A pandemia do novo Coronavírus causou um efeito perigoso para pacientes com doenças graves, como o câncer. Há fortes indícios de que pacientes com suspeita ou em tratamento estejam postergando a ida aos hospitais, preocupados com a contaminação. E esse cenário volta a preocupar, com o aumento dos casos por conta da variante Ômicron, o surto de influenza e o risco de contaminação dupla, a chamada “flurona”.
Muitos tumores têm comportamento agressivo e adiar o plano terapêutico pode significar a redução do sucesso do tratamento. Há também tumores que apresentam crescimento lento que, a depender do estágio da doença, das condições do paciente e do momento da pandemia, podem ser postergados sem prejuízo. Somente o médico pode avaliar e recomendar a cada paciente o que fazer, dentro da segurança desejada em cada caso.
O sucesso do tratamento oncológico está atrelado ao diagnóstico e tratamento precoce. Tratar o câncer até 30 dias do início dos sintomas ou do diagnóstico é um dos fatores que aumenta a chance de cura. Em todos os países do mundo os Cancer Centers tentam ser ágeis nestas primeiras fases de diagnóstico e estadiamento para permitir o início do tratamento em até 30 dias.
O A.C.Camargo Cancer Center adotou o Atendimento Oncológico Protegido e está preparado para atender os pacientes oncológicos, sendo eles com resultados positivos para Covid-19 ou não, seguindo os parâmetros estabelecidos pela própria Instituição, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Além de monitorar a temperatura através de totens e fornecer máscara cirúrgica na entrada, a instituição disponibiliza uma entrada separada no pronto-atendimento para sintomas gripais, realiza uma triagem virtual para que os pacientes oncológicos com sintomas de Covid-19 se desloquem até a Unidade apenas se realmente houver necessidade e testa todos os pacientes e a equipe antes de realizar cirurgias. Estas medidas foram tomadas porque os pacientes oncológicos em tratamento constituem grupo de risco para Covid-19, apresentando mais complicações. Além disso, mantem uma segregação completa entre os pacientes Covid-19 e demais pacientes. E, atualmente, a taxa de ocupação das unidades de internação, destinadas aos pacientes com câncer, se mantem estável, resguardando o cuidado ao paciente oncológico e suas especificidades.
Tecnologia para salvar vidas
Com o objetivo de ajudar no combate ao novo Coronavírus, o A.C.Camargo Cancer Center anuncia uma parceria com a startup de inteligência artificial LAURA para oferecer aos seus pacientes oncológicos um serviço de triagem virtual que esclarece dúvidas sobre os sintomas correspondentes à Covid-19 e indica se é necessário o deslocamento até a Unidade.
O paciente oncológico está muito mais vulnerável e conseguir acompanhar a evolução dele em casa faz muita diferença. Com essa ferramenta, é possível proteger os pacientes com sintomas leves em isolamento domiciliar e preservar a capacidade de atendimento em pronto-atendimento para os casos mais graves.
Como funciona
Ao acessar a assistente virtual o paciente responde uma série de perguntas. Depois que a inteligência artificial analisa as informações, se o caso não for considerado crítico, o paciente recebe orientações de prevenção e acompanhamento. Se os sintomas forem de gravidade, o paciente recebe um alerta automático para comparecer à Unidade e depois, ao confirmar sua ida, imediatamente, aparece a informação na plataforma de previsão de demanda do A.C.Camargo Cancer Center. Além disso, caso o paciente não compareça à Instituição no prazo de seis horas, a equipe entra em contato para dar suporte, assim como nos casos em que o paciente recebe o alerta, mas não confirma o comparecimento à emergência.
Os pacientes que comparecem à Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer e são considerados menos graves recebem a recomendação para cumprirem o isolamento social com monitoramento remoto da progressão dos sintomas pelo P.A.
Consultas de retorno via telemedicina
As consultas via telemedicina já estão disponíveis no A.C.Camargo e são recomendadas quando não há necessidade de uma avaliação clínica presencial no paciente. Consultas de retorno podem ser realizadas de casa, usando o celular ou computador. Assim evita-se o deslocamento e a exposição desnecessária. Caso o médico precise checar algum exame, o envio pode ser realizado através do aplicativo da telemedicina.