UPAs gerenciadas pelo ISAC são reconhecidas pela implantação do Projeto Lean

Crédito: Comunicação ISAC

Porta de entrada para urgência e emergência do SUS – Sistema Único de Saúde, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento é um estabelecimento de saúde transitório, no qual o paciente deve ficar até 24 horas. E, quando esse período é ultrapassado, a unidade se vê atuando acima da capacidade, com superlotação. E, consequentemente, o paciente fica insatisfeito.

Para que essa experiência seja diferente, as UPAs gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Maceió – Alagoas, implantaram a metodologia Lean.

A Lean nas UPAs é uma metodologia que proporciona constante eliminação do desperdício, eficiência na aplicação do dinheiro público e maior satisfação aos usuários do SUS. Ela contribui para otimizar processos e agilizar o atendimento de forma a possibilitar a redução no tempo de espera por atendimento e diminuição no período de permanência dos pacientes acolhidos.

Realidade essa que já pode ser vista como um dos principais resultados da implantação do projeto Lean nas UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes.

As UPAs administradas pelo ISAC na capital alagoana foram umas das 50 unidades de urgência e emergência de todo o Brasil escolhidas para fazer parte do segundo ciclo do projeto.

Uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, e executada em parceria com a UFF – Universidade Federal Fluminense, a metodologia busca assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. A melhoria da aplicação dos processos resulta numa assistência mais resoluta e eficiente.

Processo de implantação

Nos últimos meses, as UPAs passaram por um processo de reestruturação e humanização do fluxo e atendimento a partir da implantação do projeto.

Agora, após o período de implantação, as unidades receberam o Termo de Certificação do projeto.

“O fato é que o uso da abordagem de melhoria contínua Lean promove uma mudança de cultura em todas as UPAs. As equipes de melhoria estão fazendo uso da aplicação de ferramentas e métodos que agregam mais valor para os pacientes através da constante eliminação do desperdício na UPA, eficiência na aplicação do dinheiro público, economizado e dando maior satisfação aos usuários do SUS”, explicou o professor doutor Robisom Calado, coordenador do LabDGE – Laboratório de Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade Federal Fluminense.

Eficiência na assistência

De acordo com a diretora-geral da UPA Trapiche da Barra, Walma Marinho, o maior ganho da implantação da metodologia está na potencialização da capacidade de salvar vidas. Isso porque os fluxos e processos bem-sucedidos resultam em maior eficiência do acolhimento, redução no tempo médio de permanência e aumento do giro de leitos nas unidades.

“Na área da saúde, quando falamos de maior eficiência dos processos podemos traduzir em um maior número de vidas salvas. Dessa forma, quem mais ganha com a implementação dessas novas ferramentas é o beneficiário do SUS de Alagoas que conta com uma assistência de excelência em nossas unidades”, declarou.

Engajamento das equipes

Durante a implantação da metodologia, profissionais das unidades passaram por uma série de capacitações e adequações supervisionadas. O processo contou com visitas técnicas e o apoio de tutores da Universidade na implantação de estratégias para tornar o atendimento melhor.

Para o diretor-geral da UPA Benedito Bentes, Douglas Teixeira, o projeto norteia a gestão dos processos e o monitoramento dos resultados.
O diretor destaca ainda o empenho das equipes das UPAs para a implantação dos processos de forma eficiente.

“É um projeto desafiador, pois a UPA é um lugar que vivencia melhorias contínuas. Posso afirmar que o processo de implantação nos trouxe um norte para que possamos desenvolver atividades e assim seguirmos as cadeias com a metodologia de fluxo, para que possamos, junto à equipe multidisciplinar, pactuar melhores resultados, valorizando os recursos aplicados em transição com monitoramento de indicadores e implantação de técnicas inovadoras. O engajamento das equipes foi fundamental para que atingíssemos o sucesso na implantação desse processo”, comemora o diretor.

Lean nas UPAs

O Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia para melhorar e acelerar o atendimento nas unidades de pronto atendimento do Brasil. Ele se baseia na metodologia Lean, que tem origem no Sistema Toyota de Produção, bastante conhecido pela indústria. Na saúde, o método é chamado de Lean Healthcare.

As UPA Trapiche da Barra e Benedito Bentes são custeadas pela Prefeitura de Maceió e estão sob gestão compartilhada do ISAC. Ambas são certificadas pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A UPA Benedito Bentes é reconhecida como Nível 1 – Acreditado e a UPA Trapiche da Barra é Nível 2 – Acreditado Pleno.

Redação

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