Eventos

Calendário de eventos

abr
26
qua
2017
II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente @Centro de Convenções Rebouças
abr 26 – abr 28 dia inteiro

 

Você sabia que a simples identificação incorreta de um exame; a administração incorreta de um medicamento ou uma cirurgia em local errado podem trazer danos graves ao paciente? Esses são alguns dos motivos que levaram ao surgimento da campanha, “Abril pela Segurança do Paciente”, promovida pelo Ministério da Saúde que entra em ação este mês.

Esta campanha é um incentivo para que todos possam contribuir para a segurança do paciente. A ONA (Organização Nacional de Acreditação) o IBSP (Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente) e o ISMP (Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos) são instituições que buscam incessantemente colaborar com a melhoria da assistência no Brasil, e que também acreditam que sensibilizar tanto os profissionais quanto os próprios pacientes, é um dos caminhos para uma assistência com menos eventos adversos.

Neste contexto a ONA possui uma metodologia de acreditação de saúde com padrões reconhecidos internacionalmente, que ajudam as organizações a prestarem uma assistência mais segura e de qualidade.

“Menos de 4% dos hospitais do país seguem normas pré-estabelecidas pelo processo de acreditação, que visam maior segurança do paciente”, diz Dr. Péricles Góes da Cruz, gerente de relações institucionais da ONA.

Ele ainda complementa que são mais de 6.500 hospitais cadastrados no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) e em torno de 250 destes, são acreditados pela Organização Nacional de Acreditação, que promove o atendimento a normas de conduta para segurança do paciente.

Fomentando a campanha, o IBSP em parceria com a ONA e apoio do ISMP, dão força à iniciativa com intuito de mostrar que os padrões de qualidade e segurança podem ser adotados por todas as organizações.

Durante o mês de abril, será apresentada uma programação interessante para promover os pilares da segurança do paciente. “Haverá uma série de conteúdos especiais nos Portais do IBSP e da ONA sobre as boas práticas relacionadas às metas internacionais de segurança do paciente, uma campanha nas redes sociais explicando os principais conceitos do tema ao público leigo, um webinar gratuito para discutir novos desafios na área, culminando no fim do mês com o II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente”, comenta Dr. José Branco, diretor executivo do IBSP.

O II Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, acontece do dia 26 a 28 de abril, no Centro de Convenções Rebouças. Mais informações no link: http://www.simposio-ibsp.com.br/. Além disso, no dia 11 de abril, às 19h, o Dr. Lucas Zambon, MD, PhD e Diretor Científico e Fundador do IBSP, vai ministrar uma webinar com o tema “Segurança do Paciente: novos desafios”, que será transmitido gratuitamente.

“Nosso objetivo é aproveitar o mês de abril para ampliar a discussão sobre Segurança do Paciente e qualidade de vida dos profissionais em saúde. Com o Simpósio queremos propiciar a troca de experiências para buscar uma melhoria do processo de qualidade”, afirma Branco.

Péricles Góes da Cruz também aponta que incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade em todos os sistemas de saúde. “Toda organização de saúde deve se preocupar com a qualidade e segurança da assistência prestada ao seu paciente”, afirma. Porém, a acreditação ajuda na melhoria contínua da qualidade porque é uma avaliação externa e é feita a partir de padrões pré-definidos e reconhecidos internacionalmente.

Melhorar a qualidade do sistema de saúde no Brasil é um grande desafio. “Somos um país com muitas diferenças regionais. Cada organização precisa superar uma série de desafios para ter um bom nível de qualidade. Nossa proposta é incentivar esse processo e mostrar a importância da busca constante pela qualidade. Além disso, o paciente também possui responsabilidades, ele deve saber qual seu papel no processo”, finaliza.

VII Congresso Latino-Americano de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (IFSO LAC)
abr 26 – abr 29 dia inteiro

Como identificar o perfil do paciente apto para realizar uma cirurgia bariátrica e metabólica será um dos temas abordados na palestra do Coordenador do Centro de Obesidades e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Ricardo Cohen, durante o VII Congresso Latino-Americano de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (IFSO LAC) que acontece entre os dias 26 e 29 de abril, na cidade de Santa Cruz, na Bolívia. O médico também será o coordenador do 1º Fórum Latino Americano sobre Cirurgia Bariátrica, que acontece na sexta-feira, 28 de abril, dentro da programação do IFSO-LAC

Líder em pesquisas pioneiras, como a que comprovou a eficácia da cirurgia gastrointestinal para tratar diabetes tipo 2 em pacientes que não sofrem de obesidade mórbida, o médico brasileiro também foi convidado pela organização do evento a assumir a presidência do IFSO LAC.

abr
27
qui
2017
14ª Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) @Transamérica Expo Center
abr 27 – abr 30 dia inteiro

O Cristália, especialista em anestesia na América Latina, participará do 14ª Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA), um dos mais importantes eventos científicos do segmento no país, e promoverá um workshop gratuito sobre o anestésico venoso dextrocetamina. Os 72 m² do estande serão montados sob o mote dos 45 anos de história do Laboratório, com o tema “Vidas em nossas Vidas”. O Congresso ocorrerá entre os dias 27 e 30 de abril, em São Paulo (SP), e espera receber mais de 2.500 profissionais do setor.

A proposta do Laboratório é apresentar sessões de cinema em seu estande, contando a trajetória do Cristália, que, desde 1972, constrói um portfólio inovador de medicamentos, revolucionando a indústria farmacêutica brasileira. No sábado (29), às 13h10, na sala 06, ocorrerá o workshop sobre Dextrocetamina, um fármaco inovador; indicado como anestésico único em intervenções diagnósticas e cirúrgicas, que não necessitem de relaxamento muscular. A participação é gratuita e destinada aos anestesiologistas, que devem se inscrever previamente pelo site www.cristalia.com.br.

O Congresso Paulista de Anestesiologia é organizado pela Sociedade Paulista de Anestesiologia (SAESP) e tem como objetivo transmitir o que há de mais moderno e avançado na anestesia brasileira.

14º Congresso Paulista de Anestesiologia
Data: 27 a 30 de abril de 2017 – (dias 27 e 28, das 8h às 18h; dia 29, das 9h às 18h; e dia 30, das 9h às 11h) – Confira a programação: copa2017.saesp.org.br/programacao-cientifica/programacao-por-data

Informações e inscrições: copa2017.saesp.org.br/inscricoes/prazos-e-valores

II Simpósio de Imuno-Oncologia @Hotel Master
abr 27 – abr 29 dia inteiro

Os avanços da imunoterapia como tratamento de diferentes tipos de tumores é o foco do II Simpósio de Imuno-Oncologia, que ocorrerá de 27 a 29 de abril, em Gramado (RS). A iniciativa irá discutir o uso do próprio sistema imunológico do paciente para combater o câncer, uma das práticas terapêuticas mais pesquisadas atualmente. Entre os participantes, o encontro contará com a participação internacional da oncologista francesa Dra. Sandrine Aspelagh. Ela integra o Departamento de Pesquisa de Novas Terapias do Instituto Gustave Roussy, o primeiro centro europeu voltado à pesquisa e tratamento do câncer. Também contará com a presença do Dr. William William, especialista brasileiro em câncer de pulmão, que atua no MD Anderson Cancer Institute em Houston, Texas nos USA.

Serão atualizadas informações sobre tumores de pulmão, rim, mama, cabeça e pescoço, bexiga e melanoma que estão sendo tratados com imunoterapia. Diretor do Hospital do Câncer Mãe de Deus, o Dr. Carlos Barrios, informa que a programação do Simpósio terá particular atenção com as necessidades educacionais na área de imuno-oncologia por sua importância para os médicos oncologistas que estão iniciando seu contato com esta área terapêutica. Serão debatidos temas como Os custos associados à incorporação da imunoterapia, Toxicidade associada à imunoterapia moderna, Biomarcadores e seleção de pacientes para imunoterapia e Resposta do Sistema Imune aos Tumores: O câncer como uma falha do sistema?

O II Simpósio de Imuno-Oncologia é dirigido a médicos oncologistas​, médicos residentes de oncologia​, cirurgiões oncológicos​, médicos residentes de cirurgia oncológica​, enfermeiras oncológicas e profissionais de Centros de Pesquisa Clínica.

abr
28
sex
2017
Curso de Atualização em Cirurgia e Endocrinologia Pediátrica
abr 28 dia inteiro

Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização em Cirurgia e Endocrinologia Pediátrica oferecido pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Bauru (sp), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) sob gestão da Famesp. O evento é destinado a médicos da rede de atenção básica de saúde de Bauru e de outros 17 municípios da região.

Realizado no dia 28 de abril, o curso será conduzido pelas médicas Marilyse Bragança L. Fernandes, que ministrará o tema “Boas práticas em cirurgia pediátrica no consultório”, e Maria Cristina Crês, endocrinologista pediátrica, que abordará o tema “Alterações na puberdade: quando encaminhar?”.

Ao todo, são oferecidas 30 vagas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail jrodrigues.amebauru@famesp.org.br até o dia 13/4. No ato da inscrição, o médico deve informar nome completo, CRM, unidade de saúde de origem, município e telefone de contato.

Ao oferecer esses cursos de atualização, o AME tem por objetivo melhorar a comunicação entre os especialistas do ambulatório e os profissionais que atuam na rede de atenção básica à saúde, otimizando encaminhamentos e favorecendo melhor continuidade do tratamento da patologia nas unidades básicas de saúde.

V Congresso Internacional de Neuro-Oncologia
abr 28 – abr 29 dia inteiro

Você sabia que…

• Os tumores cerebrais são encontrados em cerca de 2% das autópsias de rotina e mesmo os tumores considerados benignos podem ser graves?

• Tumores intracranianos primários são aqueles que se originam nos neurônios (parênquima cerebral) como os gliomas e os meduloblastomas?

• Glioma é um tumor que começa no cérebro, um dos tipos mais comuns, e pode ocorrer em pessoas jovens ou de meia-idade, sendo o gliobastoma o tipo mais agressivo?

• Metástase ocorre quando as células cancerosas, por meio da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos, atingem outras áreas do corpo?

• No cérebro, as metástases são cerca de 10 vezes mais comuns do que os tumores primários?

• Além da cirurgia, radio e quimioterapia, outros tratamentos para os tumores cerebrais têm sido investigados e apresentado bons resultados como novos agentes quimioterápicos, terapia gênica ou imunoterapia?

Quer saber mais?

Fernando Maluf, coordenador da Oncologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, é um dos organizadores do V Congresso Internacional de Neuro-Oncologia, que será realizado dias 28 e 29 de abril, em São Paulo (SP), em parceria com as sociedades médicas ligadas ao tema: SBN, SBCO, SBOC, SNOLA, SBR e ABN.

Especialistas renomados discutirão as novidades em prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres que afetam o sistema nervoso central. Entre eles, três participações internacionais relevantes:

• Dr. Wolfgang Wick – Responsável pelo Departamento de Neuro-Oncologia da Universidade de Heidelberg (Alemanha) – Expert em novas terapias e protocolos de quimioterapia e radioterapia.
• Dr. Steven Kalkanis – Chefe do departamento de Neurocirurgia do Henry Ford Cancer Institute (Detroit – EUA) – Especialista com incrível experiência nas áreas dos tumores primários e das metástases do sistema nervoso central.
• Ricardo Jorge Komotar – Diretor do Departamento de Cirurgia Neurológica da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami (EUA) – Expert em biologia molecular e também em tumores primários e metástases.

XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia @Sheraton São Paulo WTC Hotel
abr 28 – maio 1 dia inteiro

Uma das atrações do XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia, de 28 de abril a 1° de maio, em São Paulo (SP), será a conferência da embaixadora americana Nancy G Brinker para um grupo de mastologistas, oncologistas e representantes do terceiro setor sobre o impacto do câncer de mama no mundo.

A embaixadora é fundadora e coordenadora da Susan G Komen – maior fonte sem fins lucrativos do mundo de financiamento na luta contra o câncer de mama. Em sua primeira viagem ao Brasil, Nancy Brinker também visitará alguns serviços de assistência aos doentes com câncer de mama em São Paulo. Em 2009, recebeu das mãos do presidente Barack Obama a  Medalha Presidencial de Liberdade em 2009, a maior condecoração civil dos EUA.

“Nossa missão é ajudar as mulheres a perceber que é importante falar sobre o câncer da mama e para identificar como uma mulher diagnosticada com a doença tem ajudado a trazer problemas de saúde das mulheres importantes fora das sombras e para a luz”.

A conferência abrirá o Simpósio Susan G. Komen – CBC no dia 29 de abril, das 8h30 às 9h e faz parte de uma ampla programação sobre câncer de mama, que terá a participação de especialistas da Unifesp, Sociedade Brasileira de Mastologia, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e outras entidades.

Segundo dados da Fundação, em 2017, estima-se que entre as mulheres americanas haverá mais de 200 mil novos casos de câncer de mama invasivo e 40 mil mortes por câncer de mama.

A Fundação surgiu em 1982 e leva o nome da irmã de Nancy Brinker, diagnosticada com câncer de mama em 1977 e que morreu em 1980. “Eu pisei neste mundo de caridade há mais de 30 anos com uma promessa à minha irmã. Eu não tinha ideia de como até mesmo começar a criar uma tal mudança. Ao longo dos anos, ouvindo histórias de outras mulheres e conectando seu poder e paixão com a comunidade maior, construímos Susan G. Komen na maior fonte sem fins lucrativos do mundo de financiamento na luta contra o câncer de mama”.

O evento é uma realização do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, a maior associação cirúrgica da América Latina. O XXXII Congresso Brasileiro de Cirurgia debaterá avanços no tratamento do câncer, cirurgia robótica, cirurgia metabólica, infecção na cirurgia, transplante de órgãos e trauma, entre outros temas.

O cirurgião brasileiro radicado nos EUA, Antônio Marttos, diretor do departamento de trauma e telemedicina da Universidade de Miami, integra o time de convidados internacionais, que ainda terá os norte americanos John Morton, Michael J Zinner, Michael M Awad e Ralph Tufano, o italiano Franco Roviello, o belga Giovanni Dapri, entre dezenas de conferencistas do mundo todo.

Informações e inscrições: cirurgia2017.com.br

abr
29
sáb
2017
Curso de Transtornos do Movimento 2017 @UnB - Instituto de Biologia (Auditório)
abr 29 – abr 30 dia inteiro

Nos dias 29 e 30 de abril o Laboratório de Neurofarmacologia do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB) promove o Curso de Transtornos do Movimento 2017. O curso, que acontecerá em Brasília (DF), conta com 15 palestrantes, entre eles, a Dra. Fiorella Menegatti, médica nuclear do Imagens Médicas de Brasília (IMEB).

Com o objetivo de atingir o público que tenha interesse em Ciência Translacional, o curso oferecerá certificado como um Curso de Extensão da universidade. A Dra. Fiorella Menegatti falará sobre a medicina nuclear relacionada aos distúrbios de movimento. Para a médica, cuja palestra acontecerá no domingo, compartilhar conhecimento é motivo de orgulho. “Nestes eventos, há uma transmissão mútua de conhecimento. Mas quem mais se beneficia de toda essa atuação entre profissionais são os pacientes, nosso foco principal”, conta.

No sábado, o curso começa às 8h30 e vai até às 12h30, com uma pausa de 20 minutos para um coffee break, e das 14h às 19h, com outra pausa, de mesma duração, também à tarde. No domingo, o evento começa às 8h e segue até 12h30. No período vespertino, as palestras seguem das 14h às 18h. Os dois turnos do domingo terão pequenas paradas iguais às do dia anterior.

Informações: (61) 3107-5921 l interfoco.unb@gmail.com

abr
30
dom
2017
Pesquisa Operacional: modelagem e implantação de serviços de saúde eficientes e efetivos @ Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) - Auditório
abr 30 dia inteiro

No dia 30 de abril, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) convida o professor e engenheiro de produção, Silvio Hamacher, para a palestra “Pesquisa Operacional: modelagem e implantação de serviços de saúde eficientes e efetivos”. A partir das 18h, o especialista em pesquisa operacional (PO) fará uma apresentação sobre esta área da engenharia de produção que é capaz de propor soluções eficientes para a operação e planejamento de empresas, entre elas do setor de saúde.

Durante o evento, cases de sucesso nos Estados Unidos serão apresentados aos convidados, assim como três exemplos desenvolvidos pela PUC-RIO em situações reais, entre elas: melhoria no agendamento de pacientes e no tratamento da Sepse, e otimização de escalas de médicos em um hospital brasileiro.

Silvio Hamacher  é professor associado da PUC-RIO, desde 1996. Trabalha com Pesquisa Operacional desde o seu mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ, em 1991, e doutorado em Génie Industriel pela Ecole Centrale Paris, em 1995, ambos abordando modelagem em programação matemática. Desde 2001, tem atuado na Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional em atividades como membro do comitê científico e da diretoria, tendo sido presidente da sociedade no mandato 2015-2016. Atualmente, é Bolsista de Produtividade CNPq Nível 1.

Para participar, basta se cadastrar no site www.idor.org. Mais informações pelo telefone (21) 3883-6000.

maio
2
ter
2017
26º Congresso Fehosp @Tauá Hotel & Convention Atibaia
maio 2 – maio 5 dia inteiro

 

Entre os dias 2 e 5 maio, será realizado o 26º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, em Atibaia, interior de São Paulo.

O tema deste ano será a ‘Interdependência: reduzindo fraquezas, aumentando forças’, que discutirá a necessidade de interação das Santas Casas e hospitais beneficentes com os governos municipais, estaduais e federal e com a comunidade. Potencializar estas relações é fundamental para as entidades.

Esta edição do Congresso irá receber profissionais do segmento que irão apresentar os problemas enfrentados pelas instituições e, além disso, irão expor cases de sucesso e propor soluções para as questões do cenário atual.

Com o sucesso dos fóruns paralelos da 25ª edição, a novidade vai se repetir, mas desta vez serão 9 palestras. Na terça-feira (02/05), acontecerão 3 fóruns – Gestão de Custos, Nutrição e Farmácia e Sistemas de Gestão. No dia seguinte (03/05), os temas serão T.I. – Inovações Tecnológicas, Comunicação Interna e Externa e Compras e Suprimentos Hospitalares Sustentáveis. Já no dia 4 de maio, os temas dos fóruns serão Jurídico, Gestão de Pessoas e Qualidade e Segurança do Paciente.

Para Edson Rogatti, presidente da Fehosp, o conhecimento é essencial para mudar processos e buscar evolução. “Este congresso é uma oportunidade de compartilhar experiências e adquirir especialização em assuntos importantes para as Santas Casas e hospitais beneficentes”, afirma.

As inscrições para o 26º Congresso da Fehosps serão realizadas somente pelo site www.eventosfehosp.com.br.

Informações: eventos@fehosp.com.br l (11) 3242-8111