O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo realiza anualmente mais de 88 mil atendimentos em seu serviço de emergência, composto por quatro prontos-socorros com operação 24 horas: Instituto Central, Instituto do Coração, Instituto de Ortopedia e Traumatologia e Instituto da Criança. A pluralidade dos casos recebidos – dos mais comuns aos mais complexos – e a qualidade de seu corpo clínico faz deste hospital-escola a maior referência em emergências do país.
E este conhecimento será dividido com os participantes do 1º Congresso de Medicina de Emergência da USP, nos dias 21, 22 e 23 de abril, com objetivo de compartilhar experiências em emergência, excelência clínica e qualidade de atendimento. O evento acontece presencialmente, no Centro de Treinamento do InRad do HCFMUSP, em São Paulo, e on-line.
Entre os diferenciais, a concentração de especialistas da área e a grande produção de pesquisa realizada na instituição. “A emergência precisa de um especialista que é não focado em um sistema e sim na condição do indivíduo. Precisa unir conhecimentos e habilidades classicamente difundidas em diversos sistemas para atender o paciente da melhor forma”, diz o supervisor da Residência de Medicina de Emergência da USP e presidente do congresso, Julio Marchini. “Estamos muito satisfeitos com o retorno dos encontros presenciais e queremos aproveitar para conhecer o público que participa de nossos cursos e também adquire os livros da disciplina para atualização.”
A Manole é a editora da série ‘Medicina de Emergência – Abordagem prática’, que está na 17ª edição. A obra – escrita por médicos do pronto-socorro do HC e referência para aqueles que precisam resolver dúvidas práticas em plantões no pronto-socorro – é atualizada ano a ano com novos artigos e diretrizes voltadas às práticas das equipes de pronto atendimento. Trata-se de uma ferramenta indispensável aos profissionais que atuam em emergências, especialidade reconhecida há apenas oito anos no país.
Destaques
O curso pré-congresso ‘Fundamentos de Ultrassonografia Beira-Leito’ dará início às atividades com programação própria.
O evento também traz a discussão sobre telemedicina na emergência, abordando desde as leis que regulam a atividade até a segurança destas consultas: este tipo de atendimento pode contribuir com os emergencistas no front de trabalho?
Up-to-date com as necessidades do setor no país, o congresso também trará a ocorrência do socorro às vítimas da tragédia de São Sebastião, no litoral de São Paulo durante o carnaval.
Além disso, outra seção terá como tema “Registro multicêntrico – mais de mil intubações”. Trata-se de um trabalho do grupo de estudo BARCO – Brazilian Airway Registry Cooperation. O BARCO é uma união nacional pioneira na implementação de estudos observacionais multicêntricos sobre intubação orotraqueal no Brasil, criado em 2021 com a missão de “navegar” pelo cenário nacional do manejo da via aérea no paciente crítico.
A programação completa do congresso, pode ser acompanhada em docs.google.com/file/d/139oek7uqEYIXmoS65yZKXySlfKuLqvem/edit?filetype=msexcel
HC e Disciplina de Emergência
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP é o maior complexo hospitalar da América Latina. Fundado em abril de 1944, é como uma “cidade à parte” de 600 mil metros quadrados situada na zona oeste de São Paulo. São oito institutos especializados, mais de 2.500 leitos, 20 mil colaboradores, 7,6 milhões de medicamentos distribuídos e 198 milhões de exames diagnósticos realizados.
O HCFMUSP é também uma liderança em ensino, a Faculdade de Medicina da USP possui 54 programas de residência médica em áreas reconhecidas e credenciadas desde 1980. São 883 vagas credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica distribuídas em especialidades básicas de acesso direto.
O programa de Medicina de Emergência conta com 72 vagas de residência, divididas em três anos, sendo o quinto maior programa da instituição. O pronto-socorro de clínica médica teve papel fundamental na instituição durante a pandemia da Covid-19, sendo responsável pela admissão, manejo inicial e estabilização dos mais de 3 mil pacientes de altíssima complexidade referenciados para este hospital.
Informações e inscrições: www.manole.com.br/congresso-de-medicina-de-emergencia-da-usp/p