A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove nos dias 7 e 8 de abril o 9º Congresso Sul Brasileiro de Câncer de Boca. O evento, organizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), deve reunir cerca de 400 profissionais e estudantes de toda a região sul do país no Centro de Eventos de Itajaí.
O Congresso terá a apresentação de mais de 100 trabalhos, palestras, mesas-redondas e a exposição de casos clínicos. Serão discutidas as atuais abordagens para o diagnóstico e tratamento de tumores malignos que acometem a cavidade bucal.
Os principais temas serão biópsia líquida e células tumorais circulantes, bio-informática, sialoendoscopia, histopatologia, diagnóstico por imagem, imunofenotipagem, osteosarcoma, linfomas, glândulas salivares, osteonecrose por medicamentos, oxigenação hiperbárica, laserterapia, iodoterapia, odontologia hospitalar, ozonioterapia e implantes.
“O Congresso Sul Brasileiro de Câncer de Boca é o principal da região nesse segmento. E, apesar de ser uma área pouco conhecida, estuda o quinto câncer mais comum em homens no Brasil. Por ser um evento multidisciplinar, que abrange desde diagnóstico, tratamento, acompanhamento e terapias alternativas, torna-se interessante para estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde”, explica a professora responsável e presidente do Congresso, Sarah Freygang Mendes Pilati.
O evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (Sobep) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
As inscrições podem ser feitas aqui e a programação completa está disponível em univali.br/eventos.