Eventos

Calendário de eventos

ago
8
ter
2017
III Curso de Capacitação em Estimulação Cognitiva Intergeracional: Teoria e Prática @Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
ago 8@14:00 – dez 19@17:00

A estimulação cognitiva é uma proposta terapêutica capaz de promover a saúde cerebral, contribuindo para o aumento da densidade sináptica e da plasticidade cerebral, pois reforça o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de novas estratégias cognitivas.

O ensaio clínico FINGER, realizado na Finlândia e publicado na revista Lancet em março de 2015, demonstrou que a estimulação cognitiva juntamente com hábitos saudáveis e sociabilização foi eficaz na prevenção e na melhora de declínio cognitivo.

A importância de grupos intergeracionais foi observada no Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento pela Organização das Nações Unidas que reconheceu a relevância de fortalecer a convivência e solidariedade entre as gerações.

Diante dessas evidências, o Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês desenvolveu o Programa Cérebro Ativo, para atender de forma multidisciplinar adultos e idosos interessados em melhorar o seu desempenho cognitivo nas atividades diárias. E, de forma pioneira, desenvolveu também o Curso de Capacitação em Estimulação Cognitiva Intergeracional, para que essa proposta possa ser difundida em outros locais do Brasil.

ago
16
qua
2017
32º Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde em Diabetes @Centro Universitário São Camilo
ago 16 – ago 19 dia inteiro

A ADJ Diabetes Brasil e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) iniciam as inscrições para a 32ª edição do Curso de Qualificação para Profissionais de Saúde em Diabetes. Esta iniciativa irá ocorrer, entre os dias 16 e 19 de agosto, em São Paulo (SP).

Este curso, que recebeu o prêmio do segundo lugar, pela Associação Latino Americana de Diabetes (ALAD), como Programa de Referência de Educação em Diabetes, na América Latina, tem como proposta estimular os diferentes profissionais de saúde a desenvolverem posturas e ações educativas em diabetes no trato com pacientes, familiares e cuidadores em geral. Esta é uma parceria entre ADJ Diabetes Brasil e a Sociedade Brasileira de Diabetes que conta com os apoios da Federação Internacional de Diabetes (IDF) – região Sul e Central da América e Caribe (SACA) e da Rede Latino Americana de Educadores em Diabetes (RELAD).

Desde seu início em 2008, o Projeto Educando Educadores já qualificou mais de 1407 profissionais entre eles, 563 enfermeiros, 344 nutricionistas, 174 médicos, 107 farmacêuticos, 74 psicólogos, 37 educadores físicos e 108 profissionais de outras profissões, de diferentes setores de atenção ao diabetes, das áreas: pública, privada, ONGs e educacionais.

As atividades durante o curso são bastante dinâmicas, com oficinas e discussões de casos bem como muita troca de experiências, além dos debates, do crescimento e da conscientização de todos com relação aos direitos do acesso ao tratamento e às políticas públicas voltadas ao diabetes e hipertensão.

A conclusão final do Curso pelo participante é reconhecida e certificada pela ADJ, SBD e IDF, somente após apresentação e aprovação de Projeto Educativo de Conclusão a ser aplicado na área em que o aluno atua.

As vagas são limitadas!

Para saber mais informações e fazer sua inscrição, acesse: www.adj.org.br/leitura-conteudo/00000869/M00003, preencha a ficha de pré-inscrição e encaminhe para educandoeducadores@gmail.com

HospitalMed – Feira de produtos, equipamentos, serviço e tecnologia para hospitais, laboratórios, farmácia, clínicas e consultórios @Centro de Convenções de Pernambuco
ago 16@14:00 – ago 18@20:00

A HospitalMed – Feira de produtos, equipamentos, serviço e tecnologia para hospitais, laboratórios, farmácia, clínicas e consultórios realiza sua quinta edição em 2017. O evento acontece em Pernambuco, entre os dias 16 a 18 de agosto. A feira é o maior encontro hospitalar do Norte / Nordeste, com foco nas tendências de mercado de saúde, e conta com aproximadamente 300 marcas, espalhados em 10.000 m², onde mais de 150 expositores oferecerão produtos e serviços para hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios e serviços de saúde.

Com profissionais selecionados, a expectativa para este ano é que a feira tenha um público superior a 15 mil visitações, movimentando cerca de R$ 220 milhões de reais no período feira e pós-feira. Para isso, a HospitalMed expõe uma maior diversidade de produtos como Sistema de Gestão e Informática, Recuperação Traumatológica e Pós-Operatória, Centros Cirúrgicos, Home Care, Emergências e Transportes, Farmácia Hospitalar, Enfermaria e Monitorização, Higienização e Desinfecção Hospitalar, Ortopedia e Fisioterapia, Correlatos, Hotelaria e Mobiliário, Uniformes e Lavanderia, Alimentação Parenteral, Instalações e Construções, mão-de-obra terceirizada e Literatura Especializada.

Entre os expositores confirmados, estão o Hospital Real Português, Hospital Jayme da Fonte, MV Sistemas, Inalamed, Resmedical, Phillips, RDI Bender, Transmai, Oxymed, Medical e Goldmedic. No total, a estrutura do evento conta com a geração de aproximadamente 1.200 empregos diretos e indiretos. O evento conta, ainda, com 30 workshops e 10 fóruns, além de eventos simultâneos.

Para Rodrigo da Fonte, presidente do Hospitalmed, o objetivo do evento é reunir em um só local, exposição dos lançamentos e tendências de produtos e serviços do setor da saúde, oportunidades de negócios e networking com o mercado regional, capacitação profissional e muita inovação através da 2ª edição do projeto Startup Health além do lançamento da Robótica Health novo projeto para incentivar o setor de Robótica dentro da saúde”, explica Rodrigo.

EVENTOS SIMULTÂNEOS

6º CONGRESSO NORTE- NORDESTE DE GESTÃO EM SAÚDE

2º Encontro Startup Health

6º WORKSHOPS SINDHOSPE HOSPITALMED

4º FÓRUM NORTE/NORDESTE DE FARMÁCIA

4º FÓRUM NORTE/NORDESTE DE SAÚDE DIGITAL E 9º ENCONTRO REDE NUTES

3º FÓRUM NORTE/NORDESTE DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA

2º FÓRUM DE HOTELARIA HOSPITALAR

2º PRÊMIO DE LÍDERES DO NORTE/NORDESTE

4º FÓRUM NORTE-NORDESTE DE ENFERMAGEM

4º FÓRUM NORTE-NORDESTE DE LICITAÇÃO

2º FÓRUM NORTE/NORDESTE DE SIMULADORES REALÍSTICOS CIRÚGICOS

1º FÓRUM DA KESA

4º FÓRUM NORTE-NORDESTE DE LICITAÇÃO

2º CICLO DE WORKSHOPS PRÁTICOS DO REAL HOSPITAL PORTUGUÊS

1º FÓRUM DE GESTÃO EM SÁUDE PARA GESTORES PÚBICOS

Entrada gratuita para profissionais de saúde.

ago
17
qui
2017
6º CIMES – Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde @Hotel Maksoud Plaza
ago 17 – ago 18 dia inteiro

Visando incentivar a cooperação entre representantes do governo, indústria e academia em prol do desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira da saúde, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) promoverá a sexta edição do CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde). O evento, que acontece entre os dias 17 e 18 agosto, em São Paulo (SP), receberá grandes nomes nacionais e internacionais da indústria, da academia e do setor regulatório na área da saúde para debates sobre a importância da inovação em dispositivos médicos e odontológicos.

Abrindo os trabalhos no primeiro dia, a plenária “O Desafio para Conectividade e Segurança de Dados na Saúde” irá tratar a sistemática para coleta de dados de pacientes no SUS já instalada no Brasil e possíveis seus aprimoramentos, bem como a inteligência preditiva em tempo real e a importância da segurança de dados. O painel contará com a presença da convidada internacional Dra. Thankam Thyvalikakath, diretora da Dental Informatics Core, Indiana University School of Dentistry, dos Estados Unidos; e Fabio Campos, cyber security da IBM.

Falando sobre “Saúde 4.0 – Inovação e Conectividade”, o primeiro talk show do CIMES terá como fundamento a utilização de tecnologias 3D para a área da saúde sob as discussões de Jorge Vicente Lopes da Silva, responsável pela divisão de tecnologias tridimensionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e Franco Pallamolla, presidente da ABIMO.

“Do ponto de vista do tema específico Indústria 4.0 (ou manufatura avançada), vamos discutir o que é exatamente esse conceito, sua forma de operar e seu impacto na área industrial e na economia dos países. Creio que essa discussão deverá também ser ampliada para a medicina”, explica o palestrante Jorge Vicente Silva.

O representante do Consulado da Holanda, Rens Koele, e o diretor do programa de pós-graduação do Hospital Sírio-Libanês, Luiz Fernando Reis irão levantar discussões sobre “Telemedicina e Home Care” embasadas nas diferenças entre o atendimento hospitalar e o home care quanto à eficácia e ao custo, dificuldades e desafios para implementação desse tipo de projeto no Brasil, modelos já em prática no exterior e outros pontos interessantes.

A “Competitividade Internacional da Odontologia Brasileira” é o tema que encerrará o primeiro dia de debates do Congresso. O painel de odontologia abordará a evolução da indústria nacional de produtos odontológicos quanto à abrangência internacional, bem como o potencial brasileiro com relação ao conteúdo de odontologia e que não é 100% explorado ainda, inclusive em prol da expansão industrial no exterior. Gabriel Isaacsson, gestor do Projeto Brazilian Health Devices da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos); Álvaro Della Bona, ex-presidente da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica); e Roberto Alcântara, presidente da empresa Angelus, são os convidados do painel.

Já no segundo dia, o talk show “Tecnologias Digitais para Prática Clínica e Educação: Realidade Aumentada” abre os trabalhos trazendo à tona questões relevantes para o setor odontológico, como as oportunidades para a indústria considerando o novo cenário da odontologia digital e o surgimento de novas tecnologias que revolucionam o ensino e a prática no segmento. O painel receberá dois convidados internacionais: Dr. Bernd Stadlinger, chair for oral surgery na Zurich Dental Faculty; e professor Dr. Florian Beuer, master of medical education, na Charité Berlin University.

Em paralelo ao talk show, “Inclusão Digital e Tecnologias Aditivas” serão o mote de discussões do painel médico-hospitalar. Até que ponto as empresas estão preparadas para competir em um ambiente no qual a inovação e a inclusão digital andam juntas, e as perspectivas de aplicação das tecnologias aditivas em substituição de grande parte das tecnologias envolvidas no sistema produtivo de dispositivos médicos serão algumas das questões amplamente discutidas pelo diretor-executivo do Medical Valley, Tobias Zobel e pelo pesquisador e coordenador do Gaesi (Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Eduardo Mario Dias.

Futuro da Saúde 4.0

Fechando com chave de ouro, a última mesa-redonda do CIMES discute os gargalos que impedem o Brasil (centros de pesquisa e desenvolvimento, indústrias, governo, hospitais, médicos e dentistas) de caminhar rumo à inovação. Reflexões sobre o quanto estamos “para trás” e a necessidade de sermos ainda mais ousados, considerando o aumento de eficácia e a diminuição de gastos, serão enaltecidas como pontos centrais da plenária, que recebe Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP; e Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO.

“Não tem opção de o Brasil ficar cego e mudo à tecnologia, por isso o futuro da saúde 4.0 precisa ser amplamente discutido”, pontua Fraccaro.

Contando a experiência positiva da Alemanha em promover a colaboração entre os diversos atores do setor da saúde para inovar, o diretor-executivo do Medical Valley, Tobias Zobel, estará presente também.

O ponto central do CIMES é ser palco para ouvir sugestões, ideias e temáticas relevantes às novas tecnologias em saúde e odontologia, enquanto representantes do governo e pesquisadores do setor irão debater e propor o aprimoramento das políticas públicas da saúde.

CIMES

O CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde), evento realizado pela ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) tem o intuito de fortalecer a inovação no setor nacional de saúde. O encontro, que acontece anualmente, discute novas tecnologias em saúde e odontologia, enquanto representantes do governo e pesquisadores do setor debatem e propõem o aprimoramento das políticas públicas da saúde.

Seminário Anahp – O Hospital do Futuro: o Futuro dos Hospitais @Radisson Hotel de Aracaju
ago 17@8:00 – 16:30

O segundo Seminário Anahp, que antecede a edição 2017 do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), já tem data confirmada: 17 de agosto, em Aracaju, Sergipe. O evento é direcionado a gestores de hospitais, de operadoras de saúde, laboratórios, empresas de home care e profissionais de saúde da região.

O tema do encontro será “O Hospital do Futuro: o Futuro dos Hospitais”. Tanto o Conahp quanto os seminários deste ano debaterão três assuntos principais: do paciente ao indivíduo: a redefinição da entrega de valor; sistemas de saúde: as rupturas emergentes e o papel dos hospitais; inovação e futurismo: a tecnologia a nosso favor.

Os Seminários Anahp, realizados duas vezes ao ano em diferentes regiões do Brasil, buscam ampliar a discussão de temas fundamentais para o sistema de saúde brasileiro. Os encontros representam uma ótima oportunidade para conhecer preocupações e necessidades de hospitais e entidades do setor.

“A Anahp tem o compromisso de levar essas discussões Brasil afora, com o objetivo de fazer um debate cada vez mais colaborativo, incluindo os desafios e realidades regionais”, afirma Francisco Balestrin, Presidente do Conselho da Anahp.

A programação começa às 8h, com a plenária “O Hospital do Futuro: o Futuro dos Hospitais” com Evandro Tinoco (Hospital Pró-Cardíaco) e Ary Ribeiro (HCor).  E prossegue com o debate do “Case Aracaju – Integração entre público privado e os elos da cadeia”, que será moderado por Paulo Barreto (Hospital São Lucas), e terá a participação da promotora Euza Missano (do Ministério Público de Sergipe), de Cristiane Nunes (Unidas Sergipe) e de Danielle Moises (Hospital São Lucas).

Haverá um talk show “Do paciente ao indivíduo: a redefinição de entrega de valor”, com Alceu Silva (do Hospital Mãe de Deus), Naiara Porto (Hospital Anchieta), Jacson Fressato (Laura Networks) e Jerônimo Araujo (Hospital São Lucas).

Duas mesas redondas vão debater “Sistema de Saúde: as rupturas emergentes e o papel dos hospitais”, com a presença de Álvaro Nonato (Hospital Aliança), Eduardo Queiroz (Hospital Santa Izabel), Humberto Gomes (Santa Casa de Misericórdia de Maceió) e Ana Pontes, do Hospital Primavera; e “Inovação e Futurismo: a tecnologia a nosso favor” com a participação de José Claudio Terra (Hospital Israelita Albert Einstein), Rodrigo Lopes (Leforte) e Marcelo Sonneborn (Hospital Mãe de Deus).

Sistema de Integração de Gestão @ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (10º andar)
ago 17@8:30 – ago 18@17:30

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai promover nos dias 17 e 18 de agosto, em São Paulo (SP), o curso “Sistema de Integração de Gestão (Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional)” que tem como público-alvo profissionais interessados, responsáveis pela implementação desses sistemas, representantes da Direção de empresas e Gestores de Processos.

A capacitação tem como objetivo possibilitar aos alunos avaliar a correta implementação e conceito do SIG e relatar seus resultados.

É importante que os participantes tenham conhecimento prévio das normas ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001 e OHSAS 18001.

Conteúdo programático

– O motivo da existência de tantas normas diferentes;

– Visão geral das normas ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 140001 e OHSAS 180001:2007;

– Requisitos comuns entre todas as normas e o que é tipicamente integrado;

– Como integrar estes requisitos e implantá-los na organização;

– Etapas para implantação de um sistema de gestão integrado.

Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs) – Simpósio satélite: Discussão do manejo de casos complexos em Cardiologia @Wish Serrano Resort
ago 17@12:15

A discussão do manejo de casos complexos em Cardiologia será o tema da nova edição do Simpósio Satélite do Hospital Moinhos de Vento, promovido durante o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs). O evento ocorre no dia 17 de agosto, em Gramado (RS).

A intervenção de artérias coronárias evoluiu muito do ponto de vista tecnológico e de materiais; com técnicas mais sofisticadas para alcançar melhores resultados em pacientes de maior risco e em situações que anteriormente não eram passíveis de serem feitas. Este novo cenário trouxe a necessidade de super qualificação das equipes com a construção de programa denominados Complex Higher-Risk Patient Intervention (CHIP Programs). Este Simpósio do Moinhos abordará este tema contemporâneo na cardiologia intervencionista junto as decisões da prática médica.

O primeiro painel será a apresentação de um caso clínico sobre revascularização miocárdica de alto risco. O médico do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos Rodrigo Wainstein fará a condução do debate, com a moderação da cardiologista e superintendente médica adjunta da instituição, Carisi Anne Polanczyk, e do coordenador médico do Laboratório de Cateterismo Cardiovascular, Marco Wainstein.

Em seguida, o diretor de Intervenções Vasculares Periféricas do Hospital Johns Hopkins (EUA), Mathew Chacko, ministrará uma aula sobre a identificação e tratamento intensivo da disfunção severa do ventrículo e esquerdo e isquemia do miocárdio.

Dando continuidade ao encontro, o especialista Luis Rohde falará sobre “dispositivos de assistência circulatória para o paciente de alto risco”. Encerrando as atividades, Marco Wainstein aborda o conceito de “angioplastia complexa em paciente de alto risco”.

Webinar: Sistema de Apoio Online ao Diagnóstico em Telemedicina. Como Integrar e Utilizar. @On-line
ago 17@17:00

O dia a dia de um serviço de telemedicina diagnóstica envolve dezenas de decisões que compõe o laudo final para os exames recebidos. Esses documentos necessitam de um ótimo suporte tecnológico para agilizar as decisões, resolver os ocasionais casos difíceis ou em dúvida, obter apoio da literatura para decisões baseadas em evidência; aumentar a segurança dos diagnósticos e os riscos jurídicos de erros.

Modernos sistemas de auxilio ao diagnóstico já estão disponíveis online e podem ser integrados aos softwares de telemedicina, inclusive PACS para telerradiologia.

No webinar que acontece dia 17 de agosto, o Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini, um dos pioneiros das tecnologias de telemedicina e sistemas de apoio à decisão médica no Brasil e na América Latina, apresenta sua experiência com sistemas de alta qualidade para imagenologia médica, anatomia patológica e acesso à informação científica. São plataformas modernas e resolutivas, que alavancam resultados de qualidade da empresa ou serviços de medicina diagnóstica presencial ou a distância.

ago
18
sex
2017
5º Scientific Interchange Meeting Grupo Oncoclínicas & Dana-Farber Cancer Institute @Hotel Transamérica São Paulo
ago 18 – ago 19 dia inteiro

Nos dias 18 e 19 de agosto acontece o 5º Scientific Interchange Meeting Grupo Oncoclínicas & Dana-Farber Cancer Institute, em São Paulo (SP). O evento reunirá mais de 400 especialistas, entre oncologistas, mastologistas e pesquisadores brasileiros e internacionais, para discutir o que há de mais avançado no diagnóstico e tratamento de tumores de mama, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo – correspondendo a 25% de todos os casos de neoplasia maligna todos os anos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve somar 57.960 mil novos casos da doença até o final de 2017.

O evento, que contará com palestras e debates liderados por médicos do Dana-Farber Cancer Institute – Harvard Medical School, e do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas, abordará diferentes enfoques sobre aspectos que envolvem desde o diagnóstico à terapêutica, trazendo à pauta as melhores condutas e práticas para o tratamento do câncer de mama. Novas tecnologias, pesquisas e debates de casos clínicos também estão entre os assuntos de destaque, promovendo assim uma intensa troca de conhecimentos e experiências ao longo dos dois dias de atividades.

Fundado em 1947, em Harvard, o Dana-Farber concentra as principais linhas de pesquisa e de tecnologia de ponta em tratamento de câncer e conta há mais de 30 anos com um grupo composto por 25 especialistas focados no desenvolvimento de estratégias para o combate a tumores mama. Os bem sucedidos resultados trazidos por essa experiência faz deste um dos mais renomados centros de treinamento e estudo sobre câncer dos Estados Unidos. Por isso, a oportunidade de integração entre oncologistas do instituto norte-americano e do Grupo Oncoclínicas é valiosa no incentivo das melhores práticas médicas para o atendimento dos pacientes em todo o Brasil.

O principal objetivo do encontro científico é, desta forma, promover discussões que contribuam para o cuidado integral do paciente sob a ótica da medicina personalizada. “É preciso entender e tratar o câncer de mama de forma individualizada, buscando estabelecer as características específicas de cuidados para cada paciente de acordo com referências de padrões globalizados. Nossa missão é promover a troca de conhecimento e experiências entre médicos que gerem reais impactos ao bem estar de mulheres e homens no combate à doença”, comenta Otto Metzger, MD, oncologista e pesquisador do Dana-Farber/Brigham and Women’s Cancer Center (DFCI/BWCC), lembrando que, apesar de mais raro, o câncer de mama também atinge pessoas do sexo masculino.

“Ao identificar as diferenças entre os subtipos de tumor e tratar os pacientes de forma individualizada, conseguimos respostas bastante positivas ao tratamento e promovemos impactos emocionais valiosos ao bem-estar do paciente”, completa Raphael Brandão, oncologista e coordenador Científico do Grupo Oncoclínicas. Para ele, é importante que o conhecimento de alto padrão no tratamento contra o câncer de mama resultante do foco do Dana-Farber no assunto seja disseminado globalmente. “Nossa missão, a partir dessa troca de conhecimento com os mais renomados especialistas globais no assunto, é mudar a história do câncer no Brasil, trazendo subsídios para que a população tenha acesso ao que há de mais atual no combate à condição”, diz.

O 5º Scientific Interchange Meeting é promovido pelo Grupo Oncoclínicas em parceria com suas unidades regionais, o Instituto Oncoclínicas, seu braço científico, e o Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Harvard Medical School. Para programação completa, acesse: interchange-oncoclinicas.com.br

Interessados em acompanhar as palestras e debates poderão ainda acompanhar online, gratuitamente, a cobertura ao vivo do encontro através do www.instituto-oncoclinicas.org.br. O site oferecerá também entrevistas exclusivas com os especialistas e outros conteúdos complementares, que permanecerão disponíveis pós-evento de forma aberta para todos os interessados.

Curso Clínico-Radiológico das Patologias Musculoesqueléticas do Membro Superior @Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
ago 18 – ago 19 dia inteiro

Após três edições consagradas do Curso Internacional de Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva, o Hospital Sírio-Libanês apresenta neste ano o Curso Clínico-Radiológico das Patologias Musculoesqueléticas do Membro Superior.

Os métodos diagnósticos por imagem têm hoje papel muito importante na formulação do diagnóstico e do tratamento das patologias ortopédicas. Nesse contexto, é muito importante que a atuação médica tenha conhecimento do estágio atual do arsenal diagnóstico, podendo assim ter uma atitude mais assertiva na interpretação das imagens disponíveis.

O curso visa estabelecer uma correlação entre os achados clínicos das patologias musculo-esqueléticas do membro superior com os exames de imagem disponíveis, ajudando ao médico que assiste ao paciente, a melhor tomada de decisões.