O Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), de Goiânia (GO), promoveu, no período de 9 a 17 de agosto, a Semana de Segurança do Paciente e capacitação de colaboradores da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Vila Nova – retaguarda do Materno Infantil, com oito leitos.
As atividades foram orientadas pelas coordenadoras do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do HMI – enfermeiras Lilian Maria Fernandes e Wanda Lopes -, respectivamente, e teve como objetivo alinhar as ações do NSP na unidade Neonatal do Hospital e Maternidade Vila Nova.
A enfermeira Bárbara de Carvalho, responsável pelo NSP da unidade Vila Nova, ministrou as atividades, a principal delas, uma campanha de sensibilização junto à equipe multiprofissional da unidade, sobre o tema “Núcleo de Segurança do Paciente”, qual o seu papel, metas e protocolos. Outros temas também foram abordados, como a higienização correta das mãos na prevenção de infecções, a identificação correta do paciente e vigilância epidemiológica.
Interação – A capacitação foi realizada na forma presencial e on-line e contou com a utilização de dinâmicas com metodologia ativa, com cartazes em forma de jogo, onde o colaborador participa montando a sequência correta de higienização das mãos e os cinco momentos para essa higiene. “Seguimos as orientações preconizadas pela OMS e Anvisa, além dos valores institucionais do HMI. A avaliação foi muito positiva, pois tivemos o envolvimento de todos os profissionais”, destacou Bárbara.
Segundo Lílian Fernandes, o treinamento, voltado para a equipe multiprofissional da unidade, teve o objetivo de estimular os participantes a conhecerem os riscos e evitar que os pacientes sejam vítimas de incidentes ou eventos adversos durante o período de internação. “Tudo isso contribui com a melhoria no atendimento, com uma assistência de qualidade e segurança”, afirmou Wanda Lopes.
Ao término das atividades, todos os participantes receberam brindes, cartão com as metas de segurança do paciente, a Cartilha de Segurança do Paciente, além do certificado de capacitação.