Positividade para Covid-19 aumenta e passa de 16% na Rede Dasa

Um levantamento realizado pela Dasa, rede de saúde integrada, identificou aumento recente na taxa de positividade para SARS-CoV-2, que passou de 3,34% em 18 de dezembro de 2021, para 16,39% em 28 de dezembro de 2021, com base nos exames realizados nas mais de 900 unidades ambulatoriais da rede por todo Brasil. No dia 4 de dezembro, a positividade era de 1,38%. A taxa de positividade anual (2021) para Covid-19 da Dasa, até o dia 28 de dezembro, é de 23,34%, com picos nos meses de abril e maio, quando a positividade chegou a 40%. O volume de testes para o vírus nas marcas diagnósticas da Dasa em dezembro aumentou 49,4% em relação a novembro.

Influenza 

Para Influenza, a taxa de positividade passou de 17%, em 19 de dezembro de 2021, para 24%, em 25 de dezembro de 2021, com base nos exames realizados em todas as unidades ambulatoriais nacionais da Dasa. No dia 1o de dezembro, a taxa de positividade era de 7%.

Segundo o Virologista da Dasa, José Eduardo Levi, o aumento na positividade de Covid-19 e Influenza pode ter sido influenciado pelas festas de fim de ano, quando parte da população deixou de usar a máscara em encontros com maior concentração de pessoas. A nova variante Ômicron, nos casos da Covid-19, é outro possível fator para o crescimento da positividade.

A Dasa alerta para o cuidado com a saúde em relação às celebrações de final de ano, quando há maior circulação das pessoas e, consequentemente, maior exposição a infecções virais. A rede reforça a importância do uso da máscara e, no surgimento de qualquer sintoma gripal, evitar encontros familiares.

Hospitais Santa Paula e Nove de Julho 

Considerando o recorte estatístico de alguns dos hospitais da Dasa em São Paulo, os números refletem um aumento nos atendimentos de pacientes com sintomas de doenças respiratórias. De 16 a 27 de dezembro de 2021, o Hospital Santa Paula registrou um aumento no atendimento de casos de pacientes com sintomas respiratórios, em comparação com a primeira quinzena do mês. Atualmente, em média, 55% dos pacientes atendidos apresentam sintomas de doenças como Covid-19 e Influenza, entre outras doenças respiratórias. Até o dia 15 de dezembro, dos pacientes que procuraram a Emergência do hospital, a média era de 40% de sintomáticos respiratórios.

Já no Hospital Nove de Julho, houve crescimento de 18% no número de casos de influenza e 2% de casos de Covid-19 entre os pacientes atendidos na Emergência, no período de 20 a 26 de dezembro deste ano, em comparação com a média da semana anterior. Sobre a ocupação de leitos, o número de internações dobrou no mesmo período comparativo, porém são casos de menor gravidade, e a maioria deles sem necessidade de terapia intensiva.

Dasa adquire Centro Diagnóstico Boris Berenstein em Recife e amplia liderança de medicina diagnóstica no Nordeste

A Dasa anuncia a aquisição de 100% do Centro Diagnóstico Boris Berenstein, um dos mais reconhecidos e tradicionais desta categoria em Pernambuco. Junto com as marcas Cerpe e Gilson Cidrim, a aquisição traz a oferta do serviço de imagem pela Dasa em Recife e reforça a capilaridade da companhia no segmento de medicina diagnóstica no Nordeste.

A negociação incorpora seis unidades à rede, que passa a ter 82 unidades de diagnóstico em análises clínicas e imagem em Pernambuco. Os novos centros da Dasa estão em pontos estratégicos e de fácil acesso ao público: nos bairros da capital Boa Viagem e Derby e nas cidades Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.

Com 290 funcionários, a Clínica Boris Berenstein realiza 330 mil exames por ano com tecnologia de ponta. São mais de 400 categorias, como ressonância magnética, tomografia, ultrassom com doppler, densitometria óssea, além de diagnósticos cardiológicos. Dessa forma, a Dasa, que já é líder em medicina diagnóstica no Nordeste, fortalece sua presença em mais uma importante praça da região e amplia, significativamente, a oferta de exames de imagens aos seus pacientes.

“A aquisição do Centro Diagnóstico Boris Berenstein diversifica o nosso portfólio no Recife. Também cumpre o nosso propósito de oferecer ao paciente um cuidado integral e atuar em toda a sua jornada de saúde, com um ecossistema que coloca as pessoas no centro de tudo e estimula uma forma de cuidado que privilegia a prevenção, com foco na saúde e não na doença”, explica Rafael Lucchesi, Diretor da Operação de Diagnóstico da Dasa.

Clínica Boris Berenstein 

O centro diagnóstico adquirido pela Dasa foi fundado em 1988 pelo Dr. Boris Berenstein e está entre os mais reconhecidos e tradicionais de Pernambuco. O novo ativo da companhia é acreditado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia com a certificação PADI. O selo qualifica o setor por meio de avaliações criteriosas para garantir a segurança no diagnóstico e engloba cinco etapas: governança e gestão; gestão de qualidade; realização do exame; apoio diagnóstico e gestão da infraestrutura; e radiação e segurança.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.