um tempo para olhar para a própria saúde é indispensável. Com esse propósito, entre os dias 10 e 12 de novembro, a Unimed Chapecó realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT 2025). Com o tema “Cuidando de quem cuida”, a edição deste ano reuniu ações voltadas à promoção da saúde e à segurança no ambiente de trabalho.
Na programação do evento, foram realizadas palestras sobre “Saúde mental e emocional”, “Hábitos saudáveis e qualidade de vida” e “Uso de telas e o impacto na saúde”. Organizados em diferentes turnos e nos formatos presencial e remoto, os momentos foram conduzidos por profissionais especialistas atuantes na cooperativa e contaram com cerca de 650 participantes.
Conforme o engenheiro de Segurança do Trabalho do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Unimed Chapecó, Juciano Luiz Nardi, a escolha do tema surgiu de uma necessidade real observada no dia a dia. “A humanidade vem sentindo estresse, cansaço e dificuldades para equilibrar a rotina. Por isso, decidimos focar em assuntos que realmente ajudam no bem-estar e fazem a diferença para todos. O tema principal, ‘Cuidando de quem cuida’, foi pensado para fortalecer quem faz a diferença na vida de tantas pessoas em situações vulneráveis, e contribui com a missão da Unimed Chapecó, que é promover e cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas”.
Juciano complementa que uma pausa na rotina de trabalho para refletir sobre saúde e segurança é fundamental para o bem-estar coletivo. “Esses momentos ajudam a fortalecer a conscientização de prevenção de adoecimentos, melhoram o bem-estar e a produtividade, além de reforçar uma cultura organizacional mais segura e consciente. A SIPAT existe justamente para promover esse cuidado coletivo e incentivar práticas que protegem tanto a saúde quanto o desempenho no trabalho”, sublinha.
A organização da Sipat 2025 contou com a integração entre SESMT/Gestão de Pessoas e o setor de Comunicação e Marketing, além do importante apoio da Medicina Preventiva, responsável pelos conteúdos e palestrantes da programação.
“A IMPORTÂNCIA DE OLHAR PARA NÓS MESMOS”
A analista de orçamento, Gabrieli Bombana Bueno, foi uma das participantes da palestra “Saúde mental e emocional”. Ela destaca que o tema, tão relevante no dia a dia de todos, foi conduzido de forma leve e clara o que facilitou muito a compreensão e a reflexão. “O profissional conseguiu transformar um assunto sensível em uma conversa acessível e acolhedora, deixando todos à vontade para pensar sobre o autocuidado, a importância de olhar para nós mesmos, trazendo de forma prática o que fazer para cuidar da nossa saúde mental. Foi uma experiência muito positiva e necessária”, assinala.
Juciano completa que, pelos feedbacks recebidos sobre as temáticas, condução dos palestrantes e a organização como um todo, além da lembrança que cada um recebeu, a avaliação da Sipat 2025 é muito boa. “A expectativa para o próximo ano é elevarmos o engajamento dos colaboradores, estando também mais presentes nos setores e áreas externas”, finaliza.

