Segunda maior residência do país, Funfarme/Famerp dá boas-vindas aos novos residentes

600

A Funfarme deu início, hoje (1º), a mais um programa de residência médica e multiprofissionais. Na abertura da integração, que reuniu os novos alunos, eles puderam conhecer o complexo, os fluxos e funcionamento da instituição. Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme, mantenedora do Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Ambulatório de Especialidades, Instituto do Câncer, Lucy Montoro e Hemocentro reforçou a importância da humanização nos Serviços que irão prestar nestes anos de atuação na instituição.

“Somos um dos maiores e mais referenciados complexos de saúde do país, tanto na assistência, quanto no ensino e pesquisa. A humanização e a transparência são valores nosso e digo a vocês para que se empenhem em colocá-los em seus atendimentos neste período aqui”, frisou o diretor.

Segunda maior residência médica do país, A Funfarme/Famerp conta com aproximadamente 600 residentes e profissionais da saúde. O impacto é tanto na fundação, que os residentes representam mais da metade do corpo clínico da instituição. Somente na residência médica foram mais de 2.515 candidatos concorrendo a 230 vagas em 64 Programas

Ano a ano, os Programas de Residência Médica da Funfarme/Famerp atraem candidatos de todos os estados do país, já que o complexo oferece excelente infraestrutura, alta tecnologia e conhecimento que o jovens profissionais necessitam para atuar na área da saúde. Os estados com mais candidatos foram São Paulo (1.179 inscritos), Minas Gerais (390 inscritos), Paraná (192 inscritos) e Goiás (169 inscritos).

Estes foram os casos dos médicos, novo residentes em neurofisiologia da Funfarme, Andressa Rolim Braga Gadelha Guerzoni, originalmente da Paraíba, e Pedro Henrique de Abreu Macedo, do Rio de Janeiro. “Depois de terminar a faculdade, em 2011, no nordeste, fui para a cidade de São Paulo fazer residência por lá. Neste período, estudei muito e ouvi outros colegas falarem muito bem da Funfarme/Famerp e me programei para mudar para cá. Depois de hoje, vejo que este prestígio se confirma. A cidade é maravilhosa, a infraestrutura e quantidade de atendimentos também. Poderemos aprender e ajudar a muita gente”, conta Dra. Andressa.

Dr. Pedro também teve esta certeza. “Além da instituição ter todos estes atrativos, a cidade é segura, tem um trânsito bom, ou seja, tudo nos leva a uma melhor qualidade de vida, até mesmo para exercer a medicina”, explica o novo residente.

A Funfarme recebeu também 140 profissionais entre terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas. Eles realizarão os Programas de Aprimoramento e de Aperfeiçoamento da COREME (Comissão de Residência Médica), Coaprimo (Comissão de Aprimoramento e Aperfeiçoamento da Funfarme e Famerp) e Coremu (Comissão de Residências Multiprofissional em Saúde).

“Vocês vão conhecendo aos poucos a instituição e vão perceber que têm muito substrato para aprenderem e para desenvolverem habilidades na carreira de vocês. Afinal, somos mesmo uma das maiores referências em Ensino da Saúde no país. Sejam bem-vindos”, pontuou o Prof. Dr. Francisco de Assis Cury, vice-diretor geral da Famerp.

Generalidade e modernidade

Com 6.279 colaboradores, dos quais 889 médicos e 565 médicos residentes, o complexo da Famerp/Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina possui um dos maiores e mais completos Programas de Residência Médica do Estado.

Deixe seu comentário