A visão multidisciplinar do paciente com diagnóstico de doenças incuráveis é essencial para dar qualidade de vida a quem está em tratamento, além de olhar para os envolvidos no dia a dia desta pessoa, como familiares e cuidadores. Para falar deste e de outros assuntos deste universo, neste mês de outubro, nos dias 7 e 8, acontece online a 2ª edição do Fórum Nacional de Cuidados Paliativos. A inscrição é gratuita e os participantes recebem certificado ao final do evento.
Cuidar de alguém com um diagnóstico grave e incurável é desafiador, por isso uma rede de apoio é essencial para dividir o peso emocional e as tarefas. O Fórum Nacional de Cuidados Paliativos foi idealizado pela Casa do Cuidar, em parceria com a Casa Paliativa, e fala justamente sobre a importância desse tipo de tratamento, além de abrir o debate para todos que se encontram inseridos no contexto das doenças graves e crônicas.
A qualidade de vida desses pacientes depende de um cuidado chamado paliativo, feito por uma equipe multidisciplinar e envolve também o olhar aos familiares e cuidadores presentes no dia a dia da doença nas dimensões física, emocional, familiar, social e espiritual.
Os tratamentos para doenças incuráveis não se restringem exclusivamente à oncologia. Há diversos tipos de doenças que requerem atenção por tratarem de diagnósticos crônicos e graves. Assim, todos os pacientes com doenças cardíacas, oncológicas, pulmonares, renais, neurológicas, AIDS, diabetes, síndromes das mais diversas e outras condições médicas podem se beneficiar dos cuidados paliativos, estejam ou não lidando com o fim de suas vidas. “Há ainda certa confusão sobre o conceito de cuidado paliativo constituir um diagnóstico, em vez de uma abordagem de cuidados, o que resulta em um tratamento, com um conjunto específico de ações para cada caso”, afirma a médica paliativista Ana Claudia Quintana Arantes.
Como participar
Para obter mais informações sobre programação, inscrições e certificação para estudantes de graduação e profissionais da área de saúde, basta acessar a página do evento: forum2022.casadocuidar.org.br/forum.