Hospital São Vicente: Equipes recebem treinamento com foco em dispositivos de segurança

Equipes são treinadas nas enfermarias

Todos os meses, as equipes assistenciais do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em Jundiaí (SP), passam por treinamentos de reciclagem a fim de aperfeiçoar o serviço prestado à população. Em constante evolução, os profissionais são orientados sobre protocolos internos de atendimento, fluxos e, principalmente, sua própria segurança durante os procedimentos. Com base na NR 32, norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos trabalhadores que se encontram em ambientes hospitalares e clínicos, os colaboradores receberam na última semana, uma capacitação sobre a administração de dispositivos de segurança. Ao todo, 57 profissionais foram treinados.

O curso foi conduzido pela enfermeira Marli Ramalho que, in loco, aplicou métodos práticos e educativos para reforçar a importância do tema. “A capacitação ocorreu em quatro dias, abrangendo assim todos os plantões. As orientações foram voltadas para a utilização do escalpe de segurança, para coleta de sangue venoso e o abocath de segurança, cateteres de curta permanência para administrar soroterapia medicamentosa. Anteriormente, os dispositivos só eram liberados no Pronto Socorro e Pronto Atendimento, mas a partir de agora passam a ser utilizados também nas enfermarias”, conta Marli.

A identificação da necessidade de treinamentos é realizada pela comissão da NR 32 em parceria com o departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho, que realiza o levantamento de todos os eventos adversos registrados na instituição. Por meio deste trabalho, a Universidade Corporativa, setor responsável pelas capacitações, prepara cursos a fim de minimizar ocorrências de acidentes ocupacionais. “Após essa avaliação, vou até as unidades para treinar as equipes. Relembramos na prática como acionar as travas de segurança nas seringas, pois os maiores indícios são de contaminações no momento do descarte do material. A trava permite que, na hora que o profissional descartar a caixa de perfurocortante, a proteção já estará ativada. O abocath e o escalpe possuem um relevo em forma circular na ponta da agulha para proteção, isso evitar que eles se perfurem”, explica a enfermeira.

As agendas de treinamentos são divulgadas todos os meses e direcionadas para os profissionais interessados e convocados. “Nossos colaboradores são capacitados para oferecer sempre o melhor atendimento para o paciente. O objetivo é sempre aprimorar a atuação deles, resultando em um ambiente seguro em todos os âmbitos”, finaliza a profissional.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.