Prêmio Empreenda Saúde 2019 conta com importante parceiro para incentivar a inovação

519

Criado pela fundação everis para apoiar e promover o empreendedorismo por meio de atividades em diferentes esferas da sociedade, o Prêmio Empreenda Saúde 2019, nesta quinta edição, tem o apoio do InovaHC, bem como de dois núcleos de inovação associados, o InovaInCor e CITIC. A nova parceria visa motivar profissionais de diferentes áreas a desenvolverem projetos capazes de contribuir para a melhoria das práticas, processos, tecnologias e métodos de gestão no setor de saúde.

“É uma grande conquista termos o apoio destas três instituições focadas em inovação empenhadas em conhecer, avaliar e apoiar os projetos disruptivos apresentados no Empreenda Saúde. Isto, especialmente, porque nossa iniciativa já está madura e tem resultado na apresentação de ideias e empresas que têm conquistado e se consolidado no mercado, contribuindo para a evolução do setor de saúde”, afirma Antonio Carlos Valente, presidente da fundação everis Brasil.

As startups e os profissionais que participam do Empreenda Saúde 2019, provenientes de todo o território nacional, concorrem nestas três categorias:

  • Melhoria da qualidade ou eficiência hospitalar – que promova o engajamento e a experiência do paciente dentro do ambiente hospitalar, bem como contribua para processos assistenciais e operacionais;
  • Orientação direta ao paciente – que inclua no ciclo de prevenção tratamento e monitoramento das condições de pessoas com algum tipo de enfermidade ou deficiência;
  • Impacto na rede de saúde – projetos com foco na saúde nos âmbitos de gestão, processos e inteligência.

O InovaHC é um movimento que objetiva incentivar a inovação dentro e fora do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), cuja missão é cumprida por meio de um ecossistema que promove a transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural entre os setores público e privado, contribuindo ativamente com o avanço da saúde no Brasil. Ligados ao InovaHC estão dois institutos com núcleos de inovação estruturados e em pleno funcionamento – o InovaInCor (coordenado pelo Instituto do Coração-InCor com a Fundação Zerbini) e o Centro de Inovação Tecnológica do Instituto Central – CITIC (coordenado pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas-ICHC).

“O Empreenda Saúde está em total sintonia com nossa proposta de trabalho, o que despertou nosso interesse por apoiar o programa e auxiliar na avaliação e viabilização dos projetos que beneficiam a saúde da população, tendendo a se tornar empresas bem-sucedidas no mercado de saúde nacional”, afirma Marco Bego, Diretor Executivo do InovaHC.

A nova parceria traz ainda o diferencial de estar em conformidade com o novo marco regulatório nacional de inovação e de dispositivos legais (Resolução 7661, de 22/5/2019), que autoriza o compartilhamento e uso da infraestrutura, dos equipamentos e demais instalações existentes na Universidade de São Paulo. “Ao podermos utilizar a infraestrutura da USP, podemos, junto com a fundação everis, contribuir efetivamente para o avanço do empreendedorismo e da inovação, no desenvolvimento de talentos e fomento de negócios com grande potencial na área da saúde”, ressalta Guilherme Rabello, Gerente Comercial do InovaInCor e Membro do Comitê Executivo do InovaHC.

Detalhes sobre o Prêmio Empreenda Saúde

Em 2018 foram recebidos mais de 200 projetos de empresas de todas as regiões nacionais. Segundo Roberto Celestino Pereira, gerente de Iniciativas de Inovação da everis, muitos projetos apresentados nas edições anteriores do Empreenda Saúde venceram outras premiações depois e conquistaram aportes significativos no mercado. “Isto mostra que nossa proposta de conectar ideias inovadoras com os principais players do setor tem contribuído de fato para desenvolver a saúde no Brasil”, comemora o executivo da everis.

Os projetos são submetidos à avaliação na plataforma da fundação everis. O júri da premiação é composto por representantes renomados das áreas de ensino, pesquisa, inovação, saúde e executivos dos mais diversos setores do mercado de saúde.

Serão selecionados seis finalistas, que apresentarão suas soluções aos jurados no formato pitch elevator no palco do Healthcare Innovation Show 2019, um dos principais eventos de saúde na América Latina, nos dias 18 e 19 de setembro. Porém, só haverá uma vencedora. “Nas quatro edições anteriores, aprendemos muito e os projetos vem apresentando ano a ano mais maturidade, com melhores protótipos, visão mais clara das necessidades do mercado, planos de negócios estruturados e reais propostas de transformação”, ressalta Pereira. O vencedor será anunciado em outubro, em uma cerimônia de premiação, em São Paulo.

O projeto vencedor receberá um prêmio equivalente a R$ 50 mil reais, além de orientação profissional especializada da everis. A novidade deste ano é que o projeto vencedor representará o País na everis Talent Week, na Espanha, onde será anunciado o vencedor dos Prêmios everis Global, concorrendo com startups do mundo todo. A fundação everis cobrirá as despesas de viagem de um representante da startup vencedora.

Para se ter uma ideia da relevância do prêmio e as startups inovadoras que nele se destacaram em edições anteriores, entre elas estão: Epistemic, com solução para detecção antecipada de surtos epiléticos; Fófuuu, software para tratamentos de fonoaudiologia; Phelcom, retinógrafo portátil; Nuclearis, sistema baseado em medicina nuclear. Estas startups ganharam outros prêmios e conseguiram aportes de importantes players do mercado.

Acesse e confira mais detalhes sobre o Prêmio Empreenda Saúde no site premioempreendasaude.com.br.

Calendário 2019
Avaliação dos projetos pelo Júri 13 a 25 de agosto
Encontro para a seleção dos finalistas 26 de agosto
Evento de apresentação dos finalistas 19 de setembro
Cerimônia de encerramento do Prêmio 30 de outubro

Deixe seu comentário