Hospital Universitário Cajuru leva primeiro lugar no Prêmio Femipa

Gisele Linhares, coordenadora da OPME

Na última sexta-feira (15), o Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba (PR), recebeu o primeiro lugar no Prêmio Femipa, na categoria Gestão de Infraestrutura e Logística Hospitalar. O Hospital do Grupo Marista apresentou os resultados da “Implementação de Controles e Rastreabilidade na Gestão de Suprimentos de órteses, próteses e materiais especiais em hospitais de atendimento público”. A Femipa é a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná.

O trabalho teve início em 2018, para o controle do uso de materiais de ortopedia em cirurgias. Segundo Gisele Linhares, coordenadora de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) do Hospital Universitário Cajuru, o fluxo de materiais dentro de um ambiente hospitalar é complexo, pois grande parte são cirurgias de emergência. “O trabalho intenso de um Hospital requer agilidade e eficiência, mas sem esquecer dos procedimentos de qualidade, normas, ética e transparência no processo”.

O controle começa desde a chegada do material no Hospital, passa pelo setor de OPME, com registro fotográfico, checklist de OPME, lacre das caixas pela enfermagem no centro cirúrgico, selo de identificação de limpeza e de consumo. Por fim, a verificação dos materiais utilizados e a sua devolução para o fornecedor.

“Ficamos honrados pela premiação que reflete o trabalho sério da instituição e do Hospital Cajuru, quanto a práticas éticas e seguras. O projeto contou com o engajamento da liderança e participação ativa dos setores de OPME, Central de Materiais e Centro Cirúrgico, sendo este um Prêmio conquistado por várias mãos”, comemora a coordenadora.

O Hospital Cajuru concorreu com o Hospital Erasto Gaertner de Curitiba e também foi finalista nas categorias Gestão Hospitalar com o trabalho “Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos no HUC: reduzindo custos sem reduzir dias de terapia – Hospital Universitário Cajuru”. Já na categoria de Gestão de Pessoas o projeto foi “Elaboração e implementação de Programa de Saúde Corporativa: integração de sinistralidade em saúde suplementar, qualidade de vida e saúde ocupacional”.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.