Eventos

Calendário de eventos

nov
12
seg
2018
1º Congresso Internacional de Medicina Canabinoide @Centro de Convenções Rebouças
nov 12 – nov 14 dia inteiro

A HempMeds™, subsidiária do grupo americano Medical Marijuana, Inc. traz ao Brasil o Presidente para América Latina, Raúl Elizalde, para participar do CannX, o 1º Congresso Internacional de Medicina Canabinoide, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em São Paulo (SP). O evento reunirá alguns dos líderes mais importantes na pesquisa de medicamentos canabinoides do mundo, além de especialistas do Brasil e autoridades locais.

O foco do Congresso será na pesquisa e na experiência clínica. Alguns dos assuntos abordados incluirão o papel homeostático do sistema endocanabinoide e o uso de canabinoides na prática clínica para o tratamento de dor, câncer, autismo e o cuidado integrado para idosos.

Nesse contexto, no dia 14, às 14h50, Elizalde participará da “Conversa com pacientes: Como o Uso Terapêutico da Cannabis pode ajudar na promoção de saúde e qualidade de vida?”, junto com outros atores importantes da comunidade canábica. “A participação neste evento é uma oportunidade ímpar de trocar experiências com autoridades do setor e principalmente para unirmos forças, na promoção de ações que beneficiem os pacientes que precisam da cannabis medicinal e que facilitem o acesso para tratar as mais diversas patologias”, afirma Elizalde.

Dr. Raúl Elizalde Garza é advogado formado pela Universidade de Monterrey, no México. Sua filha, Grace, tornou-se a primeira paciente a importar legalmente produtos à base de cannabis para o país, graças a uma ordem judicial. Ele fundou uma organização sem fins lucrativos – a “Por Grace” – que ajuda mais de mil mexicanos a obter acesso legal a produtos de cannabis. Elizalde é peça chave na legalização da cannabis para uso médico e industrial no México, tendo participado em 2016 da discussão com o presidente do país sobre o projeto de lei que permite o uso medicinal de cannabis. Participou como palestrante no 39º Comitê de Peritos de Dependência de Drogas da Organização Mundial de Saúde, ministrando fala sobre canabidiol.

Simpósio Satélite

A HempMeds™ Brasil promove no Simpósio Satélite, no dia 13, às 12h40. O tema será qualidade de vida e funcionalidade aos pacientes. O evento conta com a presença de Norberto Fischer, pai de Anny Fischer, que foi a primeira paciente a obter autorização para importar canabidiol para o Brasil, em decorrência do diagnóstico da sua condição rara, CDKL5. Ao lado de Fischer, irão compor a mesa o Neurologista Infantil Dr. Rubens Wajnsztejn e Júnior Gibelli, Diretor de Assuntos Médicos da HempMeds™ Brasil. Eles discorrerão sobre a experiência clínica do uso de canabidiol em pacientes com autismo e transtorno global do desenvolvimento, além das variedades de produtos e posologias indicadas para determinadas terapias.

MEDICA 2018 @Düsseldorf Trade Fair Center
nov 12 – nov 15 dia inteiro

A MEDICA Trade Fair é o maior evento do segmento médico mundial e acontece anualmente no mês de novembro, em Düsseldorf, na Alemanha. Médicos, peritos, gestores e tomadores de decisões se encontram na feira para conferir as novidades do mercado, inovações técnicas e médicas, assistência de internamento e ambulatória, congressos, fóruns, e realizar troca de experiência, contatos com expositores e formação contínua. A MEDICA é o maior ponto de encontro do mundo para profissionais da área.

nov
13
ter
2018
15° Congresso Brasileiro de Hansenologia @Centro de Convenções Arnaud Rodrigues
nov 13 – nov 17 dia inteiro

Segundo país em número de casos de hanseníase – perdendo para a Índia –, o Brasil ainda está longe de um cenário de controle da doença. Não são raros os casos de pacientes que conseguem o diagnóstico depois de terem passado por inúmeras consultas médicas ou que são finalmente diagnosticados com hanseníase quando já apresentam sequelas/incapacidades em estado avançado: a hanseníase ainda é diagnosticada quando as sequelas estão visíveis e já comprometeram em algum grau a saúde do paciente. Também é preocupante o número de doentes com menos de 15 anos de idade – a hanseníase leva de cinco a dez anos para se manifestar.

Um dos pontos principais na política de combate à doença no país é a capacitação dos profissionais de saúde. Por isso, a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) promove um curso de capacitação voltado a agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem em Palmas (TO). São 400 vagas disponíveis. O curso acontece dia 14 de novembro, das 8h às 18h, com inscrições gratuitas.

A SBH realiza em Palmas, de 13 a 17 de novembro, a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Hansenologia – o maior evento no Brasil que trata do tema. A edição 2018 do congresso é comemorativa dos 70 anos da SBH.

O curso

O curso orientará os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem sobre como suspeitar de lesões relacionadas à hanseníase (manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele com alteração de sensibilidade ao tato, dor e ao frio ou calor).

“Temos de ressaltar a importância do agente comunitário de saúde e do técnico de enfermagem no seguimento do tratamento dos doentes e o papel que eles desempenham no estímulo aos pacientes para que não abandonem o tratamento”, explica o presidente da SBH, Claudio Salgado. O curso abordará, também, informações sobre reações que podem ocorrer com o tratamento para que os profissionais estejam aptos a conversar com o paciente, além de orientações sobre ética na abordagem das famílias e vizinhos de pacientes de hanseníase.

No Brasil

A hanseníase no Brasil é um problema de saúde pública – por ano, são notificados mais de 30 mil casos novos – número semelhante aos registros anuais oficiais de HIV/AIDS. “Mas o Brasil certamente tem de três a cinco vezes mais casos de hanseníase”, alerta Claudio Salgado. Segundo ele, a doença ainda é diagnosticada tardiamente. São comuns os casos de pacientes que já passaram por vários atendimentos e nunca tiveram o diagnóstico correto. “Também é comum o paciente que recebeu diagnósticos diversos, fez vários tratamentos para outras doenças de pele ou para doenças que se manifestam com algum tipo de dor”, ressalta.

Tratamento

Doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. O doente tem a pele, nervos periféricos, olhos e outras áreas afetadas. Por muito tempo foi uma doença incurável. Hoje há tratamentos a base de antibióticos, totalmente gratuitos oferecidos pelo SUS.

Há formas mais contagiosas (multibacilar – muitos bacilos) e menos contagiosas (paucibacilar – poucos bacilos). O tratamento pode levar de seis meses, para os pacientes paucibacilares, a dois anos, para pacientes multibacilares e é feito à base de um coquetel de antibióticos chamado poliquimioterapia, constituído de dapsona, clofazimina e rifampicina.

Existem exames para o diagnóstico da hanseníase como baciloscopia do raspado dérmico das orelhas, cotovelos, joelhos e lesões de pele; exame histopatológico a partir da biópsia da pele, dentre outros mais sofisticados. No entanto, esses exames são geralmente positivos apenas nas formas multibacilares. O grande problema são os pacientes ditos paucibacilares (aproximadamente 40%) que não são diagnosticados nesses exames. Por isso, é grande a importância do exame clínico bem feito e, por consequência, é essencial que o Brasil tenha políticas fortes e contínuas de capacitação e treinamento a profissionais de saúde.

70º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn) @Expo Unimed Curitiba
nov 13 – nov 16 dia inteiro

Entre os dias 13 e 16 de novembro, a cidade de Curitiba (PR) vai receber a 70ª edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, com foco central no tema “Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”. O evento, que contará com a participação de mais de 5 mil pessoas, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na edição deste ano, que será realizada no Expo Unimed Curitiba, os participantes terão a oportunidade de participar de cursos, reuniões e exposições de trabalhos baseados em três eixos: a história e a contemporaneidade do processo de cuidar, baseado nas necessidades de saúde da população, da estruturação das políticas de saúde e da ética e bioética. Além disso, o congresso contará com a apresentação de mais de 3 mil trabalhos científicos.

As dezenas de atividades do CBEn serão comandadas pelas maiores refrências do mercado nacional. Entre os destaques da programação estão os talk shows “O processo de cuidar em áreas críticas: equipes de alta performance” e  “Cuidados paliativos: necessidade humana ou imposição social?”; as palestras “Incorporação de tecnologias em saúde no processo de cuidar”,  “O processo de cuidar e a estruturação de políticas públicas de saúde” e “Conflitos éticos e bioéticos no processo de cuidar”; e os seminários “O processo de cuidar nas doenças transmissíveis reemergentes” e “A interdisciplinaridade do processo de cuidar”.

O evento contará, também, com lançamentos de livros e com um salão expositivo onde empresas referências do segmento irão expor as principais novidades do mercado. Além disso, no dia 14 de novembro, o Espaço Araucária, no Centro de Curitiba, contará com atividades gratuitas, abertas a população, sobre os males causados pelos agrotóxicos. A ação, que faz parte da programação oficial do CBEn, contará com palestras, oficinas e exibição de vídeos temáticos.

nov
14
qua
2018
20º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica @Bahia Othon Palace Hotel
nov 14 – nov 17 dia inteiro

A bioMérieux, empresa francesa especialista em diagnóstico in vitro, estará presente no 20º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, organizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Baiana de Pediatria, que acontece de 14 a 17 de novembro, em Salvador (BA).

Quem visitar o estande da companhia, que também é patrocinadora do congresso, poderá se aprofundar sobre a importância da abordagem sindrômica e a identificação rápida e precisa dos patógenos (em apenas uma hora), que auxiliam a equipe médica melhorando as condições de gerenciamento do paciente para a admissão hospitalar, isolamento, terapia antiviral e antimicrobiana.

Dentro da programação do Congresso, a bioMérieux apresentará no dia 15 de novembro, das 12h30 às 14h, na Sala Itapoan, o simpósio satélite “Impacto e Relevância na Prática Clínica dos Testes Sindrômicos FilmArray Respiratory e FilmArray Meningitis/Encephalitis Panel”, ministrado pelo Dr. Juan Pablo Torres Torretti, pediatra infectologista, professor da Universidade de Chile e especialista em Biologia Molecular aplicada ao diagnóstico, e pelo Dr. Gustavo Bruniera, patologista clínico e Diretor Operacional do laboratório Senne Liquor Diagnóstico.

A vagas são limitadas.

28º Congresso Brasileiro de Reprodução Humana @Expominas
nov 14@8:00 – nov 16@19:00

Entre os dias 14 e 16 de novembro, Belo Horizonte (MG) será palco do 28º Congresso Brasileiro de Reprodução Humana. Os mais de mil ginecologistas e obstetras esperados no evento terão acesso a quase 100 palestras e simpósios, ministrados por especialistas nacionais e internacionais, que discutirão as novas tecnologias e pesquisas como estímulo para o crescimento da área de reprodução assistida no país.

Entre os simpósios mais esperados, está o do Laboratórios Ferring, empresa biofarmacêutica e especialista em reprodução assistida. Com o tema “A Evolução da TRA – Abordagem Moderna da Estimulação Ovariana”, o médico italiano Dr. Antonio Lamarca se une aos médicos brasileiros Dr. Carlos Petta, Dr. Eduardo Motta e o Dr. Álvaro Petracco para discutir os caminhos e as vantagens da medicina individualizada na reprodução humana. O conceito envolve o uso de um novo medicamento para estimulação ovariana, o Rekovelle®, que já oferece às mulheres uma dosagem personalizada, além da utilização de um biomarcador para a definição do tratamento específico para cada paciente, proporcionando aos médicos um regime de posologia individualizada.

O simpósio do Laboratórios Ferring acontece no último dia do Congresso Brasileiro de Reprodução Humana, 16 de novembro, a partir das 12 horas.

nov
15
qui
2018
50º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – CBOT
nov 15 – nov 17 dia inteiro

O 50º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – CBOT será realizado entre os dias 15 e 17 de novembro na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), participará do evento para tratar do tema “A cirurgia de tornozelo e pé”.

Grandes nomes da especialidade ministraram as palestras e compartilharão suas experiências com os congressistas. Nos simpósios do primeiro dia do evento, os debates serão em torno das questões “O que mudou na cirurgia do mediopé e antepé”, “A artrodese do tornozelo ainda tem espaço hoje? Quando indicar?”.

No Dia da Especialidade, alguns dos temas abordados serão fraturas dos metatarsianos do 1° ao 5º, fratura do navicular e cuboide e lesão da lisfranc, entre outros. Já no dia 17/11, as mesas redondas serão sobre pé plano valgo adquirido do adulto e tendão de Aquiles.

Segundo o Dr. Marco Túlio Costa, presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Pé – ABTPé, a participação no evento é fundamental, uma vez que o encontro reúne especialistas e líderes da ortopedia brasileira, além de ser reconhecido nacional e internacionalmente por sua amplitude.

nov
16
sex
2018
I Simpósio Internacional de Ozonioterapia e 25º Curso Básico e Avançado de Ozonioterapia @Hotel Matsubara
nov 16 – nov 18 dia inteiro

Uma das principais presenças confirmadas no Simpósio é do cirurgião italiano Dário Apuzzo, Presidente da Academia Internacional de Pesquisa em Terapia com Oxigênio  e Ozônio. Ele é especialista em medicina Física e Reabilitação, tem vários trabalhos publicados sobre o uso da ozonioterapia e é um dos principais propagadores da técnica no mundo.

A Ozonioterapia é regulamentada em mais de 50 países, sendo utilizada inclusive nos serviços públicos de saúde da Itália, Alemanha, Portugal, China, Cuba, entre outros. No Brasil, o Ministério da Saúde incluiu, este ano, a Ozonioterapia na lista de práticas integrativas do SUS. A técnica é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia mas o Conselho Federal de Medicina  ainda considera  a Ozonioterapia como um procedimento experimental. “O Simpósio é destinado a atualização científica e intercâmbio de experiências nas diversas áreas de atuação da Ozonioterapia”, afirma o Presidente da ABOZ, o cardiologista Dr. Arnoldo de Souza.

Curso atualiza profissionais sobre o uso da Ozonioterapia 

Simultaneamente ao Simpósio, será realizado o 25º CURSO BÁSICO E AVANÇADO DE OZONIOTERAPIA da ABOZ, destinado aos profissionais que desejam conhecer os fundamentos básicos da Ozonioterapia, seus mecanismos de ação e aplicações em suas áreas de atuação, como Médicos, Odontólogos, Médicos Veterinários, Farmacêuticos, Biomédicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – desde que façam parte de equipe médica – e Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação das áreas especificadas acima, “Os cursos promovidos pela ABOZ têm caráter apenas informativo, não fornecendo qualquer tipo de reconhecimento ou habilitação em relação à técnica”, explica o Dr. Arnoldo.

nov
17
sáb
2018
XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD 2018) e XXXVI Semana Pan-americana de Enfermidades Digestivas (SPED 2018) @Transamérica Expo Center - Centro de Convenções
nov 17 – nov 20 dia inteiro

O Laboratórios Ferring, empresa biofarmacêutica com atuação em mais de 110 países, participa da XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD 2018) e da XXXVI Semana Pan-americana de Enfermidades Digestivas (SPED 2018), congressos que acontecem simultaneamente entre os dias 17 e 20 de novembro, na capital paulista.

A farmacêutica contará com um stand no congresso para levar informações sobre os seus produtos e serviços do segmento de doenças inflamatórias intestinais aos gastroenterologistas presentes. Além disso, o Laboratórios Ferring inova ao trazer o aplicativo Intestino Limpo, que auxilia aos pacientes na realização do preparo para o exame de colonoscopia, e apresenta o Portal Minha DII, um site que contém informações, presta suporte e dá dicas sobre as doenças inflamatórias intestinais (DII).

Promovido pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), a Organização Pan-americana de Gastroenterologia (OPGE) e a Sociedade Interamericana de Endoscopia Digestiva (SIED), este é o maior evento de Gastroenterologia da América Latina, onde são esperados mais de 9 mil gastroenterologistas, sendo cerca de 6.500 brasileiros e 2.500 estrangeiros, e mais de 600 palestrantes nacionais e 90 internacionais.

nov
20
ter
2018
1º Congresso Digital para Pacientes com Câncer do Brasil
nov 20 – nov 30 dia inteiro

Com o intuito de proporcionar acesso à informação gratuita e confiável para pacientes, familiares e cuidadores, o 1º Congresso Digital para Pacientes com Câncer do Brasil, acontece entre os dias 20 a 30 de novembro.

Apresentado em uma plataforma educacional desenvolvida para atender as dúvidas mais comuns dos envolvidos com a doença, o Câncer Com Ciência irá oferecer conteúdos confiáveis sobre direitos dos pacientes, alimentação e exercícios, sexualidade feminina e masculina, medicina integrativa, cuidados paliativos, papel de cuidadores, coach câncer e pesquisa clínica. Os vídeos também trazem conteúdos específicos sobre vários tipos de câncer informando sobre a doença, sintomas e diagnósticos, tratamentos disponíveis, novas opções que estão em pesquisa e como lidar com efeitos colaterais.

O conteúdo exclusivo, algo em torno de 100 palestras em vídeos, criado por alguns dos maiores especialistas em oncologia no Brasil, será distribuído em salas de conferências digitais.

Entre os patrocinadores do congresso estão as Farmacêuticas Roche e Astellas, os parceiros de conteúdo hospitais Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Nove de Julho, Santa Catarina, Grupo de Hospitais Americas Oncologia e entidades divulgadoras ABIFIC, ANAHP e INTERFARMA.

A 1ª edição do Câncer Com Ciência é uma iniciativa da Execution Health, agência de comunicação com compromisso de geração de impacto social e atuação na área de saúde.

Página do Facebook: www.facebook.com/comcienciaonline

Oncologistas da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo participam

Compartilhar informações e empoderar pacientes oncológicos de todo o Brasil sobre a jornada contra o câncer é o objetivo do congresso digital Câncer com Ciência, do qual a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, referência em Oncologia, é apoiadora. Especialistas da instituição terão uma sala online na qual disponibilizarão vídeos, com linguagem fácil, sobre o câncer de pulmão.

William Nassib William Júnior, diretor médico de Oncologia Clínica e Hematologia do Centro Oncológico da BP, e as especialistas Carolina Kawamura Haddad e Suellen Nestri abordarão sintomas, diagnóstico, opções de tratamento, efeitos colaterais e novas opções terapêuticas em fase de pesquisa.

Voltado para clientes, familiares e cuidadores, o congresso ainda abordará outros tipos de câncer.