Ano passado, ao rever o Planejamento Estratégico, o recém-eleito Conselho de Administração da Unimed Sorocaba (SP) inseriu como um dos temas prioritários os estudos e aplicações de inovações tecnológicas que garantissem mais segurança e agilidade no atendimento aos pacientes e aprimorassem os processos internos da instituição.
Assim, criou-se o Núcleo de Inovação (NI), responsável por conduzir essas ações. Porém, tudo o que viria a ser feito não poderia reduzir o valor do atendimento humanizado oferecido aos pacientes. “A inovação é um dos valores da Unimed Sorocaba”, acentua o presidente do Conselho de Administração da instituição, Dr. Gustavo Ribeiro Neves. “Mas nunca deixaremos de ter um atendimento altamente humanizado, por mais avançada que seja a tecnologia utilizada”, garante.
Ainda de acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unimed Sorocaba, “ou inovamos, ou ficamos para trás. Por isso, estamos inovando em várias frentes, mas não para fazer algo diferente. Nosso objetivo é alcançarmos ganhos de eficiência, experiência e segurança ao paciente. Este caminho que começamos a trilhar será diferente e permanente”, destaca.
O médico cooperado Dr. Antonio Francisco Alves Neto, integrante do Núcleo de Inovação, diz: “A transformação digital que está ocorrendo nos últimos anos, em âmbito mundial, acelerou por conta da pandemia da Covid-19. Mesmo antes do início da nossa gestão, sempre estavam em pauta as temáticas de métodos ágeis, de inovação em processos e de soluções mais condizentes com o mercado atual, nas diversas conversas com o doutor Gustavo Ribeiro Neves, principal apoiador e responsável direto pelo Núcleo de Inovação”.
O novo app: mudança significativa lançada em 2021
As inovações implantadas neste ano começam a apresentar resultados altamente consistentes e vêm surpreendendo os clientes. O exemplo mais visível ao público externo é o novo app da Unimed Sorocaba. Ele é totalmente diferente pela forma com a qual os médicos e pacientes conseguem realizar processos em minutos – ou até alguns segundos. Até então, eles dependiam de telefonemas, locomoção física, papéis e consumo de tempo.
Foram necessários doze meses de projeto para disponibilizar, por exemplo, a íntegra do histórico de saúde do cliente pelo app. Mas não é só isso. “O aplicativo engloba agendamento de exames e consultas, cartão virtual, consulta de preços da farmácia, guia médico, todos os exames de laboratório e imagem desde 2018, informações sobre passagem por internação e pronto-socorro, contador de passos, uso de medicamentos, histórico familiar, entre outras funcionalidades”, enumera Edson Cumpian Paulossi Júnior, diretor administrativo da Unimed Sorocaba. “Antes de uma consulta, o usuário pode liberar o acesso aos resultados de exames para o médico, para facilitar o diagnóstico.”
Consultórios integrados
Para que o app fosse viabilizado com todas as suas vantagens, foi necessário aprimorar o Prontuário Médico Eletrônico, do qual os médicos dispõem em seus consultórios. Batizado como Clinic, o novo prontuário oferecido pela Unimed Sorocaba aos seus cooperados é capaz de centralizar o acesso aos exames dos beneficiários da Unimed, trazendo históricos dos pacientes, receituário digital, resultado de exames e solicitação eletrônica (sem guia), além de diversos outros recursos, como a telemedicina.
Aliado ao tratamento de pacientes crônicos
A ferramenta também será útil para o monitoramento de pacientes crônicos, a partir da criação de grupos específicos para cada caso. “Tanto o cliente quanto o médico fazem parte desta transformação”, pontua o diretor administrativo da Unimed Sorocaba. “Ressaltamos que o aplicativo também pode ser usado por clientes de intercâmbio e particulares. Futuramente, incorporaremos a função de pagamento, para que seja possível pagar o exame antes de sua realização nas unidades da Unimed Sorocaba. Isso representará uma economia de tempo para o atendido.”
Outro ponto importante é a possibilidade de autorizar automaticamente os exames solicitados pelo médico. “Queremos acabar com as guias de papel e a necessidade de o paciente deslocar-se fisicamente para obter a autorização.”