Viva e Deixe Viver comemora 25 anos e comprova importância do voluntariado no Brasil

Luciana Bernardo, diretora Executiva da Viva

No mesmo mês em que é comemorado o Dia Nacional do Voluntário (28 de agosto), a Associação Viva e Deixe Viver conquista importante marco: chega aos 25 anos transformando vidas por meio da arte de contar histórias, atividade que acolhe bebês, crianças, adolescentes hospitalizados, seus familiares e equipes multiprofissionais. A ONG estima que mais de 3 milhões de pessoas já foram impactadas com a promoção da literatura infantojuvenil, em uma atividade que, segundo estudo feito pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria com a Viva, é capaz de trazer benefícios fisiológicos e emocionais para crianças internadas.

Imprimir profissionalismo na ação voluntária, na certeza de transformar horas qualificadas em resultados relevantes, é um dos diferenciais da ONG fundada por Valdir Cimino, em 1997. “Entre as nossas missões está o desenvolvimento do voluntariado. Capacitamos e formamos cidadãos conscientes da importância do acolhimento e do bem-estar a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto, por meio da contação de histórias”, explica. Atualmente, a Viva e Deixe Viver conta com mais de 1,3 mil voluntários atuantes em 85 hospitais de 23 cidades brasileiras.

Contar e ler histórias, interação com a utilização de jogos, brincadeiras, canto e demais atividades que desenvolvam a criatividade são algumas das ações executadas pelos voluntários nos hospitais. “Eles participam de um extenso e qualificado curso de capacitação. E só permanecem com a gente aqueles que se comprometem a lutar pela causa, partilhando da mesma visão e seguindo os nossos princípios”, enfatiza Luciana Bernardo, diretora Executiva da Viva.

Publicidade

Foram muitas as conquistas alcançadas nos últimos 25 anos pela entidade. Por meio dos Fóruns de Humanização na Saúde, a Viva foi pioneira na discussão da melhoria das relações comunicacionais entre os agentes de saúde. Também foi a primeira a tratar da valorização da hora qualificada do voluntário com apoio de exemplos internacionais, como a política pública apresentada pela organização Independent Sector, dos Estados Unidos.

A Viva também virou modelo para outras iniciativas sociais, principalmente ONGs ligadas a crianças e adolescentes. Através do ‘Viva Eduque’, braço de difusão cultural da Viva, a entidade disponibiliza cursos, treinamentos, fóruns e consultoria presenciais e a distância voltados à criatividade, humanização e voluntariado, como o ‘Leitura do Ventre à Primeira Infância’, ‘Circuito Viva’, ‘Fórum de Humanização na Saúde’, entre outros.

“Por meio de experiências e pesquisas, desenvolvemos produtos, serviços e ideias em conteúdos absorvidos pelo mundo corporativo, como apoio à gestão de programas voluntários na saúde, educação e cultura”, explica Luciana.

O perfil do voluntário Viva – De acordo com a pesquisa Perfil do Voluntário 2021, realizada pela Havine Research, 89% dos voluntários da Viva são mulheres, enquanto 11% são homens. Outro indicativo do estudo é a média de horas dedicadas à entidade, chegando a 9,8 por mês, enquanto a média nacional é de 12,4. Por semana são doadas 2h30 pelos voluntários da instituição. O valor médio da hora voluntária da entidade é de R$ 30,20, totalizando um valor expressivo anual de mais de R$ 2,8 milhões ao capital humano, gastos com transporte, alimentação e demais recursos. Os voluntários ficam em média nove anos na instituição, enquanto a média brasileira é de apenas seis anos.

“A cada R$ 1,00 investido na Viva, devolvemos R$ 7,00 em capital humano”, diz Cimino. Atualmente, empresas como Pfizer, Volvo, Safran, Cremer, Banco Daycoval e UOL são algumas das patrocinadoras da Viva, que tem ainda uma série de apoiadores, como Instituto Helena Florisbal e Instituto Pensi. A Viva ainda conta com um plano incentivado pela Lei Rouanet.

De acordo com o Balanço Social 2021, o patrocínio representou 80% das receitas da entidade, 16% de doações, 2% de palestras, oficinas e produtos e 2% de rendimentos e aplicação financeira. Outra ação que merece destaque é a campanha “1 Milhão de Amigos”, que reativou a doação por pessoas físicas, com o propósito de atingir 1 milhão de doadores para promoção da sustentabilidade das atividades da Viva, no valor simbólico de R$ 10,00 ao ano. O projeto também tem a intenção de unir empresas que promovam a campanha com seus públicos.

“É um marco para uma ONG chegar aos 25 anos. Os desafios ao longo da jornada são gigantescos e somente com muito amor e insistência para seguir adiante. O resultado, porém, é maravilhoso, pois no decorrer de todo esse tempo, acompanhamos o crescimento e desenvolvimento de muitas crianças por meio da leitura, e isso não tem preço”, finaliza Cimino.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.