O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) encerrou nesta sexta-feira (25), a 8ª edição de sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da unidade. Voltada aos colaboradores e funcionários do hospital, a semana contou com palestras educativas e interativas, sorteio de brindes e muito aprendizado, realizadas entre os dias 21 e 25 de fevereiro, no auditório e corredores do Heapa.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt), se dividiram nos turnos diurnos e noturnos, com o intuito de abranger o máximo de colaboradores possíveis. “A nossa vontade é de que todos pudessem participar. Mas, por se tratar de um hospital de urgências, sabemos que isso não é possível. Logo contamos com cada um dos participantes para serem semeadores das informações e lições valiosamente compartilhadas por cada palestrante”, explicou o presidente da Cipa, Leandro Henrique Onório.
Com o objetivo de conscientizar os colaboradores a assuntos ligados à segurança, saúde no trabalho e qualidade de vida, a 8ª semana detalhou bem sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde; a arte da convivência; os tipos de violência; a importância do trabalho em equipe; comunicação efetiva e preconceitos; e educação no trânsito. Além dos bate-papos entre os participantes, uma ginástica laboral também foi oferecida no encerramento das atividades da Sipat.
“Adorei acompanhar a Sipat, foi uma semana muito proveitosa. Todas as palestras e dinâmicas foram importantes e enriquecedoras não só para parte profissional, mas também para vida pessoal”, destaca a técnica de enfermagem do Heapa, Silvana Moreira. A assistente administrativa do departamento pessoal da unidade, Gabrielly Kawany Rodrigues, parabenizou a organização do evento. “A Sipat é uma oportunidade muito grande de aprendizado e os colaboradores estando protegidos, os pacientes também estarão”, salientou.
Ao todo, cerca de 100 colaboradores do Heapa participaram da programação da Sipat.
Heapa recebe novos residentes médicos e homenageia formandos de 2022
A Comissão de Residência Médica (Coreme) e de Ensino e Pesquisa (CEP) do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), promoveu na manhã desta sexta-feira (25), a formatura de três médicos que concluíram suas residências na unidade, nas áreas de ortopedia e traumatologia, de anestesiologia e de cirurgia geral. Estiveram presentes na cerimônia, o diretor técnico, Valdeir Teixeira; o presidente da Coreme e da CEP e preceptor da Ortopedia, Bruno Air Machado; o coordenador de Cirurgia Ortopedia, André Thomé; e os preceptores da Anestesiologia, Marco Túlio Stival; e de Cirurgia Geral, Guilherme Goyano, que também deram as boas vindas aos cinco novos residentes do hospital.
O diretor técnico, Valdeir Teixeira, parabenizou a trajetória de todos os formandos e aproveitou para receber os novos residentes. “Eu agradeço a trajetória e a dedicação de vocês que passaram por aqui e dou as boas vindas aos que ficam para continuar conosco o constante processo de reforçar o valor e a importância que a residência do Heapa tem para a população goiana”.
Em seguida, o diretor do Coreme e da CEP e preceptor da Ortopedia, Bruno Air Machado, ressaltou a importância da educação para a unidade. “A assistência é o nosso foco central, mas o ensino torna essa atenção ainda melhor. Entendo que fechar o ciclo da graduação não é fácil, mas quem passa pela nossa unidade acaba aprendendo muito. Então aproveitem cada oportunidade que tiverem daqui pra frente”, enfatizou.
Em agradecimento pelos três anos que residiu no Heapa, o mais novo formando em Ortopedia e Traumatologia, Pedro Henrique Prudente, se emocionou ao falar sobre a sua experiência na unidade. “Deixo meu muito obrigado a todos os chefes de residência e a todos do hospital que sempre estiveram ao meu lado. O período de residência é longo e difícil, mas no final vale muito a pena. E depois do Heapa, me sinto preparado para trabalhar em qualquer outro lugar”. A nova residente da especialidade, Maria Eduarda Vilela, diz que está na expectativa para começar esse novo passo. “Sei que a unidade é reconhecida pelos ótimos profissionais. Sinto que aqui terei uma grande oportunidade de colocar a mão na massa e aprender muito”, ressalta.
No final, placas em homenagem aos formandos foram fixadas e descerradas no auditório do Heapa, para alegria e emoção dos presentes, que também receberam uma caneta personalizada. “Passa um filme na nossa cabeça quando vemos o nosso nome assim, pois a caminhada foi longa. Deixo meu agradecimento pelo aprendizado e agora estou preparado para colher os frutos”, destaca o formando em Cirurgia Geral, Wesley da Costa.