Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro: Nova diretoria é composta 80% por mulheres

A Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro conta com uma nova diretoria para o próximo biênio (2023-2024). Nesta gestão, dos 15 membros, 12 são mulheres, o que corresponde a 80% da diretoria. Para a presidente da SRRJ, Dra. Carla Dionello, as médicas têm ganhado cada vez mais notoriedade por serem multitarefas e terem a capacidade de entendimento do todo, com acolhimento e resolução conjunta de diferentes demandas. “Em função disso, e aproveitando o interesse de diferentes gerações de mulheres reumatologistas com lideranças em suas áreas de atuação e em suas respectivas clínicas/hospitais, busquei reuni-las em minha diretoria. Independentemente da idade, admiro cada uma e vejo, ao trabalhar lado a lado, como fui feliz em minha escolha. O objetivo é uma gestão leve, organizada e séria”, ressalta.

De acordo com a Demografia Médica no Brasil (DMB), produzida em parceria entre a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e divulgado na última quarta-feira (8/2), o número de mulheres médicas quase dobrou entre 2010 e 2022, passando de 133 mil para 260 mil. No caso da reumatologia, a presença feminina atualmente corresponde a 59,9%, em comparação com reumatologistas homens.

Além da valorização da mulher reumatologista, a nova gestão tem como foco o estímulo à interação entre especialistas e pacientes, com fomento às mídias, site e eventos conjuntos; divulgação e aproximação da especialidade com o público leigo e auxílio na adequação de demandas por reumatologistas no âmbito do SUS.

“Vamos manter a veiculação dos principais destaques científicos da área por meio do nosso tradicional boletim trimestral, 100% on-line e, também, com podcasts mensais, que é uma novidade. O apoio à pesquisa também é foco dessa gestão, em especial de novos pesquisadores. Os cursos preparatórios e de procedimentos invasivos estão no calendário anual, além da Jornada do Interior e o sucesso anual que é o ReumaRio, maior congresso do estado na área de reumatologia. Esse ano iremos focar também no feminino, em formato interdisciplinar, nos assuntos esclerose sistêmica e artrite psoriásica”, completou a presidente da SRRJ, Carla Dionello.

Formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS), Carla Dionello é reumatologista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutora em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente atua como reumatologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Hospital Central do Exército (HCE), além de atuar na prática privada com consultório médico.

Diretoria

Presidente: Carla Dionello; Vice-presidente: Morgana Ohira; Secretária Geral: Katia Baptista; Primeira Secretária: Mariana Alves; Segundo Secretário: Carlos Andrade; Diretora Científica: Verônica Vilela; Vice-diretor Científico: Rodrigo Rezende; Tesoureira: Marcella Andrade; Vice-tesoureira: Carolina Rabello; Diretora de ética, normas e regimentos: Blanca Bica; Diretora de comunicação e mídias: Ingrid Moss; Editora-chefe do boletim: Marina Porangaba; Coordenador do Clube de Reumatismo: Victor Verztman; Coordenadora de Reumatopediatria: Adriana Fonseca; Diretora do Interior: Priscila Lima.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.