Grupo Hospitalar Conceição utiliza ferramenta para garantir apoio em questões assistenciais, redução de custos e tempo de permanência dos pacientes

Com o objetivo de garantir apoio em questões assistenciais, redução de custos e tempo de permanência dos pacientes, o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), vem utilizando o UpToDate®, tecnologia da Wolters Kluwer, de suporte à decisão clínica baseada em evidências, em todo o seu complexo, que inclui os hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, além da UPA Moacyr Scliar, formada por 12 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária, de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Escola GHC.

De acordo com o Médico Supervisor da Residência de Clínica Médica do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Dr. Eduardo de Oliveira Fernandes, o UpToDate garante fácil acesso aos profissionais da saúde, por ser vinculado ao prontuário eletrônico da instituição. Para Dr. Fernandes, o principal desafio dos hospitais atualmente é manter-se relevante e alinhado aos avanços científicos, ou seja, na medicina baseada em evidências.

Para suprir essas necessidades, Dr. Fernandes explica que, para aprimorar a qualidade do cuidado em médio e longo prazo, as instituições de saúde precisam ter acesso imediato à informação qualificada e continuamente revisada, como o UpToDate. ”O conhecimento baseado em evidências, especialmente derivado do nível máximo de evidência, que vem a ser definido a partir de estudos randomizados e de boa qualidade, é o que nós mais valorizamos dentro do GHC”, ressalta.

Ainda segundo Dr. Fernandes, é fundamental que os profissionais de medicina consumam o conhecimento com a melhor evidência possível. “Prezamos pela melhor qualidade disponível, no menor tempo, para que possamos agir. A tecnologia é hoje indispensável para que possamos organizar esse grupo de necessidades: qualidade, rapidez e eficiência no agir”, ressalta.

UpToDate apoiando o setor de Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC

O Grupo Hospitalar Conceição conta, atualmente, com diversas áreas de tratamento específicas, e a gerência de ensino e pesquisa passa por todas essas esferas. A gerência de ensino e pesquisa está vinculada a escola técnica e uma faculdade de ciências da saúde, onde existe o curso de tecnologia em gestão hospitalar, que é vinculado ao Ministério da Educação.

Para o Coordenador do Setor de Pesquisa Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição, Dr. Fernando Anschau, as informações e o acesso rápido a elas fazem parte do dia a dia da instituição. Para Anschau, contar com uma ferramenta como o UpToDate é extremamente importante, uma vez que não envolve apenas a questão assistencial que permeia todo o hospital, mas a área educativa que contempla o setor de ensino e pesquisa do GHC.

Dr. Anschau esclarece que durante a aquisição do UpToDate foi realizado uma aproximação com relação aos custos que poderiam ser reduzidos. Além disso, a prevenção dos erros médicos por meio da tecnologia, foi outro ponto crucial para seguir investindo na ferramenta. “Como médico e professor de medicina, acredito que o UpToDate é muito relevante para o aluno, pois oferece um acesso rápido e qualificado às informações necessárias para realizar a assistência. Cada vez mais, temos menos tempo e mais informações disponíveis, o que torna a educação médica muito difícil. Desta forma, a agilidade no acesso à informação qualificada é fundamental e o UpToDate sempre me passou confiança e segurança na informação revisada e condensada”, discorre.

Dr. Anschau finaliza apontando que, a intenção é seguir investindo em tecnologias de ponta no Grupo Hospitalar Conceição. “Entendemos que o UpToDate é uma ferramenta excepcional e que precisaria se manter dentro do Hospital Conceição. Hoje, nosso corpo clínico já se acostumou a utilizar o UpToDate. Agora, nosso objetivo é ampliar o uso da ferramenta”, finaliza.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.