Núcleo de Educação Permanente promove atualização médica em hemotransfusão

187

As equipes médicas de Anestesia, Cirurgia Geral e Ortopedia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), participaram nos dias 29 e 30 de julho, do treinamento para atualização médica em Hemotransfusão, procedimento para transferência de sangue do doador para o receptor.

Ministrada pelo Dr. João Augusto Gonçalves, da Sociedade Beneficente Coleta de Sangue (Colsan), a capacitação teve como objetivo reciclar os profissionais quanto a transfusão de sangue, salientar e orientar as equipes médicas sobre a importância de garantir uma boa indicação de transfusão, agir de forma assertiva perante uma intercorrência e priorizar sempre a segurança do paciente.

“Os profissionais precisam manter o cuidado e atenção a reserva de sangue para a cirurgia, avaliar os riscos do procedimento antecipadamente e aplicar as metas da cirurgia segura. A transfusão é realizada em pacientes graves, vítimas de acidentes, pacientes oncológicos e de cirurgia cardíaca, por exemplo”, explica Dr. João.

“O treinamento continuado é muito importante para todos os setores do hospital. Faz com que haja uma uniformidade de conduta e uma atualização no protocolo, desta forma trabalhamos com segurança e rapidez. A aula do Dr. João foi bastante didática e objetiva. A equipe da anestesiologia tem no seu dia a dia uma relação estreita com a equipe da hemoterapia, portanto toda atualização e treinamento são de suma importância”, conta a médica anestesiologista, Dra. Maria Fernanda Amaral Nunes Medicino.

Deixe seu comentário