No dia 5 de novembro, o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa dá início ao Programa Permanente de Professores, com o objetivo de oferecer preparo e aperfeiçoamento nas metodologias educacionais contemporâneas para os profissionais que atuem na área de ensino da saúde. “Nossa ideia é apoiar os especialistas e ajudá-los a construir pontes cognitivas para a disseminação de conteúdo em um cenário de pandemia que transformou as relações em sala de aula”, explica Christian Tudesco, superintendente de Operações da entidade.
Para que o curso impacte na transformação das práticas profissionais, o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa adotou uma metodologia 100% online que valoriza as experiências prévias dos envolvidos, a inteligência coletiva e colaborativa multi e interprofissional dos participantes. Segundo Tudesco, uma das estratégias para assertividade do programa é sua flexibilidade. “Por ser dividido em oito módulos, o aluno poderá cumprir o curso completo ou acompanhar, segundo interesse, uma ou mais de suas unidades educacionais, com respectiva carga horária, ou ainda, participar somente dos ciclos específicos de TBL – Team Based Learnig (aprendizagem baseada em equipes) e/ou talk show”, completa.
Cada ciclo terá um tema próprio e será composto de um Talk Show, atividade TBL Compartilhamento, seguida do TBL Aplicação e de Devolutiva de especialista sobre a produção realizada pelos participantes. Cada um abordará uma dimensão do campo educacional. O primeiro módulo começa em estilo Master Class com o tema Refletindo sobre o ensino em saúde, liderado pelo Dr. Paulo Chapchap – Hospital Sírio-Libanês, Dr. Eduardo Vieira da Motta – USP e Dr. Luiz Paulo Kowalski – Hospital A.C.Camargo, será gratuito e aberto a todos interessados.
Já os demais módulos estarão disponíveis para compra online e o aluno não terá a necessidade de adquirir todos eles, apenas aquele de interesse. Os temas discutidos serão: Discutindo os novos paradigmas da educação; Utilizando metodologias e estratégias educacionais inovadoras; Atuando como educador neste novo cenário; Construindo currículos orientados por competência; Investigando e produzindo conhecimento nos serviços de saúde; Avaliando o processo de aprendizagem e Promovendo a Gestão reflexiva em programas educacionais. “Traremos assuntos que irão contribuir para o aperfeiçoamento do ensino em saúde no Brasil e despertar nos participantes os desejos de serem melhores docentes”, inclui. As inscrições com valores promocionais estão abertas até o dia 30 de novembro.