No sábado (12), a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), promoverá mais uma edição do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, no Hotel Estanplaza International, em São Paulo (SP). O Título pode ser emitido somente por Sociedade de Especialidade formalmente ligada à Associação Médica Brasileira (AMB).
A prova será realizada por 59 candidatos. Haverá teste com 100 questões de múltipla escolha e duração de duas horas, além de prova oral, com dez questões. Cada candidato será examinado por quatro membros titulares que pertencem a um centro de treinamento em cirurgia da mão. “Cada questão é um caso clínico onde o candidato deve ser capaz de conduzir ao diagnóstico e ao tratamento. O candidato, para realizar a prova, deve entregar no ato da inscrição um trabalho científico de autoria própria”, explica o coordenador do Exame para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão, Dr. Celso Kiyoshi Hirakawa.
Para a nota final, o trabalho tem peso um, a prova oral peso três e a escrita peso seis. “Será considerado aprovado o candidato que obtiver a nota final igual ou maior que seis”, fala o coordenador.
Importância do especialista em cirurgia da mão
A obtenção do Título de especialista em cirurgia da mão é de grande importância ao setor de saúde e atendimento à população. Segundo a Demografia Médica do Brasil 2020, feita pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e a USP (Universidade de São Paulo), o Brasil possui 923 médicos nessa área, o que corresponde a apenas 0,2% do total de especialistas. O cenário traz série de implicações. As deformidades, por exemplo, que poderiam ser satisfatoriamente corrigidas na infância, esbarram na escassez de especialistas e os portadores acabam desenvolvendo deficiências físicas definitivas na vida adulta, resultando, pelo expressivo número de casos, em uma enorme perda de força produtiva à nação e elevando custos institucionais de incentivo à inclusão social e de inserção no mercado de trabalho.
“A prova do título da especialidade é de extrema importância para que possamos continuar mantendo o nível de formação de médicos nesta especialidade. A cirurgia da mão é uma especialidade médica que abrange uma gama enorme de patologias, como cirurgias artroscópicas, microcirurgias, deformidades congênitas, traumas complexos, entre outros”, ressalta o Dr. Hirakawa. “Sem um bom treinamento, não conseguimos formar profissionais que possam atender essa demanda. A nossa especialidade é reconhecida no meio médico como uma das mais complexas”, conclui.