Reforçar o compromisso da cooperativa médica de promover e cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, estimulando constantemente a cultura e segurança na assistência e no atendimento ao paciente. Com esse objetivo os setores de Gestão de Pessoas e Núcleo de Qualidade em Saúde da Unimed Chapecó (SC), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC), promoveram nesta semana o Simpósio de Cultura e Segurança, no Clube Recreativo Chapecoense. Participaram aproximadamente 1.400 colaboradores e médicos cooperados, representando todos os setores do complexo Unimed Chapecó.
A proposta surgiu para reforçar aos colaboradores a importância da cultura e segurança, ao considerar que no dia 17 deste mês celebrou-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente e também para orientar sobre a campanha mundial do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, ou seja, de vincular os assuntos para sensibilizar e conscientizar sobre a relevância da vida. Os temas do simpósio – cultura de segurança, segurança do paciente e valor em saúde, segurança psicológica e educação financeira – foram também definidos a partir do resultado da Pesquisa de Cultura e Segurança e Clima Organizacional, das práticas adotadas pela política de gestão de pessoas e avaliação de desempenho.
Para o cirurgião vascular e Diretor Hospitalar da Unimed Chapecó, Dr. Mário Goto, “a cooperativa médica tem algumas particularidades”. Citou a dimensão de alguns setores como restaurante, lavanderia e contabilidade e enalteceu a interligação de todas as áreas para prestar um serviço de segurança e qualidade para o paciente. “Tenho orgulho em ser diretor da Unimed Chapecó e não preciso saber quem está de plantão ou em determinado turno porque os colaboradores são altamente capacitados e compromissados. Não é apenas porque um diretor pede, mas sim porque é uma cultura de fazer bem e sempre melhor”, argumentou.
O Diretor Hospitalar agradeceu o empenho de todos os colaboradores, propôs uma reflexão sobre a trajetória de cada um dentro da cooperativa médica e incentivou para que continuem a sonhar ao apresentar o projeto de expansão do novo complexo Unimed Chapecó. “Proporcionamos condições de aprimoramento profissional a vocês porque esperamos ter plantando uma sementinha dentro de cada um para que possamos crescer juntos”, destacou Dr. Mário Goto. Ele também salientou que todos os palestrantes do evento são renomados no mercado referente a temática abordada, o que auxiliou a Unimed Chapecó na busca da excelência contínua.
De acordo com o otorrinolaringologista e Diretor Técnico da Unimed Chapecó, Dr. Rodrigo Armani Lino de Souza, o simpósio confirma tanto para os colaboradores quanto para o corpo clínico e a sociedade o compromisso em ter atendimento e assistência de qualidade em todos os serviços prestados no complexo. “Entendemos que segurança e qualidade são medidas que contemplam todos nossos serviços oferecidos, seja na área administrativa, de TI, faturamento, planos de saúde, comercial ou na área técnica hospitalar, enfermeiros e higienização, por exemplo”, ressaltou.
As temáticas, segundo Dr. Rodrigo, contemplaram a segurança do paciente, a qualidade da assistência e o cuidado integral com os colaboradores. “Para termos um serviço de excelência dependente principalmente de pessoas, que é o setor de saúde, precisamos que os colaboradores estejam seguros em sua vida pessoal e profissional. Saímos de um período de pandemia, com uma pressão extrema, que evidenciou isso. Então, nossa essência é pessoas que cuidam de outras pessoas”, expôs. O médico reforçou que o simpósio foi uma ação grande e pontual que interliga com as demais atividades realizadas diariamente.
A coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde da Unimed Chapecó, Jussara Spagnol, destacou que a segurança do paciente é primordial na assistência em saúde. “Durante o evento reforçamos práticas que fazem parte de nossa cultura organizacional, não é algo novo, e ao mesmo tempo demonstrando o cuidado com nossos colaboradores com temáticas que forneceram subsídios para que possam lidar com conflitos pessoais, gerenciar crises e manter o equilíbrio emocional”, comentou.
Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unimed Chapecó, Aline Fávero, a intenção é tornar o evento semestral, sempre com abordagens que agreguem para os participantes a partir de evidências e indicadores internos. “O simpósio é um impulsionar desses conteúdos e daremos continuidade nesse trabalho de maneira mais intensa e aprofundada com capacitações internas de desenvolvimento”, antecipou.
PALESTRANTES
A avaliadora sênior especialista e líder dos programas de melhoria integrada na Quality Global Alliance (QSA) e enfermeira Raquel Anbruste Leuenroth abordou o tema “Cultura de segurança”. O doutor em Ciências Médicas, diretor científico e fundador do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, Dr. Lucas Zambom, explicou sobre “Segurança do paciente e valor em saúde”.
A especialista em liderança, cultura organizacional e desenvolvimento humano, Taís Guedes, ministrou palestra sobre “Segurança psicológica”. A analista de programas sociais da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Tatiana Cristina do Amaral Paris, abordou a “Educação financeira”.