Pelo terceiro ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre (RS), recebeu, no último mês, a certificação de Excelência em Qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). O Programa avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa.
O coordenador do LAC HED, Paulo Alberto Sartori, explica como funciona o processo de certificação. “O PNCQ envia amostras com valor desconhecido para serem testadas por todos os laboratórios. Os resultados são comparados entre si e expressos em percentual de acertos de acordo com as metodologias utilizadas”.
O índice de eficiência do Laboratório do HED foi de 96,04% nos testes realizados entre outubro de 2020 e setembro de 2021. “Estas comparações nos dão a segurança de que os nossos resultados estão de acordo com a maioria dos participantes do programa e que estamos oferecendo um serviço de excelência aos nossos pacientes”.
O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do HED realiza, em média, cerca de 80 mil exames mensais nos setores de Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Urianálise e Bacteriologia, além de prestar atendimento ambulatorial nas unidades de internação e no Serviço de Emergência do hospital.