As novas técnicas de cirurgia minimamente invasiva garantem uma série de benefícios aos pacientes — como recuperação mais rápida, maior precisão e menor trauma. O III Simpósio Multidisciplinar de Assoalho Pélvico, promovido pelo Serviço de Coloproctologia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), vai abordar questões relacionadas ao pós-cirúrgico em procedimentos desse tipo e à preservação da qualidade de vida dos pacientes. O evento científico online acontece nesta quinta-feira (29).
A chefe do Serviço de Coloproctologia do Hospital Moinhos de Vento, Heloisa Guedes Mussnich, explica que o objetivo é apresentar e promover o debate sobre o tema. Voltado a especialistas e profissionais da área da saúde, o simpósio trará as diferentes técnicas de tratamento cirúrgico e suas implicações sobre as funções do assoalho pélvico dos pacientes. “Hoje existem técnicas que nos permitem preservar o máximo possível as funções dos órgãos pélvicos, que impactam diretamente o bem estar da pessoas”, afirma a médica.
Cirurgias robóticas ou por videolaparoscopia para o tratamento de câncer colorretal e da próstata, além de endometriose e câncer de útero, estarão em discussão no simpósio, que inicia às 19h. O evento terá três palestrantes: Dr. Eduardo Franco Carvalhal, chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento; Dra. Jaqueline Behrend Silva, professora do curso de pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva da instituição; e Dra. Lucia Camara Castro Oliveira, médica coloproctologista e doutora em Cirurgia do Aparelho Digestivo da USP. Além disso, contará com a presença do Dr. Cleber Allem Nunes e do Dr. Luciano Carvalho, ambos médicos coloproctologistas, como debatedores.
Informações e inscrições: 3simposioassoalhopelvico.eventize.com.br