Estudo mostra que apoio social melhora qualidade de vida de pacientes com câncer de mama

153

Entre a descoberta de um câncer de câncer de mama até a cura, mulheres e homens atravessam uma caminhada de altos e baixos. É durante esse período que o paciente mais precisa de apoio, seja familiar ou social. Um estudo desenvolvido pela médica oncologista, Sabrina Chagas, da PUC-Rio, em parceria com médicos do Hospital Universitário Gaffré e Guinle, e Day Sant’Anna, do blog Viver Eu Quero, mostrou que a promoção do apoio social melhora a qualidade de vida dos pacientes com câncer de mama. Dos mais de 100 pacientes entrevistados, 53% responderam que apresentaram uma mudança positiva no tratamento após participarem de ações sociais voltadas para a melhora da autoestima. A pesquisa, no formato de pôster,  será apresentada no Simpósio de Câncer de Mama San Antônio – considerado o maior encontro médico do mundo sobre a doença – de 4 a 8 de dezembro, nos Estados Unidos.

“Acredito que a autoestima precisa ser promovida através da oncologia integrativa, em grupos de apoio e em outras forma de suporte como: meditação, yoga, massagem, recreação, entre outros. Conseguimos mostrar nesse estudo que a promoção do apoio social é fundamental para a melhora da qualidade de vida dos pacientes com câncer de mama. Concluímos que os projetos realizados para a promoção do apoio social devem ser realizados continuamente para que o bem-estar seja promovido de forma contínua e permanente, levando a um aumento da qualidade de vida dos pacientes em geral. Precisamos enxergar as pessoas como um todo, e não apenas as suas doenças”, afirma a médica oncologista, Sabrina Chagas.

O estudo foi realizado entre dezembro de 2017 e junho de 2018 com mais de 100 pacientes das instituições com idade entre 30 a 60 anos. O apoio familiar foi relatado por 94% dos participantes e 48% afirmaram serem casados. Os entrevistados também responderam positivamente sobre as questões de sentir útil, capacidade de fazer coisas com a mesma qualidade que a população em geral e se sentir uma boa pessoa.

Durante o ano de 2018, a médica oncologista Sabrina Chagas e a blogueira Day Sant’ Anna realizaram três ensaios fotográficos temáticos com o objetivo de promover o bem-estar de mulheres que lutam ou já venceram o câncer de mama.

Deixe seu comentário