O projeto do novo prédio que deverá ser erguido junto ao Hospital Santa Cruz (HSC) para servir como espaço de ensino para a área de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi apresentado na terça-feira (20) ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O documento foi entregue pelo presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) e reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, e pelo diretor geral do HSC, Vilmar Thomé. Também estavam presentes o vice-presidente da Apesc, Benício Werner, o deputado federal Heitor Schuch (PSB), que intermediou o encontro, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e a assessora para projetos e captação de recursos da Apesc, Luiza Machado Lima Knak.
A intenção da visita, segundo Henn, foi angariar recursos junto ao Governo Federal para a execução do projeto, que prevê um investimento de R$ 15 milhões. O reitor e presidente da Apesc destacou que Alckmin sinalizou de forma positiva e elogiou o projeto apresentado para o Centro de Estudos, Treinamentos e Simulação Realística, que irá qualificar o curso de Medicina e a área da saúde da Unisc.
“Saímos muito satisfeitos e otimistas do encontro com o vice-presidente”, comemorou Henn. “Alckmin é médico e entende a necessidade de qualificar os cursos de Medicina e os profissionais médicos em suas especialidades. Ele sabe que investir na formação e qualificação desses profissionais vai acabar otimizando os atendimentos na rede pública e, por consequência, reduzir de custos na área da saúde”, citou o reitor.
O prédio do Centro de Estudos, Treinamentos e Simulação Realística do curso de Medicina da Unisc terá 1.824 m² distribuídos em seis andares interligados, sendo um deles à estrutura atual do Centro Cirúrgico do HSC e à unidade acadêmica da Instituição. A nova estrutura incluirá salas de simulação, de ensino, estudo e pesquisa, de transmissão e práticas cirúrgicas e uma sala cirúrgica multifuncional com tecnologia inteligente, além de um Café Bistrô.
“A proposta é aprimorar a área do complexo hospitalar existente, interligando os novos pavimentos às áreas de ensino e de assistência, com espaços compartilhados com o atual centro cirúrgico e centro obstétrico, facilitando a circulação das equipes de pesquisadores, professores, estudantes, residentes e equipes assistenciais”, explicou Thomé. Segundo ele, o Centro irá possibilitar a ampliação e a integração entre ensino, pesquisa, inovação e treinamento de profissionais da saúde.
“O espaço também irá disponibilizar a infraestrutura física e tecnológica necessária para que os profissionais possam atuar na medicina preditiva, conectada e colaborativa, melhorando a formação inicial e continuada bem como a assistência mais resolutiva aos pacientes”, acrescentou o diretor geral do HSC. “E o impacto na comunidade será imediato, com a ampliação e qualificação dos atendimentos e a formação de profissionais capazes de utilizar as tecnologias e a ciência em favor de intervenções mais assertivas no tratamento de doenças”, enfatizou.