O Grupo São Cristóvão Saúde inaugurou, no dia 21 de dezembro, diversas alas que englobam serviços administrativos e assistenciais, tudo em prol do melhor atendimento aos seus beneficiários. As inaugurações também fazem parte da comemoração dos 110 anos da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão e dos 56 anos do Hospital e Maternidade São Cristóvão, ambos celebrados na data de 12 de dezembro.
Dentre as mudanças, estão: Estacionamento, fachadas do complexo hospitalar e Unidade I do Centro Ambulatorial Américo Ventura, leitos do 3º andar do Hospital e Maternidade, Centro de Parto Natural, 1º subsolo destinado à Maternidade, Central de Abastecimento Farmacêutico e área de observação do Pronto-Socorro Adulto.
Realizado no Instituto de Ensino e Pesquisa Maria Patrocínia Pereira Ventura – IEP Dona Cica, o evento foi direcionado aos parceiros do Grupo, Alta Direção, Líderes do São Cristóvão Saúde, Conselheiros da Associação e mídia externa. Na oportunidade, a cerimonialista, Karin Santos, conduziu a programação da noite, tendo como speakers: o Presidente/CEO, Engº Valdir Pereira Ventura; a Mastologista, Ginecologista, Obstetra, Gerente Médica da Maternidade, responsável pela Unidade IV do Centro Ambulatorial Américo Ventura – Saúde da Mulher, Dra. Alessandra Schuh; a Gerente de Farmácia, Miriã Ferreira; e a Gerente Geral do Pronto-Socorro, Dra. Danniela Pessolato.
“Investimos, cada vez mais, na qualidade da assistência e na humanização do atendimento voltados aos nossos beneficiários e público em geral. Por isso, a exitosa história do São Cristóvão Saúde, escrita por nossos antepassados há 110 anos com muito suor, dedicação e amor, é dignificada por meio do nosso igual esforço e consideração. Os sonhos acalentados em 1911 pela pequena e exclusivista Sociedade Internacional de Chauffers se transformaram na próspera e bem-sucedida Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde. Herdamos garra, espírito de superação, capacidade de trabalhar em equipe, transparência na gestão e, sobretudo, respeito ao próximo, amor ao cuidado e compaixão pelos que mais precisam. Gostaria de agradecer a todos da Família São Cristóvão Saúde por encerrarmos o ano de 2021 com grandes conquistas e realizações”, declarou o Presidente/ CEO do Grupo, Engº Valdir Pereira Ventura.
Abaixo, seguem detalhes das áreas inauguradas:
Estacionamento
O estacionamento do complexo hospitalar foi ampliado, acrescentando 59 vagas, através da aquisição do terreno adjacente de 1.600 m², totalizando 152. A área foi totalmente revitalizada, com asfalto e pintura de novas vagas. O paisagismo foi projetado para melhor aproveitamento do espaço e o local também recebeu nova guarita, cancela para veículos, duas amplas vagas de carga e descarga externas sem acesso ao estacionamento e nova entrada para funcionários, com passarela coberta com vidro, permitindo ao colaborador maior conforto. Tudo isso em uma área de 4.484 m².
Revitalização das fachadas
Dando um ar de modernidade, a Instituição também revitalizou as fachadas do Hospital e Maternidade, Unidade I do Centro Ambulatorial Américo Ventura, Pronto-Socorro e Prédio do Núcleo Administrativo, com cores harmoniosas, transmitindo segurança e serenidade desses 110 anos de tradição em cuidado ao próximo, totalizando 14.000 m² de pintura.
Remodelação dos leitos do 3º andar
O São Cristóvão Saúde também reformou e modernizou cinco leitos no 3º andar do Hospital e Maternidade, sendo três apartamentos e uma enfermaria, com piso de manta vinílica, luminárias de led e sancas com iluminação indireta, criando um ambiente mais humanizado e aconchegante, além de painéis de madeira, mobiliários de design contemporâneo, janelas com sistema glazzing (pele de vidro), ar-condicionado para melhor conforto térmico, frigobar, cofre, secador de cabelo e demais funcionalidades.
Centro de Parto Natural
A área foi toda remodelada, transformando o antigo Instituto de Ensino e acesso ao Centro Obstétrico em uma nova ala designada ao Centro de Parto Natural. Com 197 m², o local conta com duas amplas suítes planejadas para o parto – oferecendo um ambiente tecnológico mais reservado e intimista – uma sala de equipamentos, seis leitos no repouso pós-anestésico (RPA), conforto médico, banheiros, antecâmara com divisão de acessos ao Centro Obstétrico e Parto Natural, além da ampliação do Posto de Enfermagem, visando atender mais e melhor. Com foco no acolhimento, o local possui novo piso, janelas, mobiliários, ar-condicionado, iluminação diferenciada e música ambiente à escolha da família, trazendo todo conforto que a paciente merece para a chegada do seu bebê.
1º Subsolo – Andar destinado à Maternidade
O local de aproximadamente 600 m² foi totalmente renovado, transformando um amplo corredor administrativo em uma nova ala da Maternidade, com 17 leitos, sendo 11 apartamentos e três enfermarias. No piso, foi instalado uma manta vinílica amadeirada, proporcionando um ambiente de melhor assepsia. Já a iluminação de led e sancas com iluminação indireta reforçam a economia de energia, além de criar um cenário mais aconchegante, incluindo painéis de madeira, mobília contemporânea, janelas com sistema glazzing e vidros acústicos. No corredor, foi mantido o tradicional piso de mármore e instalados painéis de madeira, dando destaque a imagem do Santo São Cristóvão. Um novo Posto de Enfermagem foi feito com tecnologia de ponta, englobando o sistema pneumático de abastecimento farmacêutico para a chegada de medicamentos e TVs para amplo monitoramento de pacientes.
Outra novidade é a criação da sala para a realização do teste do pezinho em recém-nascidos, com materiais de última geração. Os quartos dispõem de ar-condicionado, frigobar, cofre, secador de cabelo e outras funcionalidades, a fim de suprir a alta demanda e receber, com acolhimento e carinho, os pequenos pacientes, bem como as mamães e seus familiares.
Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF)
A nova Farmácia, localizada no 1º subsolo do prédio assistencial, foi modernizada e automatizada, com equipamentos high tech, em uma área de 300 m², agregando a Farmácia de Dispensação, trazendo organização ao espaço e otimização do fluxo de trabalho. O local também conta com carrosséis que permitem rapidez, eficiência e rastreabilidade no controle das prescrições de medicamentos. Outra aquisição tecnológica diz respeito ao sistema Smart Track, sendo armários inteligentes e monitorados, além do sistema que possibilita a exata localização dos medicamentos pelo profissional responsável.
Na CAF também foi instalado o sistema de Correio Pneumático, rede que conecta a Farmácia às estações de recepção distribuídas por todo o hospital, permitindo o transporte de materiais e medicamentos de forma rápida, segura e com rastreabilidade. A Central de Abastecimento Farmacêutico do Grupo também propicia a otimização dos fluxos de armazenamento em câmaras frias, no fracionamento de doses de medicamentos sólidos e líquidos e em sua manipulação.
4º subsolo – Área de Observação do Pronto-Socorro Adulto
O 4º subsolo do complexo hospitalar deu espaço para a área de Observação do Pronto-Socorro Adulto. Com 400 m², o ambiente dispõe de 18 novos leitos individualizados, sendo um deles especializado em emergência e outro com antecâmara de isolamento, além de Posto de Enfermagem e moderno sistema pneumático de abastecimento farmacêutico.
Prêmio Américo Ventura 2021
O Grupo São Cristóvão Saúde realizou mais um Prêmio Administrador Anual Américo Ventura – edição 18, tendo como palco o auditório do Instituo de Ensino e Pesquisa Maria Patrocínia Pereira Ventura – IEP Dona Cica para a fase final do Prêmio.
O evento, apresentado pelo médico e Diretor do IEP Dona Cica, Prof. Dr. Fernando Schuh, tem o objetivo de fomentar a pesquisa científica, em busca da excelência da qualidade e do aprimoramento técnico, divulgar as ações e trabalhos desenvolvidos pelos profissionais e homenagear o Administrador Geral da Instituição, Américo Ventura, que deu a vida pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão.
Este ano, foram inscritos 18 projetos, através das áreas: Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e equipes multidisciplinares. Os trabalhos, concretizados pelos profissionais do Grupo e demais instituições de saúde, passaram por uma ponderada comissão julgadora, que avaliou os seguintes critérios: Conteúdo Científico, Metodologia, Importância Prática, Criatividade e Exploração.
“Para nós é uma satisfação muito grande levar o nome do meu pai, Américo Ventura, porque ele sempre pensou na capacitação das pessoas e sempre incentivou a parte científica. Por isso, buscamos, cada vez mais, impulsionar as equipes assistencial e administrativa para que a gente possa elaborar mais projetos como esses“, declarou o Presidente/CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Engº Valdir Pereira Ventura.
Em 2021, os quatro finalistas do Prêmio Américo Ventura foram:
1º lugar: “Avaliação dos biomarcadores urinários no seguimento de crianças com estenose de junção ureteropélvica”. Autor: Marcos Figueiredo Mello.
2º lugar: “Uso da ventilação não invasiva na insuficiência respiratória secundária ao Covid-19”. Autor: Giulliano Gardenghi. Coautoras: Lorena Carla Oliveira e Silva e Renata da Cunha Machado.
3º lugar: “Alternativa cirúrgica para tratamento de tumor de glomus carotídeo”. Autor: Dr. Celso Amancio Grandi. Coautor: Dr. Claudinei Bittar.
4º lugar: “Avaliação dos resultados e do grau de satisfação das pacientes submetidas à cirurgia de correção de incontinência urinária com a técnica de sling transobturatório no HMSC”. Autora: Isabela Maria Alvim Andrade Santos. Coautoras: Aline T. B. Muniz e Karine R. Gavioli.
Os autores da 1ª a 4ª colocação receberam, além do prêmio, um final de semana no Hotel Recanto São Cristóvão, em Campos do Jordão. Já os autores e coautores da 1ª a 4ª colocação também receberam brindes especiais São Cristóvão Saúde. Parabéns a todos os participantes do Prêmio Américo Venturas – edição 2021.
Estive pela 1ª
Vez em 15 anos de convênio internada no hospital, uma grande frustração, num dia de quase 34 graus ficamos num apto sem ventilação, sem frigobar… sem mínimo do tal atendimento humanizado sendo dito pelo atendente q se quisesse poderia ir em casa buscar um ventilador… e o risco de um aparelho causar um incêndio??? Isso nao é considerado na hipótese de ser levado qquer aparelho p dentro de um hospital???? Sou paciente hipoglemica… com muitas horas em jejum por causa da cirurgia informei q poderia ter crise, meu médico pediu 3 vezes p que colocassem o soro glicosado ja q a cirurgia atrasou mais de 90min , tb pedi 3x e nada de atendimento!!! Por fim depois da cirurgia fiquei mais de 5 horas esperando para q a equipe fosse verificar a lista de medicamentos q deveria tomar após a cirurgia considerando que ja estava no apto a mais de 5 horas e após 3 atendimentos da enfermagem, nenhuma verificou a lista, inclusive o uso de compressa de gelo q deveria fazer para evitar o inchaço, POIS FORAM FAZER O GELO PQ NÃO TINHA NENHUM!!!! E isso só veio , uma água gelada só no meio da madrugada… agora me pergunto depois de toda essa propaganda acima…. Cadê o atendimento humanizado????