Eventos

Calendário de eventos

maio
22
ter
2018
I Congresso de Saúde Suplementar @Expo Center Norte
maio 22 – maio 25 dia inteiro

Gargalo no sistema de saúde, a remuneração dos profissionais e procedimentos estarão em pauta no painel “Novos modelos de remuneração e regulação do setor da saúde” durante o “I Congresso de Saúde Suplementar”. Com o tema Impacto Econômico e Sustentável, o evento é promovido pela TM Jobs e Business Club Healthcare Latam, em parceria com o Instituto Latino-Americano de Gestão em Saúde (INLAGS), de 22 a 25 de maio em São Paulo (SP), durante a Feira Hospitalar, outra parceira no projeto.

Um dos participantes do painel é Rodrigo Aguiar, Diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador altamente envolvido com o tema. “O papel da ANS é sempre voltado para a melhoria da prestação da saúde”, afirma ele, que dividirá a mesa com José Cechin, diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).

Cechin conta que há duas principais categorias de remuneração, a chamada prospectiva, que acontece antes da realização do evento; e a retrospectiva, que paga depois do evento realizado, contabilizando cada procedimento. “No Brasil, temos o predomínio absoluto da forma retrospectiva no sistema privado”, argumentando que o pagamento por item produz um “incentivo perverso”, induzindo ao excesso de consumo de materiais.

Segundo ele, o mercado brasileiro tem discutido a alteração do modelo adotado e acredita que o atual Fee For Service (FSS) não é o mais adequado. “Há esforços individuais de cada operadora para antecipar a forma de pagamento, mas não existe a melhor forma, tem que usar várias delas, depende de cada caso”, explicando que a remuneração prévia se divide em subcategorias. Entre elas, cita a Captation, um modelo per capto utilizado em países como Inglaterra e Itália; o Diagnosis Related Groups (DRG) que remunera um conjunto de serviços prestados por um único pagamento conforme o diagnóstico, entre outros modelos.
Em busca de melhores soluções para o sistema de remuneração de saúde brasileiro, a ANS coordena, desde 2016, um grupo formado por agentes de toda a cadeia, como operadoras, entidades de defesa do consumidor, fornecedores de equipamentos médicos.

De acordo com Aguiar, a primeira fase do trabalho, concluída em agosto de 2017, teve como objetivo disseminar o conhecimento sobre os diferentes modelos adotados ao redor do mundo. “Em outubro do ano passado iniciamos a fase dois e agora estamos analisando quais desses modelos são aplicáveis na prática no Brasil, de acordo com o nível de cuidado necessário considerando o paciente dentro da rede de prestadores”, explica o diretor da ANS, citando que as possibilidades se diferem conforme o agente, que pode ser clínicas, serviço de diagnóstico ou hospitais. Essa fase, segundo ele, deverá ser concluída no final desse semestre.

“A partir daí, iniciaremos a fase três, que serão quando as operadoras vão apresentar projetos pilotos de remuneração alternativa, que serão monitorados pelo prazo de um ano”, afirma Aguiar, revelando que já há operadoras trabalhando na elaboração desses projetos.

IX Jornada de Ação em Política Industrial e Regulação para Produtos da Saúde 2018 @Expo Center Norte - 1º Andar - Auditório 2 e 3
maio 22 – maio 25 dia inteiro

22 de maio (terça-feira)

14h – 14h30 – Recepção

14h30 – 15h – Formação da Mesa de Abertura – Diretoria ABIMO e Diretoria ANVISA

15h – 16h – Resultados para 2017/2018 e os desafios da Agenda Regulatória 2017-2020

Leandro Rodrigues Pereira (GGTPS/DIARE/ANVISA)

16h – 17h – Resultados para 2017/2018 e os desafios da Agenda Regulatória 2017-2020

Mariângela Torchia do Nascimento (GGFIS/DIMON/ANVISA)

23 de maio (quarta-feira)

13h30 – 14h – Aspectos relevantes para aprimoramento das informações prestadas para
submissão de Cadastro e Registro de Materiais de Uso em Saúde

Priscilla Consigliero de Rezende Martins (GEMAT/GGTPS/ANVISA)

14h – 14h30 – Aspectos relevantes para aprimoramento das informações prestadas para
submissão de Cadastro e Registro de Produtos para Diagnóstico In Vitro

Marcella Melo Vergne de Abreu (GEVIT/GGTPS/ANVISA)

14h30 – 15h30 – Certificação da Conformidade de Equipamentos Eletromédicos

Anderson de Almeida Pereira (GQUIP/GGTPS/ANVISA)

15h – 15h30 – Panorama do SBAC frente aos desafios do Programa de Avaliação da Conformidade para Equipamentos Eletromédicos

Marcelo Carlos Afonso Carvalho (DCONF/INMETRO)

15h30 – 16h – Perguntas e Respostas (ANVISA e INMETRO)

16h – 17h – Novos fluxos na importação de produtos para saúde acabados e suas
matérias-primas

Marcus Aurélio Miranda de Araújo (GGPAF/ANVISA)

Mônica Cristina Antunes Figueiredo Duarte (GCPAF/GGPAF/ANVISA)

17h – 17h30 – Perguntas e Respostas (GGPAF/ANVISA)

24 de maio (quinta-feira)

14h – 14h40 – Rede Consumo Seguro e Saúde – atuação em rede para a segurança e saúde do consumidor

Nízia Sousa (GGCOF/DSNVS/ANVISA)

14h40 – 15h20 – Os acidentes de consumo: como identificar

Dr. Paulo Guimarães (HOSPITAL DAS FORÇAS ARMADAS)

15h20 – 16h20 – A pirataria e o comércio ilegal de materiais e equipamentos médicos e odontológicos

Marcel Figueira (CSEGI/GADIP/ANVISA)

16h20 – 17h – Manutenção em Equipamentos Eletromédicos e as ações de fiscalização das
atividades profissionais

Rodolfo Fernandes More (CREA-SP)

17h – 17h30 – O comércio eletrônico e as ações de combate à venda irregular de produtos para saúde

François Martins – Relações Institucionais (MERCADO LIVRE)

25 de maio (sexta-feira)

14h – 15h – Ações de Inspeção e Atualização dos POPs do SNVS relativos à inspeção de BPF

Palestrante a confirmar (GGFIS/ANVISA)

15h – 16h – Programa de Auditoria Única em Dispositivos Médicos (MDSAP)

Maria Angela da Paz (Chair – Regulatory Authority Council – RAC/MDSAP)

16h – 17h – RDC 183/2016 – Novas possibilidades na Certificação de Boas Práticas de Fabricação

Denilson Santos (GIPRO/GGFIS)

17h – Encerramento

maio
24
qui
2018
Simpósio da Mayo Clinic e Aorta Simpósio 2018 @Hotel Sheraton Porto Alegre (Auditório)
maio 24 – maio 26 dia inteiro

Os médicos aliviam a dor, tratam, descobrem curas de doenças, prolongam a vida de pacientes e cuidam da saúde coletiva. No entanto, seus nomes e feitos são pouco conhecidos. Muitos brasileiros sabem quem são os melhores jogadores de futebol do nosso e de outros países, mas desconhecem os nomes dos bambambans da Medicina.

O Aorta Simpósio 2018, que leva a Porto Alegre (RS) profissionais da área, oferece a oportunidade de o Brasil e o mundo conhecer, de 24 a 26 de maio, num mesmo evento,  20 renomados expoentes estrangeiros que atuam em procedimentos na aorta nos centros médicos de maior experiência global.

A seleção mundial de especialistas, convidada e coordenada pelo  cirurgião cardiovascular gaúcho  Eduardo Keller Saadi, é formada por experts de países que se destacam no estudo e no tratamento das doenças da principal artéria do corpo humano. Da Holanda, vem Hence Verhagen; da Alemanha, Eric Verhoeven e Giovanni Torsello e, da Argentina, Mariano Ferreira. Os Estados Unidos estão representados por quatro médicos notáveis – Gustavo Oderich, Joseph Coselli, Mark Farber e William Quiñones – e, ainda, por mais 12 profissionais da Clínica Mayo, uma das mais importantes instituições hospitalares do mundo.

Entre os palestrantes do Aorta Simpósio 2018 estão 49 sumidades brasileiras de vários estados. Cerca de 300 participantes que efetivamente atuam nesta área são esperados para este que já considerado o mais completo fórum científico sobre a aorta.

Dia 24 – Atividade pré evento – Simpósio da Mayo Clinic

Na quinta-feira (24), a partir das 14h, ocorre atividade pré congresso, o Simpósio da MayoClinic com membros do seu “staff”. De maneira multidisciplinar, cirurgiões cardiovasculares, vasculares, intensivistas,cardiologistas,anestesistas, geneticistas e radiologistas vão  abordar protocolos e aspectos relacionados a cuidados pré e pós operatórios, avaliação clínica e por meio de imagens, anestesia, medicação, assim como apresentar os principais projetos de pesquisa da Mayo na área de aorta e, também, como estruturar um Centro da Aorta nos moldes da Mayo Clinic.

Dias 25 e 26 – Aorta Simpósio 2018

Na sexta-feira (25), às 7h45, o presidente do evento, Dr. Saadi, abre oficialmente o Aorta Simpósio 2018, anunciando a intensa programação do dia e do sábado (26). Todas as discussões estão focadas nas doenças aórticas, notadamente nas dissecções e aneurismas. Na pauta, as diversas técnicas utilizadas como cirurgias tradicionais que exigem abertura do peito e abdome e recursos endovasculares minimamente invasivos. Os últimos, cada vez mais adotados, dependem apenas de uma pequena incisão ou somente uma punção para entrada do cateter e liberação de prótese para correção de lesões. Casos raros, complicados e indicações para pacientes com doenças associadas também têm espaço garantido no programa científico. Cirurgiões estrangeiros vão exibir vídeos com a metodologia que empregam, demonstrando o passo a passo da utilização de determinados dispositivos. Esses, demais produtos e materiais utilizados nos  diferentes métodos de intervenção vão estar expostos em estandes ao lado do auditório. Os congressistas vão poder manuseá-los, treinar e  explorar o que está sendo projetado para um futuro próximo.

E, na sala Network Space, os profissionais da saúde vão discutir com fabricantes os importantes avanços e receber as orientações de uso de materiais e próteses em casos específicos.

“Os lançamentos tecnológicos, de produtos e de fármacos são tão importantes para atualização dos especialistas como as evoluções das  pesquisas científicas, pois as doenças da aorta sempre representaram um desafio aos cirurgiões. Por exemplo, o índice de mortalidade ainda é grande quando o paciente chega ao hospital com rompimento da artéria. O médico tem que ter muita capacitação para tentar salvá-lo. Cada vez mais, buscamos evoluir para cuidar e tratar de forma mais eficaz essas doenças. Nesse encontro, de forma multidisciplinar, grandes especialistas vão discutir as conquistas dos últimos anos nessa área e prospectar o futuro dos procedimentos. Sem dúvida, podemos transferir os  conhecimentos e a troca de experiência em benefício imediato para os nossos pacientes”, afirma Dr Saadi, presidente do Aorta Simpósio 2018.

maio
25
sex
2018
III Combined Meeting @Câmara Americana de Comércio (AMCHAM)
maio 25 – maio 27 dia inteiro

Temas relacionados à Otologia, Otoneurologia e Foniatria serão colocados em discussão durante a 3ª edição do Combined Meeting, evento promovido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF).

O encontro será realizado de 25 a 27 de maio, em São Paulo e promove, durante os três dias de realização, intensa troca de conhecimentos e compartilhamento de experiências, além da ampliação de ideias entre os participantes.

“Nessa terceira edição, o Combined Meeting traz as especialidades de Otoneurologia e Foniatria e, pela segunda vez, sedia também o Four Otology, da Otologia. Com uma grade preparada cuidadosamente para trazer o que há de mais novo em cada segmento, esperamos que o evento seja proveitoso para colegas de todas as áreas”, declarou o Presidente da ABORL-CCF, Dr. Márcio Abrahão.

maio
26
sáb
2018
ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia @Hospital viValle - Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) - Auditório
maio 26 – maio 27 dia inteiro

O Instituto de Ensino e Pesquisa viValle foi criado em 2005 como um departamento do Hospital viValle, e promove encontros científicos na área da saúde através de cursos de aperfeiçoamento, palestras, conferências e outras atividades educativas.

Além das reuniões clínicas dos diferentes núcleos de especialidades, o IEP oferece diversos eventos para médicos e profissionais da saúde.

Curso com duração de dois dias.

Data: 26 de maio, das 7h45 às 16h e 27 de maio, das 7h45 às 12h

Público Alvo: Médicos, enfermeiros e alunos do 6° ano de medicina

I Simpósio de Radiologia @Stream Palace Hotel
maio 26@8:00 – 17:00

No dia 26 de maio, o Instituto Cimas de Ensino, vai promover o I Simpósio de Radiologia na cidade de Ribeirão Preto (SP), o evento vai mostrar a importância das profissões da área de diagnóstico por imagem. É a oportunidade para conhecer profissionais renomados que são especialistas em Diagnóstico por Imagem gerando uma troca de conhecimentos, técnicas e experiências.

O I Simpósio de Radiologia em Ribeirão Preto, vai mostrar a importância desse segmento no mercado de trabalho. O evento tem como objetivo qualificar profissionais que trabalham nesses setores com o objetivo de melhorar rotinas de trabalho, adquirir conhecimentos e realizar networking.

O coordenador do evento será o professor e diretor Lucivaldo Santos do Instituto Cimas.

Inovações em Otorrinolaringologia @Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Bloco E (Auditório – 1º Subsolo)
maio 26@8:00 – 13:00

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP), promove, no dia 26 de maio, palestra sobre inovações em otorrinolaringologia. O evento abordará as novidades sobre as doenças obstrutivas das glândulas salivares, tecnologias em cirurgia nasossinusal, entre outras. O evento tem a coordenação do Dr. George Boraks, otorrinolaringologista e cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Fabiano Haddad Brandão, otorrinolaringologista, Dr. Ney Penteado de Castro Neto, especialista em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci, otorrinolaringologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Programação:

8:00 às 8:30 –  Welcome Coffee

8:30 às 9:30 – Novas tecnologias em cirurgia nasossinusal  – Dr. Fabiano Haddad Brandão

9:30 às 10:30 – Próteses implantáveis de orelha média – Dr. Iulo Sergio Baraúna Filho

10:30 às 11:00 – Coffee Break

11:00 às 12:00 – Novas perspectivas no tratamento das doenças obstrutivas das glândulas salivares – Dr. George Boraks

12:00 às 13:00 – Direitos da saúde suplementar – Dr. Henrique Augusto Soares dos Santos

13:00 – Encerramento

maio
29
ter
2018
Resistência Microbiana: estratégias para o uso racional de antimicrobianos @On-line - Ao vivo
maio 29@14:00

No dia 29 de maio o Proqualis irá promover webinar com o tema “Resistência Microbiana: estratégias para o uso racional de antimicrobianos”. A palestrante convidada é Claudia Vidal, Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, filiado à EBSERH.

A resistência microbiana aos antimicrobianos atualmente é uma das maiores preocupações globais em saúde pública, uma vez que antimicrobianos muito usados estão se tornando ineficazes, gerando uma série de consequências diretas e indiretas como, por exemplo, o prolongamento da doença, o aumento da taxa de mortalidade, a permanência prolongada no ambiente hospitalar e a ineficácia dos tratamentos preventivos que comprometem toda a população.

Embora a resistência microbiana seja um fenômeno natural, sua propagação está diretamente relacionada a diversos fatores, como uso indevido de antimicrobianos, programas de controle de infecção e de gerenciamento da terapia antimicrobiana inadequados ou inexistentes, medicamentos de má qualidade, vigilância inadequada e regulamentação insuficiente sobre o uso dessas substâncias.

jun
4
seg
2018
1º Hackaton da Divulgação Científica em Saúde @Tenda da Ciência Virginia Schall e Oficina Escola de Manguinhos
jun 4 – jun 5 dia inteiro

Criar projetos inovadores para falar sobre ciência a diferentes públicos é a meta do Primeiro Hackaton da Divulgação Científica em Saúde, promovido Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, e pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, com a colaboração do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, do Museu da Vida e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O evento, que acontece nos dias 4 e 5 de junho, está com inscrições abertas até 2 de maio.

Podem participar cientistas, jornalistas, designers, museólogos, educadores, pós-graduandos e outras pessoas interessadas em divulgação científica em saúde, independentemente de vínculo institucional. Não se trata de um curso ou de uma aula, mas de um exercício prático, no qual a interação entre os participantes é que vai enriquecer o processo. Ao final, dois projetos serão premiados pela Fiocruz com recursos de até R$ 25 mil.

Para se inscrever, os interessados devem descrever brevemente a ideia para um projeto de divulgação científica que tenha relação com o tema escolhido para o evento: “Todo cidadão faz uso da ciência – como as pesquisas científicas impactam a saúde da população e outros aspectos de sua qualidade de vida”. Serão selecionados 30 participantes.

Além do exercício de desenvolvimento de projeto, o hackaton incluirá uma roda de conversa sobre divulgação científica e relatos práticos de experiências na área. Essas atividades serão abertas ao público em geral.

jun
5
ter
2018
Lean Summit 2018 – Transformar o Mundo Resolvendo Problemas @Expo Center Norte - Centro de Convenções
jun 5 – jun 6 dia inteiro

A seguradora SulAmérica participa do Lean Summit 2018, evento que será promovido pelo Lean Institute Brasil nos dias 5 e 6 de junho, em São Paulo (SP). O congresso fomenta o conhecimento e a troca de experiências sobre a prática da metodologia Lean nas empresas, filosofia de gestão que preza pela redução de desperdícios e pela resolução sustentável de problemas com o intuito de agregar ainda mais valor para o cliente.

O vice-presidente de Operações e Tecnologia, Marco Antunes, e a superintendente de Processos, Luciana Gomes, representam a SulAmérica como palestrantes no painel Potencialize os Resultados Aperfeiçoando a Experiência do Cliente, que ocorre no domingo (6), a partir das 10h. Na ocasião, os executivos apresentam, de forma cronológica, os resultados positivos da aplicação Lean no processo de reembolso dos clientes de seguro saúde da companhia.

“A SulAmérica tem adotado a metodologia Lean de forma bem-sucedida em inúmeras áreas. Na operação de reembolso de Seguro Saúde , iniciamos a trajetória de revisão e melhoria há três anos e, desde então, implementamos uma verdadeira transformação na forma como a companhia enxerga e executa o processo, com vantagens reais para a experiência dos clientes. Hoje, o segurado pode solicitar e acompanhar um reembolso totalmente de forma digital, por meio de uma foto tirada pelo próprio smartphone, simples assim!”, afirma Antunes.

Durante a palestra, também serão destaques as iniciativas Lean no processo de prévias de reembolso. Agora o segurado tem acesso via aplicativo da SulAmérica Saúde ao valor a ser reembolsado de consultas, exames, terapias e procedimento cirúrgicos em até três dias úteis. A funcionalidade inédita é mais uma incorporada ao aplicativo , que já registra 1,5 milhão de downloads e está disponível na Google Play (Android) e na Apple Store (iOS).

Esta é a segunda vez que a SulAmérica se apresenta no Lean Summit, que é organizado a cada dois anos. A companhia adota a filosofia Lean em todas as suas frentes de negócios desde 2014 para melhorar a experiência do cliente e aumentar a produtividade. Em março deste ano, a seguradora registrou mais de dois mil colaboradores treinados para aplicação do Lean nas respectivas áreas. A metodologia é aplicada internamente de forma contínua por meio módulos presenciais, e-learning (Universidade Corporativa), além de visitas às áreas (gembas) para compartilhamento de experiências entre as equipes.