Medicamento para tratamento de câncer de próstata em metástase é liberado pelo SUS

427

Boa notícia para os pacientes oncológicos. O Ministério da Saúde incorporou ao SUS o uso do medicamento Abiraterona, indicado para casos de câncer de próstata com metástase. A publicação foi feita no Diário Oficial da União no último dia 24 de julho e o medicamento deve ser oferecido em até 180 dias após esta data.

Segundo o Dr. André Matos de Oliveira, coordenador do serviço de urologia oncológica do Hospital São Vicente, de Curitiba (PR), a Abiraterona ajuda no bloqueio da produção de testosterona em tumores mais avançados. Apesar de já estar disponível há alguns anos para pacientes de convênios ou particulares, a atual liberação é um avanço para os pacientes do sistema público do Brasil.

“Infelizmente ela não tem como objetivo a cura, mas permite maior sobrevida aos pacientes, assim como melhor qualidade de vida. Na prática privada, por exemplo, ela já vem sendo utilizada antes mesmo da quimioterapia”, explica o especialista.

“Essa é uma nova alternativa terapêutica que pode ser utilizada em sequência a outros tratamentos medicamentosos ou cirúrgicos”, complementa.

Deixe seu comentário