Aumento de casos de sarampo zera estoques da vacina em clínicas privadas, alerta ABCVAC

445

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, tem ficado em escassez nos últimos dois anos nas clínicas privadas. E o aumento repentino dos casos de sarampo faz com que os estoques fiquem desregulados.

As informações são da Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC). Segundo o presidente da associação, Geraldo Barbosa, os estoques, principalmente em São Paulo, não conseguem atender 3% da demanda. Isso porque geralmente as clínicas mantêm a quantidade usada para rotina.

“O descontrole nos estoques está relacionado, em grande parte, a não manutenção do esquema vacinal individual em dia. Além disso, o boom de casos de sarampo tem provocado corridas para vacinação de adultos e crianças ultimamente”, afirma Barbosa.

O presidente da ABCVAC destaca ainda que a produção mundial para a vacina contra o sarampo não está conseguindo suprir a demanda vacinal. “Vivemos um momento crítico, de falta de vacina. E, ao mesmo tempo, de aumento de casos. Isso era algo que temíamos que fosse ocorrer”, afirma Barbosa. O presidente da entidade alerta para que a população mantenha todas as vacinas em dia, não só em crianças, mas também em adultos.

Deixe seu comentário