Criado em 2013 para responder às principais dúvidas clínicas de médicos, enfermeiros e dentistas e agilizar o atendimento da atenção primária à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), o canal de 0800 do TelessaúdeRS-UFRGS completou 10 anos de atividade neste ano. Até 2023, mais de 350 mil consultorias via telefone já foram realizadas para mais de dois mil municípios de todo o país.
“Nosso objetivo é orientar o médico para resolver o problema do paciente no município. A cada quatro casos, três são resolvidos na hora que o profissional da atenção primária faz o contato com o médico do TelessaúdeRS”, explica Natan Katz, vice-coordenador-geral e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A principal demanda, segundo ele, é em relação a questões dermatológicas, que representam 20% das teleconsultorias. No entanto, os problemas podem ir desde uma dor de cabeça até a casos suspeitos de doenças graves.
O nível de satisfação de uso do canal em todo o Brasil, é de 95%. “Com o TeleRS eu consigo diminuir a quantidade de encaminhamentos e resolver a maioria dos problemas na hora, com o paciente ainda na sala”, afirma Josemário Silva, médico de Família e Comunidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Além do alto índice de resolutividade dos problemas dos pacientes por meio das consultorias por telefone, o serviço é referência na disponibilização de informações de qualidade e atualizadas sobre saúde. “A evidência científica está no DNA do programa, a ideia é que a situação seja tratada no posto de saúde com a informação atualizada e de confiança. Procuramos sempre trazer para a ponta do atendimento o conhecimento inovador da medicina”, explicou Katz.
O projeto, que é mantido pelo Ministério da Saúde e que conta com o apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), está disponível para médicos, enfermeiros e dentistas das unidades de saúde de todo o Brasil, das 8h às 18h, através do número 0800 644 6543.
Referência e versatilidade nos atendimentos
A equipe do 0800 prestou apoio fundamental em situações de saúde marcantes ao longo destes 10 anos. Em 2013, os profissionais do serviço ofereceram importante apoio no atendimento a diversos sobreviventes que sofreram intoxicações no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. Além disso, ofereceu assistência no atendimento psicológico de vítimas e familiares.
Recentemente, a equipe também prestou apoio aos profissionais de saúde auxiliando em questões relacionadas à Covid-19. Especialmente nos primeiros meses, as perguntas sobre o vírus dominaram as dúvidas dos profissionais, com questões em relação ao isolamento dos positivados, por exemplo, sobre a reinfecção, entre outras situações.
De acordo com a médica e teleconsultora do projeto, Renata Rosa de Carvalho, atender os solicitantes da atenção primária no início da pandemia foi a experiência mais desafiadora em seus três anos de experiência no TelessaúdeRS. “Fornecer as orientações baseadas nas melhores evidências exigiu atualizações por vezes diárias e, somado a esse esforço, estava a necessidade de acolher, qualificar e empoderar profissionais de saúde”, ressaltou.