Eventos

Calendário de eventos

out
18
qua
2017
12º CONBRASS – Congresso Brasileiro de Auditoria em Sistemas de Saúde e Curso PAPPA em Home Care e Cuidados Paliativos @Hotel WZ Jardins
out 18 – out 20 dia inteiro

A 12ª edição do CONBRASS – Congresso Brasileiro de Auditoria em Sistemas de Saúde, será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em São Paulo (SP), e no dia 20 de outubro, dentro do evento acontece um Curso PAPPA com foco em Home Care e Cuidados Paliativos. O dia terá grade de palestras com profissionais de renome, onde serão abordados temas como “Cuidados Paliativos em Pediatria”, com o Dr. Dácio Damiani, “Tratamento de Feridas e Lesão”, entre outros.

Será realizado também o lançamento oficial do livro “Cuidados Paliativos – Um olhar sobre as práticas e necessidades atuais”, da Dra. Vera Anita Bifulco, psicóloga, e do Dr. Ricardo Caponero, médico oncologista, autores que estarão autografando no local cada exemplar, que será distribuído gratuitamente aos participantes do evento.

20º Congresso Brasileiro de Mastologia
out 18 – out 21 dia inteiro

O coordenador médico dos Programas de Saúde da Paraná Clínicas, Dr. Helio Rubens de Oliveira Filho, participa em 19 de outubro do 20º Congresso Brasileiro de Mastologia, em Porto de Galinhas (PE). Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – PR, mastologista do Hospital Santa Cruz e Professor Assistente da UFPR, o médico será um dos debatedores da mesa-redonda “Diretrizes de Neoadjuvância: onde estamos e para onde vamos”. “Será um prazer poder debater e aprender com os maiores especialistas do Brasil e do mundo, neste que é o congresso mais importante do país sobre o assunto”, afirma.

O evento, promovido pela SBM, acontece de 18 a 21 de outubro, e traz em sua programação temas como Cirurgia, Biologia Molecular, Genética, Imaginologia, Radioterapia e Oncologia Clínica.

IX Congresso Baiano de Oftalmologia @Hospital São Rafael
out 18 – out 20 dia inteiro

O oftalmologista André Príncipe, especialista em retina e vítreo, realizará uma aula com cirurgias ao vivo de remoção de tração vitreomacular e vitrectomia minimamente invasiva. Voltado para oftalmologistas convidados, o evento acontece em 18 de outubro, às 18h30, no Hospital Santa Luzia, em Salvador (BA). Esta ação é uma prévia do IX Congresso Baiano de Oftalmologia, que ocorrerá de 19 a 21 de outubro, no Hospital São Rafael, onde André Príncipe será um dos coordenadores, além de apresentar sobre o tema.

out
19
qui
2017
III Simpósio de Reabilitação das Unidades Famesp @Hospital Estadual de Bauru - Auditório Sírius
out 19 – out 20 dia inteiro

Nos dias 19 e 20 de outubro, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) realiza o III Simpósio de Reabilitação das Unidades sob sua gestão, no Hospital Estadual de Bauru (SP). Nesta edição, o evento conta com vasta programação, que inclui um curso, apresentação de trabalhos científicos e onze palestras, ministradas por profissionais das unidades Famesp e de outras instituições de ensino e de saúde. Podem participar fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, estudantes e demais profissionais interessados. O objetivo do Simpósio é permitir que os profissionais atualizem seus conhecimentos sobre os processos de reabilitação. As vagas são limitadas e as inscrições serão recebidas até o dia 16 de outubro.

Curso de órteses faz parte do evento

O curso está programado para o dia 19, das 13h às 17h. Com o tema central “Avaliação e indicação de órteses de membros superiores e inferiores”, o conteúdo será apresentado em dois módulos. Às 13h, o fisioterapeuta Rafael Francisco de Oliveira Santos irá ministrar uma aula sobre próteses para membros inferiores. E, às 15h15, as terapeutas ocupacionais Sandra Cristina Ferreira Franco e Camila Tofolli Ferreira da Silva irão abordar a avaliação e indicação de órteses de membros superiores. Os interessados podem optar pela inscrição que combina curso e simpósio.

Às 19h, acontece a abertura oficial do Simpósio. E, na sequência, a primeira palestra do evento abordará o tema “AVC: atendimento hospitalar”. Quem vai conduzir o assunto é a médica neurologista Marcia Alves Moura Poli, coordenadora do Serviço de Neurologia do Hospital de Base de Bauru e fellowship neurovascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC-FMB-Unesp).

A partir das 20h15, haverá duas palestras combinadas. A fonoaudióloga Priscila Watson Ribeiro, da Unidade de AVC do HCFMB-Unesp, irá falar sobre os “Desafios da atuação fonoaudiológica na unidade de AVC”. E a terapeuta ocupacional Natalia Andrade de Camargo, também da equipe da Unidade de AVC do HCFMB/Unesp, abordará a atuação da terapia ocupacional e da fisioterapia na unidade em que atua.

A programação do dia 19 se encerra com a apresentação da palestra “Paralisia Cerebral”, marcada para as 21h30, com apresentação da médica ortopedista pediátrica Thaís Matsushigue Godoy, da equipe do Hospital Estadual de Bauru.

Terapias complementares, reabilitação profissional e cuidados paliativos

No segundo dia do evento, 20, as atividades têm início às 8h, com a palestra “Terapias complementares em saúde – Reiki, Florais de Bach e Meditação”, que será conduzida pela fisioterapeuta do Hospital Estadual de Bauru, Daiane Caroline Nascimento dos Santos. Às 8h45, acontece a palestra “A atuação do fisioterapeuta na reabilitação profissional do INSS”, ministrada pela analista do Seguro Social com formação em Fisioterapia, Marcella Garcia Ferreira dos Santos, da Gerência Executiva do INSS Marília. Em seguida, às 9h30, o fisioterapeuta Rodrigo Dal Rovere, da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Estadual Américo Brasiliense irá apresentar a palestra “Fisioterapia em cuidados paliativos”.

Às 10h30 e às 15h30, haverá apresentações de trabalhos científicos com tema livre ou pôster. A partir das 11h15, serão apresentadas mais cinco palestras: “Toxina botulínica e fisioterapia no tratamento da espasticidade”, com o fisioterapeuta João Paulo dos Santos (HEB), “Treinamento resistido na reabilitação de pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)”, com a palestrante Renata Gonçalves Mendes (UFSCar), “Microfisioterapia aplicada à área hospitalar”, com a fisioterapeuta Ana Paula do Prado (Instituto Lauro de Souza Lima), “Ventilação Mecânica segura na Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA)”, com a palestrante Marta Damasceno (Sociedade Paulista de Terapia Intensiva/SOPATI) e “Walkaide – a órtese eletrônica”, com o fisioterapeuta Alex Silva Migues (Centro de Ortopedia Técnica Bauru). O encerramento do evento acontece no final de tarde do dia 20, com premiação científica.

Trabalhos Científicos

A Comissão Científica do III Simpósio de Reabilitação das Unidades Famesp está recebendo inscrições para apresentação de trabalhos científicos (tema livre ou pôster). A data limite de envio dos resumos é 17 de outubro, e não serão aceitos trabalhos sem resultados preliminares ou que não se caracterizem como pesquisa científica. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por, sendo necessário enviar duas vias do resumo, o comprovante de inscrição no evento e dados pessoais do autor. Os resultados dos trabalhos enviados serão divulgados no dia 16 de outubro pelo site da Famesp. A padronização e normas para envio de resumos podem ser conferidas no site da Famesp (www.famesp.org.br/noticias/normas-trabalhos-simposio-reabilita-2017.pdf).

out
20
sex
2017
2º Simpósio da Dor e Cuidados Paliativos @Hospital do Câncer Mãe de Deus - Auditório
out 20 – out 21 dia inteiro

Uma das manifestações mais comuns do corpo, a dor merece cada vez mais atenção e cuidados integrais dos especialistas, isso porque a sua ocorrência pode estar relacionada a diferentes doenças. Para ampliar a compreensão sobre esse problema, o Hospital do Câncer Mãe de Deus, de Porto Alegre (RS), realizará, nos dias 20 e 21 de outubro, o 2º Simpósio da Dor e Cuidados Paliativos, voltado a profissionais da área da saúde. Entre os temas a serem abordados estão cuidados paliativos em pacientes não oncológicos, a importância da enfermagem, fisioterapia, nutrição e psicologia nesses atendimentos.

Haverá também apresentação de casos clínicos, além de debate sobre a implicação jurídica na assistência ao final da vida. O evento é promovido do Núcleo de Tratamento da Dor e Cuidados Integrais do hospital e acontece das 19h às 22h no dia 20 e das 8h às 18h no dia 21.

3ª Conferência Nacional da Apraxia de Fala na Infância @Memorial da América Latina - Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência (Auditório)
out 20 – out 21 dia inteiro

Ainda pouco estudada e conhecida no Brasil, a Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio neurológico motor, no qual a criança apresenta dificuldade no planejamento e na programação dos movimentos necessários para a fala. Visando à disseminar informação e levar conhecimento aos pais e aos profissionais da área da saúde e educação, a Abrapraxia – Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância -, com o apoio da Secretaria de Estado das Pessoas com Deficiência, realizará a 3ª Conferência Nacional sobre o distúrbio. O encontro acontece em 20 de outubro (sexta-feira), das 18h às 20h30, e em 21 de outubro (sábado), das 8h30 às 18h30, no Memorial da América Latina.

Estima-se que entre 5 a 10% das crianças no mundo, em idade pré-escolar, tenham alguma dificuldade em se comunicar. Em pelo menos 3 a 5% desses casos, a criança pode ter apraxia. Ou seja, de uma a cinco crianças a cada 1 mil podem ter AFI (Apraxia de Fala na Infância). Por ser rara, a apraxia é difícil de ser reconhecida e pode, muitas vezes, ser confundida com autismo. O diagnóstico equivocado pode levar a um tratamento inadequado, podendo não prover o suporte necessário para o potencial desenvolvimento da criança. É necessário que a criança consulte um fonoaudiólogo, que possui experiência em detectar as diferenças entre esse e outros diversos problemas de fala. Uma equipe multidisciplinar geralmente é necessária para fornecer todo o suporte para a família e criança.

Além de discutir alguns dos principais aspectos deste distúrbio, inclusive questões de ensino/pedagógicas, a Conferência trará a especialista Nancy Tharsis, uma renomada fonoaudióloga americana, com vasta experiência em atendimento clínico, bem como participação em estudos e palestras por todo território americano. É uma das fundadoras do Social Thinking, método que tem o diferencial da abordagem do desenvolvimento social da criança com apraxia, autismo e outros distúrbios da comunicação. Haverá um pré curso de um dia com esta especialista no dia 20 de outubro: Desafios da Apraxia, Autismo e Distúrbio do Desenvolvimento Social: diagnostico diferencial, co-existência e intervenções.

6º Gastrinho – Atualização médica em cirurgia digestiva @Hospital Santa Rosa
out 20 – out 21 dia inteiro

As cirurgias digestivas são uma das demandas que mais continuam a crescer no Brasil. Em Mato Grosso, este quadro não é diferente. Tanto que, nos dias 20 e 21 de outubro, Cuiabá irá sediar a sexta edição do projeto “Gastrinho” – um programa voltado para a atualização médica em cirurgia digestiva, com módulos voltados para as áreas do conhecimento em gastroenterologia clínica e cirúrgica, ministrados por especialistas na área.

Promovido pelo Hospital Santa Rosa – por meio do Programa de Residência Médica Centro de Estudos Dr. Cervantes Caporossi – em conjunto com a Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo (LCAD) da Unic, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Secção Mato Grosso (CBC-MT) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o evento será realizado no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan), com vagas limitadas.

Com miniconferência e palestras de alto nível sobre temas atuais, o “Gastrinho” é voltado para estudantes, graduados na área médica e cirurgiões gerais e do aparelho digestivo. Além de estimular a pesquisa e contar com a divulgação de trabalhos acadêmicos, o evento tem como proposta desmistificar a rotina dos profissionais deste segmento ao promover o intercâmbio educacional por meio da aplicação de conceitos, discussão e análise de casos durante a edição.

“A ideia é proporcionar aos alunos e profissionais várias atividades e palestras de qualidade, com conteúdo atualizado e muito bem apresentado. Isto, ao prezar pelo conhecimento e integração – tanto entre a cirurgia geral e do aparelho digestivo quanto entre profissionais locais, regionais e nacionais”, destaca o cirurgião geral e do aparelho digestivo Carlos Henrique Arruda Salles, um dos organizadores do evento.

Pensamento reiterado pelo diretor médico do Hospital Santa Rosa e coordenador do programa de residência da instituição, Cervantes Caporossi. “A educação continuada na área da saúde é primordial. Ao passar adiante o conhecimento adquirido em eventos como este, que ocorre anualmente, criamos uma espécie de programa de atualização profissional”, pondera.

Este ano, a edição contará com a participação especial do membro titular da FBG e professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o doutor em medicina (gastroenterologia) Luiz João Abrahão Júnior. Em Cuiabá, o “Gastrinho” tem como referência o evento “Gastrão” – tradicional encontro para aprimoramento científico em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Transplante de Fígado e Endoscopia, que ocorre anualmente em São Paulo.

PROGRAMAÇÃO – Na sexta-feira (20), o evento começa oficialmente às 18h30, com a recepção dos inscritos. Logo em seguida, a partir das 19h15, o cirurgião geral e do aparelho digestivo José Carlos C. Marques, membro da LCAD, ministrará a palestra de abertura. Entre os módulos da noite, estarão presentes temas envolvendo “Pré e Pós-Operatório – Projeto Acerto” e “Propedêutica Laboratório e Imagem”.

Já, no sábado (21), o encontro terá início às 8h, com o módulo  “Gastroenterologia Clínica” e segue com temáticas envolvendo aspectos relativos às cirurgias de “Fígado” e “Vias Biliares”, bem como “Cirurgia Bariátrica”, “Hérnia Coloproctologia” e “Urgência e Emergência”. A edição também contará com a miniconferência “Esofagite Eosinofílica” e a apresentação dos trabalhos científicos classificados.

Vale ressaltar que o sistema digestório abrange todo o processo de nutrição, absorção e excreção de alimentos – e, com isso, engloba doenças cirúrgicas e procedimentos relacionados ao sistema digestório e outras áreas afins.

Imersão em Ergometria, fundamentos de Cintilografia e integração com outros métodos @Quanta Diagnóstico e Terapia
out 20 – out 21 dia inteiro

A Quanta Diagnóstico e Terapia promove nova edição do curso anual “Imersão em Ergometria, fundamentos de Cintilografia e integração com outros métodos”, que ocorre nos meses de outubro e novembro. O objetivo do curso é reavaliar a utilização da tecnologia por imagem na avaliação do paciente cardíaco que tem doença coronária suspeita ou conhecida.

Com coordenação do cardiologista e médico nuclear João Vitola e do cardiologista Arnaldo Stier Júnior, as aulas são voltadas para médicos, residentes e especializandos. Entre os temas abordados estão parâmetros clínicos e hemodinâmicos; critérios diagnósticos eletrocardiográficos, escores prognósticos, apresentação de casos clínicos e discussão entre os participantes.

O primeiro módulo será nos dias 20 de outubro, das 20h às 22h e 21 de outubro, das 8h30 às 11h30. Já o segundo módulo acontece nos dias 17 de novembro, das 20h às 22h e 18 de novembro, das 8h30 às 11h30. As vagas são limitadas.

XIV Congresso de Saúde e Espiritualidade e I Jornada Médico Espírita @Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) - Salão Nobre
out 20 – out 23 dia inteiro

Durante três dias, a Liga de Saúde e Espiritualidade da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e a Associação Médico-Espírita (AME) – Botucatu (SP) – promoverão dois importantes eventos: o XIV Congresso de Saúde e Espiritualidade (dias 20 e 21 de outubro) e a I Jornada Médico Espírita (dia 23 de outubro).

Os eventos visam incentivar alunos, professores, profissionais da área da saúde e membros da comunidade a terem uma visão integrada da saúde contemplando também o aspecto espiritual dos pacientes. “Pretendemos motivar a reflexão acerca da importância do estudo e pesquisas de temas relacionados à saúde e espiritualidade, e a incorporação desta temática na formação de graduandos de cursos das áreas da saúde”, explicam os organizadores.

3º Congresso Brasileiro de Ceratocone @Centro de Convenções A Hebraica
out 20@8:00 – out 21@18:00

Doença da córnea, membrana na parte anterior do olho, e principal causa dos transplantes de córnea no Brasil, o Ceratocone afeta milhares de Brasileiros. O problema é diagnosticado quando há o afilamento e o aumento da curvatura do globo ocular, causando o aparecimento de miopia, astigmatismo e a baixa acuidade visual.

Há três anos, a Sociedade Brasileira de Ceratocone, responsável por realizar pesquisas e divulgar novos diagnósticos e tratamentos da doença, teve a ideia de organizar um encontro para os especialistas da área, com o intuito de discutir as inovações tecnológicas e novidades em intervenções.

O Congresso Brasileiro de Ceratocone está em sua terceira edição e, este ano, será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, em São Paulo (SP). O evento abordará temas importantes na área como o diagnóstico do Ceratocone, as controvérsias e os dilemas da doença, os casos clínicos, as lentes de contato, o crosslinking, o anel intraestromal e o transplante de córnea.

O acesso da população aos tratamentos modernos levou a diminuição no número de transplantes e à recuperação da qualidade da visão de milhares de pacientes. “Hoje, com procedimentos como o Anel Intracorneano e o Crosslink, o uso correto das lentes de contato, as novas tecnologias e as técnicas mais modernas de transplante de córnea conseguimos resultados nunca antes vistos”, destaca o oftalmologista Renato Neves, presidente do congresso e da Sociedade Brasileira de Ceratocone.

Durante o evento, será apresentada uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Ceratocone mostrando como é o atendimento da doença no Brasil e os procedimentos mais utilizados para tratar o Ceratocone.

 

Programação preliminar: goo.gl/R3YqAe