Uso da Cannabis medicinal é tema de livro da Manole

Os debates relacionados à Cannabis estão mais frequentes nos últimos anos e este fenômeno é mundial, fazendo, em muitos países, que o preconceito e a proibição legal caiam por terra. E este processo é muito positivo porque é justamente a barreira da lei que limita o avanço da pesquisa e da inovação quando o assunto é esta planta medicinal

Evidências progressivas sobre os benefícios do uso da Cannabis sativa e seus derivados despertam o interesse tanto da comunidade científica como da população: os médicos se deparam com questionamentos de pacientes sobre as vantagens e os riscos dos tratamentos para quem procura alívio para vários problemas de saúde.

Diante deste cenário, a Manole lança o livro idealizado pelo Instituto Anandamida ‘Cannabis medicinal – Guia de prescrição’. Inédita no Brasil, a obra chega com o propósito de organizar o conhecimento científico e amparar a tomada de decisão no processo terapêutico que envolve a Cannabis medicinal. Fundado por profissionais de saúde, o Instituto Anandamida tem como foco as pesquisas para a evolução medicinal e o bem-estar das pessoas, o Instituto Anandamida é uma organização de atuação internacional sem fins lucrativos.

Elaborado por autores com ampla experiência na área, o livro traz informações atualizadas sobre as principais aplicações dos fitocanabinoides. São 24 capítulos organizados didaticamente, oferecendo aos médicos os fundamentos necessários para qualificar a prática clínica diária com medicamentos que tenham por base a Cannabis.

Entre os destaques da obra estão: prefácio assinado pelo neurocientista e professor Sidarta Ribeiro; mais de 500 referências bibliográficas atualizadas; consulta a importantes bancos de dados nacionais e internacionais, com análise das principais diretrizes, manuais, protocolos e guias sobre o tema; exposição clara do funcionamento do sistema endocanabinoide, facilitando a compreensão de sua relação com os diversos processos fisiopatológicos do corpo humano; ampliação do entendimento sobre os principais aspectos farmacológicos, com orientações práticas sobre interações medicamentosas e efeitos adversos dos canabinoides e apresentação dos elementos necessários à segurança prescritiva, oferecendo as melhores alternativas de abordagem para as principais indicações terapêuticas.

‘Cannabis medicinal – Guia de prescrição’ oferece também ilustrações, tabelas e fluxogramas de doses para que profissionais de saúde, médicos, estudantes, pesquisadores e tomadores de decisões possam embasar teoricamente suas atividades e ampliar o entendimento sobre essa nova fronteira da medicina.

Editores

Victor Vilhena Barroso é médico especialista em Medicina de Família e Comunidade (AMB), membro da International Cannabinoid Research Society (ICRS), conselheiro do Instituto Anandamida e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Carlos José Zimmer Junior é médico graduado pela Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), médico de Família e Comunidade, membro da International Cannabinoid Research Society (ICRS) e conselheiro do Instituto Anandamida.

Pedro da Costa Mello Neto é médico acupunturista, pós-graduado em dor e especialista em Neurociência Aplicada à Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestrando em Neurociência pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é diretor-executivo do Instituto Anandamida.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.