Missão internacional leva executivos de saúde para conhecer a experiência do paciente na Espanha

103

A Patient Centricity Consulting do Brasil e o Instituto de Experiência do Paciente na Espanha (IEXP), firmaram uma parceria para oferecer aos executivos do setor de saúde uma vivência única em experiência do paciente na Espanha. Essa é a primeira missão do Brasil sobre o tema para a área hospitalar.

A jornada de atenção centrada no paciente levou a Patient Centricity a conhecer e vivenciar a rotina dos hospitais na Europa, seus valores, calor humano, atenção, comunicação, segurança assistencial e resultado clínico.

Com isso, nasceu a Missão Experiência do Paciente na Espanha, que será realizada pela primeira vez no período de 30 de setembro à 3 de outubro. “Escolhemos a Espanha por ser uma cultura e um sistema de saúde, mais próximos do nosso, diferente do mercado americano que é o mais avançado em experiência de pacientes, por exemplo. Além disso, o IEXP desenvolveu uma Certificação em Experiência do Paciente, a única no mundo, e que já certificou algumas instituições de saúde. O objetivo da missão é visitar e conhecer alguns desses hospitais”, afirma a diretora executiva na Patient Centricity Consulting, Kelly Rodrigues.

Ainda de acordo com a executiva, apesar dos grandes hospitais brasileiros já adotarem este modelo na íntegra há alguns anos, este movimento é recente para grande parte das instituições. “Muitos hospitais dizem que atuam com experiência do paciente, mas têm um foco basicamente em atendimento ao cliente, o que é muito diferente. Encantar e surpreender o cliente/paciente é somente um dos pilares da experiência, que é um conceito bem mais amplo e complexo”, completa.

O grupo, formado por até 20 executivos do setor, também terá acesso à diferentes contextos hospitalares (públicos e privados) e estabelecer contato com outras instituições de ponta na Espanha, além do contato direto com profissionais que desenvolvem e implementam relevantes projetos na Europa.

Serão quatro dias em quatro hospitais de referência em Madri e Barcelona. Os participantes da missão terão acesso a conteúdo especializado, workshop ministrado em conjunto com o IEXP além das visitas técnicas aos hospitais, Quirón Salud, Hospital de Guadarrama, El Esorial e San Joan de Déu que irão compartilhar suas experiências, desafios e conquistas, novos modelos de gestão e qualidade na atenção centrada no paciente.

A Espanha é considerada um dos países mais avançados da Europa quando o assunto é humanização e experiência do paciente, ficando atrás somente da Grã-Bretanha. “O setor privado de saúde tem grande peso na Espanha e acaba de publicar seu primeiro relatório sobre experiência do paciente. Instituições como o Hospital Sant Joan de Deu, em Barcelona, é considerado um dos melhores no assunto em toda a Europa”, conclui diretor do IEXP, Carlos Bezos Daleske.

Informações: www.patientcc.com/missãoespanha

Deixe seu comentário