Tecnologia de Correio Pneumático otimiza atendimento hospitalar no São Cristóvão Saúde

Visando a melhoria de processos Institucionais, bem como implantar novas tecnologias para uso na área da saúde e trazer mais agilidade nos serviços prestados, o Grupo São Cristóvão Saúde conta com a mais alta e segura tecnologia no transporte de medicamentos, através do Correio Pneumático. Conhecido também como tubo pneumático, possui a principal finalidade de enviar, de forma automática, ágil e segura medicamentos e materiais ao destino final. Atualmente, no São Cristóvão Saúde, a tecnologia é utilizada apenas para o envio de medicamentos. Porém, o objetivo é estender o projeto para atender, também, a parte laboratorial.

Fornecido pela Aerocom – empresa líder mundial em transporte pneumático – o modelo do sistema implantado na Instituição é o Aerocom AC3000, estando presente em mais de 100 hospitais no Brasil. Correio Pneumático é uma ferramenta logística que realiza o transporte de materiais, por meio de cápsulas, através de estações entre diversos setores do Hospital, permitindo a centralização do transporte de materiais da farmácia com as demais áreas em um único sistema.

O leitor de RFID permite que as cápsulas sejam enviadas automaticamente, com velocidade de até 8 metros por segundo. Dessa forma, os medicamentos prescritos pelo corpo clínico são colocados dentro de uma bolsa térmica, a fim de amortecer a queda e evitar qualquer alteração. Cada cápsula possui um endereçamento singular, tanto de envio quanto de retorno, garantindo o local correto de entrega.

De acordo com a Gerente de Farmácia do Grupo São Cristóvão Saúde, Miriã Ferreira, em conformidade com as normas existentes para ambientes hospitalares, as estações são projetadas para que não ocorra vazamento de ar durante os processos de envio e recebimento das cápsulas com medicamentos. Para isso, a frenagem pneumática controlada pela unidade central de comando diminui a velocidade da cápsula no momento da chegada à estação, garantindo proteção no transporte de itens frágeis. “Com a introdução do correio pneumático, resultamos na melhora da qualidade dos serviços e total rastreabilidade dos itens enviados e recebidos, além do ganho da produtividade com sistema de transporte confiável, 24 horas por dia, reduzindo o tempo de espera e diminuindo riscos de contaminação, devido ao menor contato entre pessoas e materiais transportados. Ou seja, uma tecnologia extremamente importante para o Hospital e o paciente”, ressaltou Miriã.

Os primeiros setores a fazer uso da tecnologia no São Cristóvão Saúde foram as Unidades de Terapia Intensiva e as Unidades de Internação (1º ao 6º andar). Posteriormente, o Grupo implantou em diversas áreas assistenciais, incluindo: Pronto-Socorro (adulto e infantil), Unidade de Apoio ao ProntoSocorro (UAPS Adulto), Pronto-Socorro Obstétrico, Centro Cirúrgico, Transplante de Medula Óssea (TMO), Maternidade e Hospital Dia.

“Conseguimos otimizar, de maneira substancial, a logística interna do atendimento prestado aos nossos pacientes, seja para aqueles que se encontram no Pronto-Socorro, na internação, no centro cirúrgico ou procedimentos similares. Para isso, realizamos um relevante investimento na ferramenta hospitalar, permitindo que os processos sejam concluídos com total rapidez e segurança”, concluiu o Presidente do São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.