Desafio para empresas de saúde que realizam agendamento, o absenteísmo no Brasil (ou ausência de pacientes), seja na saúde pública ou privada, representa 30% dos problemas de gestão e acarreta ociosidade de profissionais, custos administrativos, filas de espera para consulta ou exame que acabam se convertendo em críticas do paciente ao prestador de serviço.
Estatísticas apontam que as razões mais comuns para a falta de pacientes nas suas consultas ou exames são esquecimento e compromissos de última hora. Para fugir dessa realidade, a mineira MedMais Consulta, que atua com serviços de medicina especializada e exames de alta e baixa complexidade, confiou à startup Nina, de Santa Catarina, a gestão de suas agendas, considerada uma das áreas mais importantes da empresa, e viu despencar para mais da metade a falta de pacientes, que girava em torno de 18% ao mês. Com a medida, o faturamento também aumentou.
O que Nina Tecnologia trouxe para a MedMais Consulta é um sistema automatizado para lembrar e alertar o paciente sobre o exame ou a consulta que ele agendou. Isso é possível com recursos de inteligência artificial que reúnem todas as informações necessárias ao paciente sobre data, hora e local. De forma automatizada, ou seja, sem a necessidade de atendentes, os dados são enviados por WhatsApp, SMS, chamada telefônica ou e-mail, de acordo com o canal que o paciente escolher. Junto ao lembrete são trazidas as orientações preparatórias para o exame, economizando em tempo e custo o trabalho de um atendente dedicado, exclusivamente, para essa função. No caso da MedMais Consulta, Nina faz o trabalho que era feito por três atendentes da empresa. “A experiência na jornada dos nossos pacientes também melhorou, pois damos a eles autonomia para cancelar ou confirmar suas consultas de forma online, direto pelo celular, sem burocracias”, completa.
Juntas, Nina e MedMais Consulta somam uma parceria de 2 anos e projetam fortalecê-la em 2022. “Nosso trabalho é simplificar a gestão da MedMais e trazer resultados à empresa e a outros clientes”, conclui Roberto Dozol, diretor executivo da startup.