Não é comum clínicas, hospitais e consultórios médicos se depararem com a falta de pacientes diariamente, situação que consome entre 20% e 30% dos desafios na gestão assistencial. Fato é que a tecnologia empregada na saúde tem mudado – e para melhor – a gestão desses estabelecimentos, razão pela qual desenvolvedores criam soluções e alternativas para conter problemas que afetam a rotina administrativa das empresas ou causam custos que podem ser revertidos em lucro ou economia.
Uma dessas tecnologias é atribuída à confirmação de presença para consultas e exames, que melhora a qualidade e agilidade na prestação do serviço. Trata-se do sistema de confirmationCALL que é utilizado por cerca de 10 Unimeds de todo país. Uma delas, a Unimed Litoral, em Santa Catarina, viu aumentar de 36% para 90% a taxa de confirmação de pacientes nas consultas realizadas no Hospital e nas unidades de atendimento da cooperativa. “O contato com o cliente passou a ser feito via WhatsApp, o que traz agilidade para tomada de decisões quando ele responde que não poderá comparecer à consulta. Para esses casos, imediatamente encaixamos outro paciente e aproveitamos integralmente a nossa agenda”, conta Davi Pinto, gerente de Atenção Integral à Saúde.
A solução empregada foi desenvolvida pela startup Nina Tecnologia, que também ajudou o Hospital Unimed, da Grande Florianópolis, a resolver um problema que representava perda de receita.
Realidade na saúde
No Hospital Unimed Alto Vale, por exemplo, alguns fatores justificavam a falta de pacientes, sendo o esquecimento e os imprevistos os mais comuns entre eles. A ausência também prejudicava o atendimento médico a outras pessoas que aguardavam disponibilidade para suas consultas ou exames, o que gerava uma longa fila de espera, responsável pelas principais queixas de pacientes e que foi resolvida com a ajuda da startup.
A Unimed Taubaté também passava pelo mesmo problema e automatizou o sistema de confirmação de presença, em março de 2020. Além dela, outras 80 empresas de saúde de todo Brasil também fazem uso do sistema criado pela Nina que, em três anos, já confirmou mais de 10 milhões de exames e consultas para os seus clientes.
Desde que a Unimed Tubarão, outra cooperativa que faz uso de confirmationCALL, passou a adotar o serviço em seu Hospital foram realizados cerca de 225 mil confirmações e 30 mil agendamentos convertidos em novas consultas. A cooperativa também percebeu aumento na presença de pacientes e Nina tem evitado que 40% das pessoas faltem às consultas e aos exames, uma média de 4 pacientes a cada 10 agendamentos.