Durante a pandemia, os enfermeiros tiveram grande destaque na linha de frente no combate à Covid-19. Eles são alguns dos profissionais de saúde que se arriscam diariamente para cuidar das pessoas. Muitos ficaram dias e até meses sem encontrar seus familiares e/ou amigos, arriscaram e até perderam suas vidas durante este período difícil.
Para homenagear e criar oportunidades para os enfermeiros e estudantes de enfermagem, a Vibe Saúde apresenta pela primeira vez no Brasil o “Prêmio de Enfermagem Rainha Silva da Suécia”. A premiação acontece desde 2012 na Suécia e é realizada, além do Brasil, na Alemanha, Lituânia, Finlândia, Polônia, e Washington D.C, nos Estados Unidos.
Para Ian Bonde, CEO da Vibe Saúde, é um prazer imenso poder prestigiar os estudantes e profissionais de enfermagem, dando o destaque que eles merecem, principalmente, considerando que a linha de frente do aplicativo da Vibe são os enfermeiros, responsáveis por fazer a triagem e os primeiros atendimentos. “São eles que acompanham a vida dos pacientes, lado a lado, em todos os momentos dos seus tratamentos, provendo cuidado e atenção. Nada mais gratificante do que reconhecer e premiar estes especialistas”. Atualmente, a healthtech brasileira tem mais de 40 enfermeiros integrados ao seu time. “Com os avanços da telemedicina, provemos o cuidado com maior acessibilidade, em qualquer lugar, agindo de forma rápida e acolhedora”, completa Luciana Hataiama, Chefe de Enfermagem da Vibe Saúde.
O objetivo do Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia, organizado pela Vibe Saúde no Brasil, é celebrar o impacto do trabalho diário dos enfermeiros, homenagear esses profissionais, além de estimular e atrair novos talentos para a profissão. É também uma oportunidade para que organizações e parceiros possam e associar seu nome a um prêmio internacional, que estimula iniciativas com impacto social para a população brasileira.
1ª Edição Brasil
As inscrições poderão ser feitas por estudantes e profissionais de enfermagem de todo o Estado de São Paulo entre 1º de setembro e 1º de novembro de 2021, no site www.rainhasilviaenfermagem.com.br. Os participantes precisam estar matriculados em um curso técnico ou bacharelado em Enfermagem ou atuar como enfermeiro, incluindo estágio. O prêmio é destinado para estudantes matriculados em universidades ou graduados com diploma em Enfermagem ou trabalhar como enfermeiro(a) licenciado(a).
Serão elegíveis todas as ideias, ações, projetos ou soluções que gerem impacto social para a sociedade brasileira e que envolvam cuidado humanizado e resolutivo com pessoas em todas as fases da sua vida, incluindo o envelhecimento. Ou seja, cuidados com puericultura, saúde do adolescente, da mulher, do homem, saúde mental, saúde do idoso, entre outras. A Vibe avaliará a atenção primária equitativa e integral, a promoção e melhoria da qualidade de vida, projetos que abordem a desigualdade em saúde, desigualdade social, pobreza, acesso à saúde, determinantes sociais (economia, cultural, étnico racial, psicológico, comportamentais e ambientais), além de cuidados com doenças crônicas e disfunções neurológicas no cuidado com os idosos.
O ganhador receberá uma bolsa de estudos; uma quantia de € 6.000; Diploma de Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia; terá oportunidades de aprendizagem por meio de bolsas de estudo ou estágios com parceiros da Vibe Saúde; fará networking internacional e ainda participará de cerimônia de premiação em Estocolmo (a depender do cenário da pandemia), com os demais vencedores dos outros países em que o prêmio é realizado.
O vencedor será nomeado publicamente no dia 23 de dezembro, em homenagem à tradição de anunciar o ganhador e no dia do aniversário de Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia.
Para mais informações, siga a página do Instagram da edição brasileira do Prêmio: @queen_silvia_nursing_award_br
Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia
Filha de mãe brasileira e pai alemão, a Rainha Silvia da Suécia passou sua infância no Brasil. Na década de 1990, sua mãe foi diagnosticada com Alzheimer. Desde então, Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia, ampara e dedica-se aos cuidados e assistência com as pessoas que sofrem de doenças neurodegenerativas. Em reconhecimento, foi nomeada Embaixadora Honorária Internacional da Doença de Alzheimer em dezembro de 2018.
Pelo seu trabalho intenso com idosos e da valorização aos profissionais de enfermagem, em 2012, houve a primeira edição do Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia, e o primeiro vencedor foi anunciado em 23 de dezembro de 2013, aniversário de sua Majestade Rainha Silvia da Suécia.