Rio de Janeiro realiza XXV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação

307

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro realiza, na manhã de quarta-feira (7), o XXV Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação, celebrada na primeira semana de agosto. O evento, que acontece em parceria com o Hospital Federal dos Servidores do Estado e a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), tem como tema o empoderamento de mães e pais em favor da amamentação e irá reunir profissionais de diferentes cidades, além de representantes da sociedade civil.

Para o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, a conscientização é fundamental para que mais famílias entendam a importância do leite materno para o bebê. “Nos primeiros meses de vida, o bebê que mama no peito, além de não precisar de nenhum outro alimento, tem o vínculo fortalecido com a mãe. Além disso, agora estamos fortalecendo também a participação cada vez mais forte da presença do pai em todas as etapas”, explica.

O leite materno é, de modo geral, o melhor alimento para o bebê nos primeiros meses de vida. Ele hidrata, nutre, sustenta e ajuda a reduzir em até 20% a mortalidade dos recém-nascidos. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o leite seja o único alimento do bebê até os seis meses de vida e que a criança seja amamentada até os dois anos ou mais.

Sala de amamentação na SES

Mulheres que trabalham na sede Secretaria de Estado de Saúde que voltam da licença maternidade podem, durante a jornada de trabalho, retirar seu leite, conservá-lo no freezer e levá-lo para casa no final de expediente. A sala, além de atender uma recomendação do Ministério da Saúde, garante mais conforto e tranquilidade às mães na volta ao serviço.

Apesar da recomendação do Ministério, o Brasil ainda conta com poucos ambientes de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. As salas são espaços no próprio local de trabalho onde as mulheres que voltam da licença maternidade podem alimentar seus filhos.

Banco de Leite

Na rede estadual de saúde, é possível doar leite materno através de dois bancos de leite. No Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, e no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias.

Mulheres saudáveis que amamentam e não tomam medicamentos que interfiram na amamentação e na doação podem ser doadoras de leite materno. O leite das pacientes internadas é coletado na própria unidade com a ajuda de uma equipe multidisciplinar que atende as lactantes. Já as mulheres que doam em casa, a coleta é feita sob orientação do hospital. Não existe quantidade mínima para ser doada e a mulher pode realizar o procedimento quantas vezes quiser na fase deamamentação. Cada litro leite pode beneficiar até 10 bebês internados.

Semana Mundial e Agosto Dourado

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi lançada em 1992 pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação com objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação, buscando apoio dos governos e dos diversos setores da sociedade. A SMAM é o momento mais importante do ano para os fomentadores da causa, visando a construção de alianças que fortalecerão as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil. A semana faz parte ainda do Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno, com intuito de reforçar a importância do ato para a saúde da mãe e do bebê, reduzindo riscos de muitas doenças. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

PROGRAMAÇÃO

8h30: Credenciamento

9h: Mesa de abertura

9h30: “Empoderar os Pais e as Famílias para Favorecer a Amamentação”

Prof. Dr. José Dias Rego

10h15: Divulgação do ENAM/ENACS 2019 e entrega de certificados aos alunos ganhadores do concurso para escolha da mascote do ENAMzinho

Drª Maria Inês Couto de Oliveira – Presidente do ENAM/ENACS

10h30: Mesa-redonda – Desafios da Assistência à Amamentação no Estado do Rio de Janeiro

Moderadora: Dra Carmen Elias

Palestrantes: Renata Kauffman, Nina Savoldi, Danielle Vieira Brandão e Marcelo da Silva Costa

12h30: Encerramento

Deixe seu comentário