Eventos

Calendário de eventos

jul
16
seg
2018
I Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde (CBICS) @Arquidiocese do Rio de Janeiro
jul 16 – jul 18 dia inteiro

Pela primeira vez no país entidades católicas que administram unidades de saúde estarão reunidas em um evento focado em debater questões relacionadas ao setor. O I Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde acontece de 16 a 18 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), e visa a integração e fortalecimento das instituições, a troca de conhecimento e a formulação de propostas para sustentabilidade do negócio e a excelência em gestão, sem abrir mão do objetivo primordial de manter viva a missão assistencial junto aos mais necessitados. O público-alvo do congresso são representantes religiosos das áreas de gestão das instituições católicas de saúde, diretores e gerentes dessas organizações.

O evento será aberto com um jantar nos Jardins no Palácio São Joaquim, na Glória. Durante os dois dias seguintes, palestrantes renomados em suas áreas abordarão temas inerentes ao cenário atual da saúde no país. Entre as palestras, “Panorama da Saúde no Brasil: Diagnóstico e Desafios para as Instituições Católicas de Saúde”, proferida por João Alberto Santos, superintendente da Associação da Associação Congregação de Santa Catarina; “A realidade do Sistema Único de Saúde”, apresentada pelo Secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo; “Modelos de Remuneração Baseados em Valor”, pelo conselheiro da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP) e presidente da International Hospital Federation, Francisco Balestrin; “Estratégia de Captação de Recursos como Fortalecimento da Sustentabilidade”, pelo escritor, palestrante e diretor do Hospital do Câncer de Barretos (SP), Henrique Prata; e “Quem somos e onde estamos: pesquisa das Instituições Católicas de Saúde no Brasil”, ministrada pela presidente e diretora do Hospital São Vicente de Paulo (RJ), Irmã Marinete Tiberio.

O Congresso também contará com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, Cardeal Peter A. Turkson, que fará a palestra magna.

Durante o evento, será lançada a Associação Brasileira de Instituições Católicas de Saúde (ABICS) e haverá a apresentação do I Censo das Instituições Católicas de Saúde aos participantes.

O I Congresso Brasileiro de Instituições Católicas de Saúde é uma organização da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Ambulatório da Previdência, Casa de Saúde São José, Hospital São Francisco na Providência de Deus e Hospital São Vicente de Paulo.

jul
17
ter
2018
FIME 2018 @ORANGE COUNTY CONVENTION CENTER
jul 17 – jul 19 dia inteiro

A FIME International Medical Exposition acontece em Orlando, na Florida (EUA), e é voltada para empresas médico-hospitalares, distribuidores, responsáveis pelo setor de compra de hospitais e profissionais de saúde que procuram equipamentos, produtos, serviços, lançamentos e novas tecnologias do segmento.

jul
19
qui
2018
Tratamento da pele na cirurgia plástica @Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro - Serviço de Cirurgia Plástica
jul 19@11:00

O limite entre a dermatologia e a cirurgia plástica será o tema de palestra que acontecerá no Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa do Rio de Janeiro (RJ), no Centro, no dia 19 de julho. Ministrado pela dermatologista Liane Junqueira Mazzarone, o encontro visa esclarecer ao público em geral como essas duas especialidades são complementares, e não somente alternativas de tratamentos estéticos e de saúde.

A médica falará ainda sobre os benefícios e as indicações dos procedimentos a laser. “No encontro, o público saberá como funcionam os tratamentos dermatológicos e a cirurgia plástica voltada aos cuidados da pele, além de ter a oportunidade de fazer perguntas. Muitas pessoas acreditam que, a partir do uso de produtos dermatológicos ou tratamentos a laser, a cirurgia plástica se torna desnecessária, o que será desmitificado”, esclarece a médica.

Além de comandar o setor de dermatologia do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa, a médica é sócio-fundadora da Sociedade Brasileira de Queimaduras e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Internacional de Dermatologia Cosmética. De 2009 a 2017, ministrou o Curso de Laser teórico e prático na pós-graduação em Cirurgia Plástica da PUC Rio.

As vagas para a palestra são limitadas, por ordem de chegada.

Brasil Healthcare Revolution Meeting @Plaza São Rafael
jul 19@16:00

Em 19 de julho, a Associação Brasileira de Turismo de Saúde (ABRATUS) organiza, em Porto Alegre (RS), o Brasil Healthcare Revolution Meeting. O evento vem de encontro aos objetivos da Associação de promover o turismo de saúde nos destinos brasileiros. Haverá palestras que abordarão temas ligados ao mercado, ao plano de trabalho da ABRATUS, à promoção do Brasil como destino, além de saber como atrair pacientes estrangeiros ainda em 2018.

O objetivo do evento é ampliar a equipe que atua por trás desse mercado, contando com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, comércios e serviços ligados ao turismo, bem como hospitais, clínicas e pessoas interessadas em conhecer e explorar mais este nicho. “Estamos consolidando o nosso grupo, trazendo membros do governo para o assunto, atraindo mais conhecimento, mais tecnologia para o turismo de saúde no Brasil, tornando nossa imagem cada vez mais forte lá fora. Já temos missões a cumprir para consolidar a região entre os maiores clientes do mundo. Queremos identificar os players locais e orienta-los organizadamente, apresentando ações claras e imediatas e contar com a presença dos principais prestadores de serviço de saúde eletiva e preventiva”, afirma Julia Lima, presidente da ABRATUS. Ela complementa ainda ressaltando que o desenvolvimento econômico local é importante e que já contam com o apoio da Associação Comercial de Porto Alegre e do Convention & Visitors Bureau local.

Fundada em 2011, a ABRATUS tem como objetivo alavancar ainda mais o turismo de saúde no Brasil através da gestão de um novo corpo diretório. A organização social trabalha para integrar e certificar mercados e serviços, desenvolvendo e promovendo o Brasil para pacientes de todo o mundo como o melhor destino turístico de saúde.

jul
20
sex
2018
II Fórum Médico Jurídico Profissional @ABORL-CCF - Auditório Luc Louis Maurice Weckx
jul 20 dia inteiro

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) realiza, no dia 20 de julho, a segunda edição do Fórum Médico Jurídico Profissional organizado pelo Departamento Jurídico da entidade. Na oportunidade, serão colocados em discussão temas como: “Lei do Ato Médico”, “Defesa da Especialidade”, “Boa prática médica”, “Negligência informacional”, “Termo de Ciência e Consentimento”, entre outras pautas de relevância para os profissionais que atuam na área e, em especial, aos associados da entidade.

De acordo com os advogados responsáveis pelo Departamento Jurídico da Associação, pelo segundo ano consecutivo neste importante evento, a ABORL-CCF promoverá a união do Direito e da Medicina na Defesa Profissional e em prol dos seus associados. O encontro é voltado a médicos, advogados e sociedades de especialidade médica.

I Simpósio de Resistência Bacteriana – “As infecções por Enterobactérias resistentes a carbapenêmicos e polimixinas em pacientes críticos” @Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Bloco E (Auditório – 1º Subsolo)
jul 20@13:00 – 17:00

No dia 20 de julho, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP), promove o I Simpósio de Resistência Bacteriana, que tem como tema “As infecções por Enterobactérias resistentes a carbapenêmicos e polimixinas em pacientes críticos”.

Sob coordenação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital, o evento irá abordar aspectos como epidemiologia, diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção de infecções causadas por enterobactérias multirresistentes.

Informações: www.hospitaloswaldocruz.org.br/educacao-ciencia/educacao/cursos-eventos/i-simposio-de-resistencia-bacteriana

Confira a programação:

13h – Credenciamento

13h30 – Abertura

14h-15h45 – Incidência das infecções por enterobactérias resistentes a carbapenem e polimixinas no Brasil e principais mecanismos de resistência envolvidos – Dr. Lauro Perdigão Neto, médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Paulistano. Médico do Grupo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da FMUSP

14h45-15h30

Mesa 1 – Diagnóstico laboratorial de enterobactérias resistentes a carbapenem

Recursos disponíveis para o diagnóstico laboratorial das infecções causadas por enterobactérias resistentes a carbapenem e polimixinas – Dra. Maria Rita Elmor, Departamento de Laboratório Clínico HCFMUSP e Coordenadora Médica do laboratório de Microbiologia do HCor

Diagnóstico fenotípico X genotípico. O que queremos? Mecanismo de resistência ou perfil de sensibilidade? – Dra. Maristela Pinheiro Freire, médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP e ICESP

15h30-15h50 – Coffee Break

Mesa 2 – Tratamento de infecções invasivas por enterobactérias resistentes a carbapenêmicos e polimixinas

Monoterapia ou terapia combinada nas infecções causadas por CRE? – Dr. Filipe Piastrelli, médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Geral de Sapopemba

Terapia com duplo carbapenêmico – Dra. Juliana Oliveira, médica infectologista do Hospital São Paulo UNIFESP. Médica infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Novas drogas – Dr. Ícaro Boszczowski, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Velhas drogas – Dr. Lauro Perdigão Neto, médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Paulistano e médico do Grupo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da FMUSP

16h20 às 17h

Mesa 3 – Prevenção e controle
Qual é o papel do ambiente no controle da disseminação de CRE no ambiente hospitalar? – Ligia Abraão, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Vigilância de CRE e controle da disseminação. Qual estratégia é mais eficiente? – Dr. Matias Salomão – médico infectologista do Hospital Sírio-Libanês. Médico infectologista da Fundação Casa da Aids – FMUSP

17h – Encerramento

Esclarecimentos e informações sobre a RN 433 @Instituto Metrus - Auditório (1º andar)
jul 20@14:00 – 17:30

Desde a publicação da RN 433 pela ANS, no final de junho, muito tem se questionado sobre as novas regras da aplicação de coparticipação e franquia nos planos de saúde do Brasil. Para esclarecer os principais aspectos envolvendo o tema, o advogado e professor Dagoberto José Steinmeyer Lima, sócio-fundador e titular do Dagoberto Advogados, participará como palestrante convidado do encontro “Esclarecimentos e informações sobre a RN 433”, que será realizado no dia 20 de julho, em São Paulo (SP).

Promovido pela AssPreviSiteAssociação, a reunião vai debater e avaliar o contexto da nova resolução sob a ótica de profissionais do segmento, abordando seu entendimento, as implicações, impactos, oportunidades e seus riscos.

Formado pela USP/SP, Dagoberto José Steinmeyer Lima é especialista em Direito Empresarial, sobretudo na área da saúde. Assessor jurídico da AHESP e FBH e do sistema ABRAMGE/SINAMGE/SINOG, atua também como consultor jurídico de operadores de planos privados de assistência à saúde, hospitais, santas casas, laboratórios etc. Além de palestrante, leciona em cursos de pós-graduação e MBAs.

jul
21
sáb
2018
II Simpósio de Espiritualidade em Saúde @BP Mirante - Auditório (1º andar)
jul 21@7:00 – 17:00

Desmistificar a ideia de que medicina e espiritualidade andam em caminhos opostos ainda é um desafio, mas é cada vez mais comum os pacientes abordarem o tema com o médico durante o tratamento de doenças mais graves.

Por isso, discutir como inserir a espiritualidade no cuidado em saúde será o tema do II Simpósio de Espiritualidade em Saúde da BP que ocorre em 21 de julho no BP Mirante, hospital premium da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“As doenças afetam pessoas e não apenas corpos ou organismos. Portanto, quando alguém recebe um diagnóstico de uma doença grave, não é só o corpo que adoce e sim o indivíduo como um todo, numa dimensão biológica, psicológica, social e espiritual. Proporcionar um tratamento de saúde de qualidade é cuidar do indivíduo por inteiro e não apenas da doença em si”, ressalta Felipe Moraes, oncologista e coordenador científico do II Simpósio de Espiritualidade em Saúde da BP.

Dividido em quatro módulos, o evento conta com a participação de médicos, nutricionistas, psicólogos, teólogos, capelães, entre outros profissionais que lidam com o tema diariamente em seus ambientes de trabalho. Dentre os temas discutidos será debatido até que ponto a espiritualidade pode contribuir para a adesão ao tratamento e qual a diferença entre espiritualidade e religiosidade, entre outros assuntos relacionados.

1º Highlights do Congresso Americano de Oncologia 2018 @Hospital São Rafael - Auditório Luigi Faroldi
jul 21@8:30

Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte no Brasil, superado apenas pelas doenças cardiovasculares. De acordo com o Ministério da Saúde e o INCA, em 2018, estima-se a ocorrência de cerca de 600 mil novos casos no país. Para falar sobre a doença e com o objetivo de ampliar o conhecimento científico, o Hospital São Rafael, de Salvador (BA), vai sediar, no dia 21 de julho, o 1º Highlights do Congresso Americano de Oncologia 2018, que é considerado o evento mais importante da área.

A abertura do encontro será realizada pelo Doutor Paulo Hoff. Com grande experiência na área e referência no assunto, Hoff é presidente da Oncologia D’Or, grupo de clínicas de tratamento de câncer da Rede D’Or, maior conglomerado de hospitais privados do país. No vasto currículo de Hoff, destacam-se o doutorado e livre-docência em Oncologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; residência em Medicina Interna no Jackson Memorial Hospital da Universidade de Miami; fellowship em Hematologia e Oncologia na Universidade do Texas, dentre outras especialidades.

Será um dia inteiro de discussões científicas, voltadas para temas que impactam em práticas diárias de clínicos e cirurgiões, com a missão final de oferecer o melhor tratamento aos pacientes oncológicos. O evento será separado por módulos temáticos: melanoma e sarcoma; gastrointestinal e colorretal; ginecológico; genito-urinário; hematologia; cabeça e pescoço; pulmão e mama.

As inscrições são restritas para médicos, residentes, enfermeiros e farmacêuticos.

jul
23
seg
2018
6º Curso Básico de Oncologia (CBO) @Hospital Amaral Carvalho
jul 23 – jul 27 dia inteiro

Começam em 22 de junho as inscrições para o 6º Curso Básico de Oncologia (CBO) do Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú (SP), referência em tratamento de câncer e o maior transplantador de medula óssea do hemisfério sul. Destinado a estudantes de medicina a partir do terceiro ano, o evento será realizado de 23 a 27 de julho. As vagas são limitadas.

Com apoio da Pierre Fabre Médicament e sob a coordenação do hematologista Mair Pedro de Souza, o curso terá na programação atividades teóricas e práticas de serviços como radiologia, mastologia, urologia, medicina nuclear, oncologia clínica e cirúrgica.

Para participar do processo seletivo é necessário baixar a ficha de inscrição no site e enviá-la preenchida por e-mail até as 16h do dia 10 de julho. A lista dos estudantes classificados será divulgada no site no dia 13 de julho.