Nesta quinta-feira (30), às 13h, a Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizarão o webinar ‘Neurociência da Primeira Infância – Perspectiva Luso-Brasileira’. O encontro acontecerá no Teams e não é necessário se inscrever.
O evento antecede as aulas de ‘Neurociência da Primeira Infância’, oferecidas pelo programa Exchanging Hemispheres, da COI. As docentes do curso, Ana Alexandra Caldas Osório, do CCBS; Adriana da Conceição Soares Sampaio e Ana Raquel Marcelino Mesquita, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho em Portugal, farão uma breve apresentação dos módulos do curso, realizarão um bate-papo sobre a importância do estudo científico da primeira infância e responderão a quaisquer dúvidas da audiência.
O curso de curta duração ‘Neurociência da Primeira Infância’ acontecerá de 18 a 22 de outubro, de forma on-line. Ele é destinado a graduandos e profissionais com graduação em áreas diversas, como Saúde, Educação, Tecnologia, Direito e demais interessados em aprofundar seu conhecimento no assunto. Ao final, será disponibilizado um certificado de 32 horas, sendo 20 de interação ao vivo e 12 de estudo; e os alunos mackenzistas receberão um ponto nos programas de Mobilidade Acadêmica (COI).
“O webinar, além de debater sobre o assunto, irá apresentar o curso, que tem uma natureza claramente interdisciplinar, congregando conhecimento científico de áreas como a Neurociência, a Psicologia do Desenvolvimento e a Neurobiologia. Simultaneamente, o público-alvo é bastante diversificado. Acredito que esta composição – curso e seus integrantes – dará origem a um contexto muito profícuo para o importante debate sobre a relevância e protagonismo da primeira infância na ciência e na sociedade”, destaca a líder do curso, Ana Osório.
A importância de promover um webinar e um curso sobre a temática se relaciona com o impacto da primeira infância em nossas vidas. O ser humano cresce e aprende mais nos primeiros cinco anos do que em qualquer período equivalente ao longo da vida. Esse ritmo acelerado pode ser observado externamente, por exemplo, a criança cresce rapidamente em altura ou passa a falar palavras soltas para frases complexas. Da mesma forma, ocorrem importantes avanços na maturação do cérebro, que de uma simples estrutura tubular, ainda no período fetal, se transforma em um órgão extremamente complexo, cujo tamanho alcança, no final da primeira infância, 90% do cérebro adulto. Este período é também o mais produtivo na criação de novas conexões neurais, as quais serão subsequentemente reforçadas ou eliminadas, conforme as experiências da criança, tornando o cérebro cada vez mais eficiente face aos desafios e oportunidades do contexto.
Webinar Neurociência da Primeira Infância – Perspectiva Luso-Brasileira
Data: 30 de setembro
Horário: das 13h às 13h30
Curso Neurociência da Primeira Infância
Data: 18 a 22 de outubro
Horário: das 9h às 13h
Matrículas abertas: www3.mackenzie.br/posGraduacao/inscricaoext/20212/3403